SABERES E TÉCNICAS DAS SOCIEDADES AFRICANAS E
AMERICANAS
Habilidade: Identificar aspectos e formas de registro das
sociedades antigas na África e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes
na cultura material dessas sociedades.
Habilidade:
(Apoio LP): Pesquisar,
selecionar, comparar, sintetizar informações. Encontrar informações
explícitas e implícitas em um texto
Estratégia: Vídeo sobre as Povos
Pré-Colombianos e vídeo sobre Reinos
Africanos, aula do Centro de Mídias, interpretação
de texto, pesquisa internet
Queridos alunos, no dia
10 de junho, através do aplicativo do Centro de Mídias São Paulo, vocês
assistiram a aula do professor Carlos cujo tema era SABERES E TÉCNICAS DAS
SOCIEDADES AFRICANAS E AMERICANAS, onde foi proposto reflexões sobre as
sociedades africanas e americanas no período anterior à chegada dos europeus,
proporcionando uma visão sobre seus múltiplos aspectos, especialmente os
saberes e técnicas, assim como sua diversidade patrimonial.
Para
complementar a aula, assistam os vídeos, que tratam sobre os povos
pré-colombianos:
Império Asteca:
Civilização Maia:
O Império Inca:
Faça uma pesquisa sobre
os povos Incas, Maias e Astecas, completando o quadro abaixo:
POVOS
|
ASTECAS
|
MAIAS
|
Incas
|
Localização
|
|
|
|
Política
|
|
|
|
Sociedade
|
|
|
|
Economia
|
|
|
|
Principais
produtos que produziam
|
|
|
|
Religião
|
|
|
|
Escrita
e registros
|
|
|
|
Curiosidades
|
|
|
|
Agora assistam o vídeo 6
fascinantes Impérios Africanos – duração 5 minutos
Escolha um desses reinos
mostrado no vídeo e aprofunde seus conhecimentos fazendo uma pesquisa sobre sua
organização política, social, econômica e cultural. Faça anotações em seu
caderno
Para
finalizar responda a atividade abaixo no Caderno do Aluno (apostila) ou no seu
próprio caderno.
Atividade:
“Nos
continentes americano e africano, antes do contato com os europeus, alguns
povos transportavam pessoas, alimentos e pertences utilizando animais e
artefatos pelos diversos caminhos que interligavam territórios. Os objetos e os
alimentos eram transportados pela cestaria, isto é, um conjunto de objetos de
vários tipos (cestos-recipientes, cestos coadores, cestos-cargueiros,
armadilhas de pesca), confeccionados artesanalmente a partir de fibras vegetais
e funcionais, variando somente no tamanho, forma, decoração e técnica de
manufatura. No caso da América pré-colombiana, os cestos transportavam,
geralmente, cacau, milho, batata, amendoim, batata-doce e outros. Um exemplo
são as alpacas e as lhamas (imagem 4), domesticadas pela civilização Inca e
usadas para transporte de mercadorias, principalmente as fibras no uso têxtil.
Já na África, havia o transporte de banana, café, pimenta malagueta, inhame,
quiabo e melancia.”
Fonte:
Elaborado especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Na imagem 1, observa-se
um artesão confeccionando um cesto. A partir do texto introdutório, comente,
com suas palavras, como os cestos poderiam ser utilizados.
b) Nas economias Asteca e Maia, o comércio
realizava-se na base da simples troca. Para que serviam os cestos nesse
processo?
c) O meio de transporte identificado na imagem
2 ainda é utilizado na atualidade? Justifique.
d) Nas imagens 2 e 4,
observam-se dois lugares e animais distintos. Pesquise e identifique o nome dos
patrimônios culturais apresentados nas imagens e os animais típicos das
respectivas regiões.
OBS: Essa atividade não
precisa ser enviada a professora. Deixe suas anotações no caderno e em breve
faremos uma aula online para a socialização das atividades.
Sem comentários:
Enviar um comentário