CONTEÚDOS/TEMA: Verbos, Tempo e Modos Verbais
OBJETIVO
(S): reconhecer a função dos verbos na
fala e na escrita, assim como seus modos e tempos.
HABILIDADE
(S): Analisar, em diferentes textos, a função dos
verbos.
ESTRATÉGIA:
conceito de verbo, modos verbais e
tempos verbais e atividade para fixação do conteúdo.
Prezados alunos, seguem as explicações...
Verbo é a palavra
que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação,
estado ou fenômeno da natureza. ‘
A
jovem abre os presentes. (ação)
A
mãe ficou satisfeita com as notas. (estado)
Choveu a noite toda. (fenômeno)
Flexões
O
verbo apresenta diferentes variações quando é conjugado. Essas flexões são:
• Número:
singular (uma pessoa) e plural (duas pessoas ou mais);
• Pessoa:
1ª pessoa (eu, nós), 2ª pessoa (tu, vós), 3ª pessoa (ele, eles);
• Modo:
indicativo, subjuntivo, imperativo;
• Tempo:
passado, presente e futuro;
• Voz:
ativa, passiva e reflexiva.
Conjugações
Primeira conjugação: os verbos terminados em -ar: amar, cantar, dançar;
Segunda conjugação: os verbos terminados em -er: fazer, comer, crescer;
Terceira conjugação: os verbos terminados em -ir: pedir, partir, sentir.
Modo
O modo verbal indica a atitude do falante em relação à ação que anuncia. (Eu me arrependo/ eu me arrependi/ eu me arrependerei).
Modo Indicativo: quando o falante tem a certeza de sua atitude; o fato é ou será uma realidade.
Exemplos: Estudei muito para a prova.
Estudarei bastante para essa prova.
Modo Subjuntivo: quando o falante não tem certeza da atitude; o fato é duvidoso, incerto. Há uma possibilidade de que aconteça.
Exemplos: Pode ser que eu estude hoje.
Se eu fosse você, estudaria.
Modo Imperativo: quando o falante expressa uma ordem, um pedido ou um conselho.
Exemplos: Vá agora para o seu quarto estudar! – ordem
O modo verbal indica a atitude do falante em relação à ação que anuncia. (Eu me arrependo/ eu me arrependi/ eu me arrependerei).
Modo Indicativo: quando o falante tem a certeza de sua atitude; o fato é ou será uma realidade.
Exemplos: Estudei muito para a prova.
Estudarei bastante para essa prova.
Modo Subjuntivo: quando o falante não tem certeza da atitude; o fato é duvidoso, incerto. Há uma possibilidade de que aconteça.
Exemplos: Pode ser que eu estude hoje.
Se eu fosse você, estudaria.
Modo Imperativo: quando o falante expressa uma ordem, um pedido ou um conselho.
Exemplos: Vá agora para o seu quarto estudar! – ordem
Estude
muito, por favor. – pedido
Nunca
deixe de estudar – conselho
Tempo
Os tempos verbais são três: presente, pretérito e futuro. Vejamos:
Presente: tem relação com um fato ou ação que ocorre no momento em que se fala.
Exemplo: A professora está muito feliz hoje.
Pretérito: tem relação com um fato ou ação que ocorreu anterior à fala.
Exemplo: A professora estava muito feliz ontem.
Futuro: tem relação com um fato ou ação que irá ocorrer posterior à fala:
Exemplo: A professora estará mais feliz amanhã, pois é nossa formatura.
Os tempos verbais são três: presente, pretérito e futuro. Vejamos:
Presente: tem relação com um fato ou ação que ocorre no momento em que se fala.
Exemplo: A professora está muito feliz hoje.
Pretérito: tem relação com um fato ou ação que ocorreu anterior à fala.
Exemplo: A professora estava muito feliz ontem.
Futuro: tem relação com um fato ou ação que irá ocorrer posterior à fala:
Exemplo: A professora estará mais feliz amanhã, pois é nossa formatura.
Além das conjugações e flexões, os
verbos apresentam-se sob diferentes formas, denominadas formas nominais.
São elas: infinitivo, gerúndio e particípio. Apresentam
terminações próprias que podem identificá-las com facilidade:
1. Analise as orações abaixo e responda
qual é o modo verbal utilizado. Abrevie assim: Modo Ind., Modo Subj. e
Modo Imp. na frente de cada uma.
A) Ela telefonou para mim.
B) Tomara que a viagem seja adiada.
C) Comporte-se.
G) Se eu pudesse...
H) Adorei este filme.
I) Talvez ela apareça hoje.
D) Não grite assim!
E) O nascer do Sol foi maravilhoso hoje.
F) Apareça lá em casa no feriado.
J) Ah, que bom se ela vier...
K) Beba este suco geladinho.
L) Li bastante neste final de semana.
2. Leia: A gansa que punha ovos de ouro
Um homem possuía uma gansa que,
toda manhã, punha um ovo de ouro. Vendendo esses ovos preciosos, ele estava
acumulando uma grande fortuna. Quanto mais rico ficava, porém, mais
avarento se tornava. Começou a achar que um ovo só, por dia, era
pouco. “Por que não põe dois ovos, quatro ou cinco? Pensava ele. “
Provavelmente, se eu abrir a barriga desta ave, encontrarei uma centena
de ovos e viverei como um nababo.” Assim pensando, matou a gansa,
abriu-lhe a barriga e, naturalmente, nada encontrou.
Esopo. O mundo das crianças
Observe as palavras
destacadas no texto e separe-as em:
Presente:
Pretérito:
Futuro:
*Observação: de acordo com as aulas do
CMSP, estudaremos Verbos. Para esta atividade é necessário copiar o
conteúdo e responder ou imprimir e responder. Se for copiar não
precisa copiar a fábula da questão 2, apenas responda. Qualquer dúvida,
pergunte no privado.
Sem comentários:
Enviar um comentário