Conteúdo/Tema: Sequências
recursivas e não recursivas.
Objetivo(s): Dar
continuidade as aulas apresentadas no Centro de Mídias com intuito de orientar e salientar a importância das
aulas. Identificar sequências recursivas e não recursivas e indicar os números seguintes
da sequência.
Habilidades(s): (EF08MA11)
Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um
algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
Estratégia: Interpretar e
resolver situações-problemas em diferentes contextos. Preenchimento no caderno
de dicas (anotações) referente às aulas do Centro de Mídias.
Se você possuir uma
conexão com a internet e puder, assista aos vídeos para melhor entendimento:
Introdução
Uma sequência é
dita recursiva ou recorrente quando determinado termo pode ser
calculado em função de termos antecessores.
Por exemplo, na sequência ( 5,9,13,17 ...) sempre somamos 4 para obter o próximo termo.
As
sequências não recursivas são
aquelas que não dependem de termos anteriores para determinarmos o próximo
termo, pode-se determinar o valor de um elemento da sequência apenas pela sua
posição.
Por
exemplo, na sequência (7,14,21,28...) não é necessário saber o último termo
para determinar o seguinte. Observando atentamente, essa sequência é formada
pelos múltiplos de 7.
Já
no caso da sequência (2,3,5,7,11...) olhando atentamente, percebe-se que ela é
formada pelos números primos.
Registre em seu caderno os conceitos, as questões e como
você chegou a resposta de cada exercício e no retorno das aulas, as atividades
deverão ser entregues para a professora.
Atividade 1. O
que é necessário para definir uma sequência recursiva?
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