ATIVIDADE SOBRE O
GÊNERO ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
POR QUE SALIVAMOS DIANTE
DE UMA COMIDA APETITOSA?
A visão do prato e seu cheiro
estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva
Isso acontece porque o organismo já
está se preparando antecipadamente para a digestão.
A visão do prato e seu cheiro
estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de
saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a
comida ingerida.
Essa reação é um exemplo de
reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov
(1849-1936) em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um
pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que
ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir
seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação
entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.
O curioso é que a quantidade de
salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo
faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém
com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de
São Paulo (USP). Fonte:
Disponivel em: https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-salivamos-diante-de-uma-comida-apetitosa/.
Acesso em: 19 jun. 2020.
01. De acordo com o texto, salivamos diante de um alimento
saboroso porque:
a) a salivação é a primeira etapa
da digestão dos alimentos.
b) a visão do prato e seu cheiro
desregulam o cérebro.
c) é uma forma de apreciação do
alimento saboroso.
d) a imagem e o cheiro do
alimento faz o cérebro ativar glândulas produtoras de saliva
02. Sobre a linguagem utilizada no texto, é CORRETO afirmar:
a) Apresenta uma linguagem
rebuscada, marcada por palavra de difícil compreensão do leitor.
b) Apresenta uma linguagem
regional, marcada por palavra típicas de certas regiões do país.
c) É notória a presença de termos
técnicos da área da biologia.
d) Contém palavras e expressões
exageradamente da linguagem científica.
3. Ainda sobre a fala da
fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP) no último
parágrafo, é CORRETO afirmar:
a) Trata-se de uma informação
desnecessária, pois o texto em si já está esclarecedor.
b) Trata-se de citação de uma
fonte confiável, já que a citada é uma especialista no assunto.
c) Consiste no relato de um
pequeno fato real.
d) É um argumento que contradiz o
que vinha sendo explicado no texto.
4. No trecho:
Toda vez que alimentava um cão
com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado:
sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a
carne nem sentir seu cheiro [...]
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Assinale a alternativa que melhor
caracteriza a estratégia que o cientista utilizou para chegar a sua conclusão.
a) Ele utilizou a
comprovação por meio de dados estatísticos.
b) Ele baseia-se em um
caso isolado.
c) O autor sustenta-se por meio
do argumento da causa e consequência, ou seja, “toda ação gera uma reação”.
d) Esse fisiologista cita
um exemplo como forma de sustentar sua tese.
5. No trecho:
ESSA REAÇÃO é um exemplo
de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov
(1849-1936) em um experimento clássico.
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A expressão em destaque REFERE-SE
dentro do texto:
a) “sempre que ouvia esse som, o
cachorro começava a salivar”
b) “O curioso é que a quantidade de
salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa”
c) “A visão do prato e seu cheiro
estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de
saliva”
d) Um indivíduo faminto tende
a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”
Referências/Fonte:
Centro de Mídias
da Educação de São Paulo.
Currículo
Paulista – Língua Portuguesa – Área de
Linguagens – 8ºAno – Ensino Fundamental
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