quinta-feira, 18 de junho de 2020

Arte (15 a 19/06) - 7º B e C (Profª Eliana Golfeto)


Linguagem - Dança

A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos.
As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.

NIVÉIS DA DANÇA

• Nível alto - São movimentos realizados em pé e / ou feitos com os braços para cima.
• Nível médio – São movimentos realizados com os joelhos flexionados, abaixado, ajoelhado ou sentado.
• Nível baixo - São movimentos realizados no chão, como arrastar, deitar-se, rolar.

ATIVIDADES

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM I

Atividade 1 – Sondagem

Iniciando a construção dos conhecimentos dos estudantes sobre dança clássica e moderna, suas diferentes formas de expressão, representação e encenação; as composições de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas; os elementos constitutivos do movimento dançado; e sua história tradicional e contemporânea.

Respondam:

No caderno de artes respondam as questões indicadas a seguir, bem como todas as ideias produzidas.

1. Quais estilos ou tipos de dança vocês conhecem? Com qual vocês têm mais identificação?
2. Qual deles você gostaria de praticar?
3. O que há em comum nas formas de danças que foram lembradas por vocês e pelos grupos?
4. Para vocês, o que é Dança Clássica e Dança Moderna? Vocês já ouviram falar nesses dois conceitos? O quê?
5. Vocês já estudaram ou ouviram falar sobre os elementos constitutivos do movimento dançado - espaço, fluência, peso e tempo? Comente.
6. Vocês já estudaram a história da dança tradicional e contemporânea? Comentem.
7. Vocês conhecem grupos de danças paulistas, brasileiros e estrangeiros que apresentam espetáculos da dança clássica ou moderna? Citem alguns.

Atividade 2 - Apreciação

Agora é o momento de orientar os estudantes para a apreciação das imagens e vídeos, e apresentar os conceitos de dança clássica e dança moderna.

Momento 1 – apreciação de imagens.

Para este momento de apreciação:
Solicite que os estudantes observem as duas imagens do caderno.


1.Como são os movimentos? Quais adjetivos podemos dar a eles? Leves, alegres, pesados e tristes? Por quê?


2.E quanto ao figurino? Quais são as diferenças percebidas por vocês?

3.E sobre a utilização do espaço? Quais níveis espaciais são utilizados? Altos, médios ou baixos?



Sem comentários:

Enviar um comentário