Conteúdo/Tema: Os processos de
independência nas Américas parte I e II.
Objetivo (s): Iremos
refletir sobre as relações sociais e políticas a partir do processo da
transferência da Corte e da Família Real portuguesa para o Brasil, também
conhecido como Período Joanino (1808 – 1821);
Refletir
acerca do protagonismo dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando
suas atuações e influencias nas lutas pela independência no Brasil e na América
Latina;
Habilidade (s): Caracterizar
a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa,
em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a história política brasileira; E
Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos
sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América Espanhola e
no Haiti.
E-mail p/ envio das atividades:
profmarcioativ@gmail.com
Introdução:
Dando continuidade nas atividades,
utilizaremos como base a aula que foi ministrada online pela plataforma CMSP
(Centro de Mídias de São Paulo). A matéria dessa semana da continuação a
temática já abordada, a chegada da família real e seus desdobramentos no
Brasil. O contexto era de grande insatisfação, tanto por parte dos colonos que
já habitavam a América quanto por parte da população de Portugal e Espanha,
pois os dois sofreram com os avanços das tropas napoleônicas. Tal contexto
somado as ideias iluministas formaram solo fértil, para que as pautas de
independência começassem a circular no meio colonial.
Leia
com atenção os textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anote os
trechos que julgar mais importantes
Processos
de Independência nas Américas
Contentamentos
com a chegada do Rei e da Corte:
·
Criação de teatros;
·
Criação do Banco do Brasil;
·
Surgimentos das primeiras universidades;
·
Melhorias na infraestrutura,
principalmente, do Rio de Janeiro;
·
Primeira imprensa (Gazeta do Rio de
Janeiro)
Descontentamentos:
·
Descontentamento das elites locais, os
colonos agrários, que já estavam no Brasil;
·
Aumento dos impostos;
·
Intervenção geopolítica – Guiana Francesa
e Cisplatina;
·
Campanhas militares (alto custo);
·
Luxo da Corte, insatisfação da elite agrária,
e piores condições para negros e indígenas;
D. João VI teve que se retirar com a
Família Real de Portugal, porque Napoleão Bonaparte estava chegando com suas
tropas, e era necessário que o aparato político-burocrático português se
retirasse. O rei espanhol Fernando VIII é capturado e em seu lugar Napoleão
coloca seu irmão José Napoleão no comando. Mas o líder é duramente taxado como
usurpador e não consegue ganhar autonomia sobre as colônias espanholas na
América.
Tanto a américa espanhola quanto a portuguesa tiveram inícios muito semelhantes,
e sofreram consequências de exército francês, no caso de Portugal o Rei e a
Corte são obrigados a sair as pressas, e na Espanha os Rei é preso. Tal
contexto tornou-se propicio para a população das colônias ficarem insatisfeitas
e reivindicarem independência. Além disso haviam as ideias iluministas, que
cada vez mais ganhavam força entre as elites locais, uma vez que seus filhos
iam para Europa estudar e acabavam entrando em contato com as ideias iluministas.
Os desdobramentos pela
América:
Apesar
das centenas de rebeliões ocorridas no Novo Mundo durante os séculos de
escravidão, apenas a revolução de São Domingos conseguiu alcançar a
independência permanente. A também conhecida como Revolução do Haiti é
considerada como um momento decisivo na história dos africanos no Novo Mundo.
Atividade:
01
– Na sua concepção as invasões napoleônicas sobre Portugal e Espanha ajudaram a
criar um contexto propicio, para que acontecesse os processos de independência
na América Latina? Justifique sua resposta.
02
– Quais foram os agentes protagonistas da Revolta do Haiti? Realize uma
pesquisa acerca dos envolvido nesse episódio e registre em seu caderno.
03
– Para você qual importância das revoltas que começaram surgir na América
reivindicando a independência. Justifique sua resposta.
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