quinta-feira, 18 de junho de 2020

História (15 a 19/06) - 7º B e C (Profª Fernanda)

SABERES E  TÉCNICAS DAS SOCIEDADES AFRICANAS E AMERICANAS

Habilidade: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material dessas sociedades.
Habilidade: (Apoio LP): Pesquisar, selecionar, comparar, sintetizar informações. Encontrar informações explícitas e implícitas em um texto
Estratégia: Vídeo sobre as Povos Pré-Colombianos e  vídeo sobre Reinos Africanos, aula do Centro de Mídias,  interpretação de texto, pesquisa internet

Queridos alunos, no dia 10 de junho, através do aplicativo do Centro de Mídias São Paulo, vocês assistiram a aula do professor Carlos cujo tema era SABERES E  TÉCNICAS DAS SOCIEDADES AFRICANAS E AMERICANAS, onde foi proposto reflexões sobre as sociedades africanas e americanas no período anterior à chegada dos europeus, proporcionando uma visão sobre seus múltiplos aspectos, especialmente os saberes e técnicas, assim como sua diversidade patrimonial.

Para complementar a aula, assistam os vídeos, que tratam sobre os povos pré-colombianos:

Império Asteca:




Civilização Maia:



O Império Inca:


Faça uma pesquisa sobre os povos Incas, Maias e Astecas, completando o quadro abaixo:

POVOS
ASTECAS
MAIAS
Incas
Localização





Política





Sociedade





Economia





Principais produtos que produziam





Religião





Escrita e registros





Curiosidades







Agora assistam o vídeo 6 fascinantes Impérios Africanos – duração 5 minutos


Escolha um desses reinos mostrado no vídeo e aprofunde seus conhecimentos fazendo uma pesquisa sobre sua organização política, social, econômica e cultural. Faça anotações em seu caderno

Para finalizar responda a atividade abaixo no Caderno do Aluno (apostila) ou no seu próprio caderno.
Atividade:
“Nos continentes americano e africano, antes do contato com os europeus, alguns povos transportavam pessoas, alimentos e pertences utilizando animais e artefatos pelos diversos caminhos que interligavam territórios. Os objetos e os alimentos eram transportados pela cestaria, isto é, um conjunto de objetos de vários tipos (cestos-recipientes, cestos coadores, cestos-cargueiros, armadilhas de pesca), confeccionados artesanalmente a partir de fibras vegetais e funcionais, variando somente no tamanho, forma, decoração e técnica de manufatura. No caso da América pré-colombiana, os cestos transportavam, geralmente, cacau, milho, batata, amendoim, batata-doce e outros. Um exemplo são as alpacas e as lhamas (imagem 4), domesticadas pela civilização Inca e usadas para transporte de mercadorias, principalmente as fibras no uso têxtil. Já na África, havia o transporte de banana, café, pimenta malagueta, inhame, quiabo e melancia.”
Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista.


a) Na imagem 1, observa-se um artesão confeccionando um cesto. A partir do texto introdutório, comente, com suas palavras, como os cestos poderiam ser utilizados.
 b) Nas economias Asteca e Maia, o comércio realizava-se na base da simples troca. Para que serviam os cestos nesse processo?
 c) O meio de transporte identificado na imagem 2 ainda é utilizado na atualidade? Justifique.
d) Nas imagens 2 e 4, observam-se dois lugares e animais distintos. Pesquise e identifique o nome dos patrimônios culturais apresentados nas imagens e os animais típicos das respectivas regiões. 


OBS: Essa atividade não precisa ser enviada a professora. Deixe suas anotações no caderno e em breve faremos uma aula online para a socialização das atividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário