Linguagem
- Dança
A dança é uma linguagem
artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento
da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento
na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão
e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos.
As danças têm funções e
sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e
que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos
que todas as pessoas podem dançar.
NIVÉIS
DA DANÇA
• Nível alto - São
movimentos realizados em pé e / ou feitos com os braços para cima.
• Nível médio – São movimentos
realizados com os joelhos flexionados, abaixado, ajoelhado ou sentado.
• Nível baixo - São
movimentos realizados no chão, como arrastar, deitar-se, rolar.
ATIVIDADES
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM I
Atividade 1
– Sondagem
Iniciando a construção
dos conhecimentos dos estudantes sobre dança clássica e moderna, suas diferentes
formas de expressão, representação e encenação; as composições de artistas,
grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas;
os elementos constitutivos do movimento dançado; e sua história tradicional e
contemporânea.
Respondam:
No caderno de artes respondam
as questões indicadas a seguir, bem como todas as ideias produzidas.
1. Quais estilos ou tipos
de dança vocês conhecem? Com qual vocês têm mais identificação?
2. Qual deles você
gostaria de praticar?
3. O que há em comum nas
formas de danças que foram lembradas por vocês e pelos grupos?
4. Para vocês, o que é
Dança Clássica e Dança Moderna? Vocês já ouviram falar nesses dois conceitos? O
quê?
5. Vocês já estudaram ou
ouviram falar sobre os elementos constitutivos do movimento dançado - espaço,
fluência, peso e tempo? Comente.
6. Vocês já estudaram a
história da dança tradicional e contemporânea? Comentem.
7. Vocês conhecem grupos
de danças paulistas, brasileiros e estrangeiros que apresentam espetáculos da
dança clássica ou moderna? Citem alguns.
Atividade 2
- Apreciação
Agora é o momento de
orientar os estudantes para a apreciação das imagens e vídeos, e apresentar os
conceitos de dança clássica e dança moderna.
Momento 1 – apreciação de
imagens.
Para este momento de
apreciação:
Solicite que os
estudantes observem as duas imagens do caderno.
1.Como são os movimentos?
Quais adjetivos podemos dar a eles? Leves, alegres, pesados e tristes? Por quê?
2.E quanto ao figurino?
Quais são as diferenças percebidas por vocês?
3.E sobre a utilização do
espaço? Quais níveis espaciais são utilizados? Altos, médios ou baixos?
Sem comentários:
Enviar um comentário