domingo, 21 de junho de 2020

LP (22 a 26/06) - 8º A e B (Prof. Getúlio)



ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

POR QUE SALIVAMOS DIANTE DE UMA COMIDA APETITOSA?



A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva



             Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.
A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
           Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.
           O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP). Fonte: Disponivel em: https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-salivamos-diante-de-uma-comida-apetitosa/. Acesso em: 19 jun. 2020.



01. De acordo com o texto, salivamos diante de um alimento saboroso porque:

a) a salivação é a primeira etapa da digestão dos alimentos.
b) a visão do prato e seu cheiro desregulam o cérebro.
c) é uma forma de apreciação do alimento saboroso.
d) a imagem e o cheiro do alimento faz o cérebro ativar glândulas produtoras de saliva

02.  Sobre a linguagem utilizada no texto, é CORRETO afirmar:
a) Apresenta uma linguagem rebuscada, marcada por palavra de difícil compreensão do leitor.
b) Apresenta uma linguagem regional, marcada por palavra típicas de certas regiões do país.
c) É notória a presença de termos técnicos da área da biologia.
d) Contém palavras e expressões exageradamente da linguagem científica.

3. Ainda sobre a fala da fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP) no último parágrafo, é CORRETO afirmar:
a) Trata-se de uma informação desnecessária, pois o texto em si já está esclarecedor.
b) Trata-se de citação de uma fonte confiável, já que a citada é uma especialista no assunto.
c) Consiste no relato de um pequeno fato real.
d) É um argumento que contradiz o que vinha sendo explicado no texto.

4. No trecho:
Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro [...]

Assinale a alternativa que melhor caracteriza a estratégia que o cientista utilizou para chegar a sua conclusão.
a)   Ele utilizou a comprovação por meio de dados estatísticos.
b)   Ele baseia-se em um caso isolado.
c)  O autor sustenta-se por meio do argumento da causa e consequência, ou seja, “toda ação gera uma reação”.
d)   Esse fisiologista cita um exemplo como forma de sustentar sua tese.

5. No trecho:

ESSA REAÇÃO é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico.

A expressão em destaque REFERE-SE dentro do texto:
a) “sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar”
b) “O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa”
c) “A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva”
d)  Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”

Referências/Fonte:
Centro de Mídias da Educação de São Paulo.
Currículo Paulista – Língua Portuguesa –  Área de Linguagens – 8ºAno – Ensino Fundamental

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