domingo, 21 de junho de 2020

Língua Portuguesa (22 a 26/06) - 9º A, B, C e D (Profª Darlene)


Tema: Devolutiva atividades - Gêneros digitais
             Fake News

Objetivos: Permitir que o aluno reflita mediante seus acertos/erros dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas
        Analisar, a partir de um texto de opinião, como se dão as fake news e desenvolver estratégias de leitura para reconhecê-las em textos de grande circulação;
         Identificar os conectivos em um texto de opinião e quais sentidos imprimem a este;

Habilidade: EF89LP03 – Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

Olá, turmas do 9º ano!!!
Vamos primeiramente à devolutiva da atividade da semana passsada?



·         Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.

·         Linguagem verbal é aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. Na linguagem do cotidiano, por exemplo, o homem faz muito uso da linguagem verbal.
Os exemplos de linguagem verbal seriam: o diálogo entre duas pessoas, um livro, uma carta, uma palestra, entre outros.
·         Linguagem não-verbal é o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. Os exemplos de linguagem não-verbal seriam: imagens, placas, linguagem corporal, desenhos, gestos.

·         Sim, pois são maneiras em que as pessoas comunicam suas ideias e sentimentos.

1)      a) Linguagem não-verbal

b) Resposta pessoal
c) (sugestões)A primeira dançando e a segunda em posição de defesa como se algo fosse atingir.
d) Resposta pessoal

2)      a) Os celulares. Estão fazendo selfie.
b) Não-verbais
c) Sim, na atualidade.


Agora, leia o texto abaixo e responda as atividades seguintes no caderno:

Os perigos das Fake News – Por Flávia Silva

“Beber muita água e fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre previne coronavírus”

A mensagem acima é uma informação falsa que faz parte de uma campanha chamada Saúde sem fake news do Ministério da Saúde com a intenção de auxiliar a população no combate às “Notícias Falsas”. O conteúdo dessa mensagem é apresentado como um fato, mas é uma fake news, que, na maioria dos casos, tem um apelo sensacionalista e, assim, pode ser facilmente disseminada nas redes sociais.
As fake news caracterizam-se pelo exagero do boato ou desinformação principalmente difundidos nas redes sociais. Atualmente, é possível encontrar canais online de intenção jornalística que atuam com a checagem dos fatos em que esse neologismo pode ser identificado em conteúdos falsos. Além desse tipo de verificação, com algumas etapas simples, podemos fazer checagem disso, como veremos a seguir.

1.   Não leia somente o título, pois este pode conter informações divergentes em relação ao conteúdo;
2.   Verifique o endereço do link e a procedência do site;
3.   Procure fontes da notícia e publicações em outras mídias confiáveis;
4.   Analise a data da publicação para ver se a história é atualizada.

Os algoritmos das redes sociais mostram que uma mensagem publicada a mais dois amigos pode alcançar até mil pessoas partindo de uma única ação em velocidade muito alta; portanto, devemos ser conscientes das nossas responsabilidades ao publicarmos uma informação sem checar.

Além disso, existem alguns procedimentos legais que são tratados em esfera judicial em que a penalidade por propagar notícias falsas variam desde a exclusão do conteúdo até indenização. Devemos, pois, utilizar as possibilidades de acesso às informações e aos recursos das redes sociais ao nosso favor, já que o processo de conscientização da não disseminação das fake news é uma ação coerente ao cidadão crítico e reflexivo.

1)      Por ser um texto de opinião, a autora expressou com clareza seu ponto de vista em relação ao assunto. Qual foi a notícia falsa que deu o ponto de partida para sua discussão?
...


2)      Mediante o tema abordado neste texto, qual a sua opinião sobre esse assunto?
...

Conjunção ou Pronome Relativo?


“QUE” como PRONOME RELATIVO exerce a função de retomar um termo já mencionado. Para entendermos melhor esse elemento de coesão, façamos a troca por “os quais ou as quais”, por exemplo.
“QUE” como CONJUNÇÃO funciona na oração como um conectivo, ligando duas orações, principalmente quando grafado como uma locução conjuntiva. Transmite sentido (no trecho lido, o sentido foi de causa), pois a oração anterior denota sentido de consequência.

Leia o trecho:
“A mensagem acima é uma informação falsa que faz parte de uma campanha chamada Saúde sem fake news do Ministério da Saúde (...)”.

1)      A palavra QUE está exercendo função de conjunção ou pronome relativo?
...


                          Na sequência, pegue o material que você recebeu (Aprender Sempre – Língua Portuguesa) e faça as seguintes atividades complementares: página 06 – Atividade 04, 05 e 06.



Assim que terminarem as atividades, tirem uma foto, certifiquem que esteja nítida e enviem para o meu e-mail: dskuya1@gmail.com

Bons estudos!!!
Profª Darlene

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