segunda-feira, 29 de junho de 2020

Matemática (30 a 03/07) - 8º A, B, C e D (Profª Carla e Roseli Ferraz)

Conteúdo/Tema: Sequências recursivas e não recursivas.

Objetivo(s): Dar continuidade as aulas apresentadas no Centro de Mídias com intuito de orientar e salientar a importância das aulas. Identificar sequências recursivas e não recursivas e indicar os números seguintes da sequência.
Habilidades(s): (EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
Estratégia: Interpretar e resolver situações-problemas em diferentes contextos. Preenchimento no caderno de dicas (anotações) referente às aulas do Centro de Mídias.

Se você possuir uma conexão com a internet e puder, assista aos vídeos para melhor entendimento:



Introdução
Uma sequência é dita recursiva ou recorrente quando determinado termo pode ser calculado em função de termos antecessores.
Por exemplo, na sequência ( 5,9,13,17 ...) sempre somamos 4 para obter o próximo termo.
As sequências não recursivas são aquelas que não dependem de termos anteriores para determinarmos o próximo termo, pode-se determinar o valor de um elemento da sequência apenas pela sua posição.
Por exemplo, na sequência (7,14,21,28...) não é necessário saber o último termo para determinar o seguinte. Observando atentamente, essa sequência é formada pelos múltiplos de 7.
Já no caso da sequência (2,3,5,7,11...) olhando atentamente, percebe-se que ela é formada pelos números primos.

Registre em seu caderno os conceitos, as questões e como você chegou a resposta de cada exercício e no retorno das aulas, as atividades deverão ser entregues para a professora.

Atividade 1. O que é necessário para definir uma sequência recursiva?



Sem comentários:

Enviar um comentário