Conteúdo/Tema: Revolução Francesa e
seus desdobramentos
Objetivo
(s):
Identificar as características do período iluminista que influenciaram na
Revolução Francesa.
Habilidade
(s):
Identificar e relacionar os processos da revolução Francesa e seus desdobramentos
na Europa e no mundo.
Estratégia:
Leitura e análise de textos que dialogam com o presente.
E-mail p/ envio das atividades:
profmarcioativ@gmail.com
Introdução:
Dando continuidade nas atividades,
utilizaremos como base a aula que foi ministrada online pela plataforma CMSP
(Centro de Mídias de São Paulo). Devido a semana de fechamento das notas do
primeiro bimestre, os conteúdos ministrados pelo CMSP foram adaptados e na
maioria dos casos as aulas foram planejadas com o intuito de revisar as
matérias que já foram dadas. Dessa maneira, a conteúdo aqui ministrado revisa as
aulas que dizem respeito ao Iluminismo e suas reverberações, principalmente, o
período que antecede e quais foram as ideias centrais que caracterizam esse
período como o século das luzes. A chave para entender o Iluminismo é saber as
mudanças que fazem parte da transição do Antigo Regime para o tempo
contemporâneo.
Leiam com atenção os
textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anotem os trechos que
julgarem mais importantes
Indicação de
Filme: Danton - O Processo da Revolução
Autores
que pensavam a favor do modelo absolutista:
·
T. Hobbes – O pilar principal que sustenta
a filosofia de Hobbes está no antagonismo entre Soberano e Súdito, pois o
primeiro era o detentor dos diretos e da
habilidade intelectual de decidir e escolher o que é melhor para seu povo,
enquanto o súdito tem como principal dever cumprir as exigências do soberano,
porque se ele próprio decidir fazer suas escolhas a sociedade entraria em caos.
Sua mais importante obra foi o Leviatã, e ficou popularmente conhecido também
por sua ilustre frase “O homem é o lobo do homem”.
·
J. Boussuet – Era um teórico de caráter
religioso, cuja teoria permeava sempre entorno das escrituras sagradas,
acreditando que o governante foi escolhido por Deus, e o poder para gerir uma
nação deveria ser extraído das escrituras sagradas, apenas assim o povo estaria
em boas mãos.
Rompimento
das ideias absolutistas
J.
Locke – Liberalismo:
·
Garantia da propriedade privada;
·
Processo de refutação ao governante;
·
Direito de rebelião/manifestação;
Iluminismo
– Século das luzes XVIII:
·
Lema – Liberdade, igualdade e
fraternidade;
·
França – Tinha em seu território o
principal símbolo do absolutismo, a Bastilha;
·
Cenário – Dinastia Bourbon;
Ideias:
·
Liberdade de expressão;
·
Divisão dos poderes;
·
Estado Democrático;
Autores
responsáveis por pensar esse período de ruptura com o Antigo Regime:
·
Montesquieu – Divisão dos poderes:
Legislativo, executivo e judiciário (poder controla poder, evitando assim a centralização
em apenas uma esfera);
·
Voltaire – Defesa da liberdade de
expressão (ficou conhecido por dizer "Posso não concordar com o que você
diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo");
·
Diderot e D’Alembert – Edificação da
enciclopédia, livro que simboliza o ideal iluminista, pois apresenta grande número
de informações;
·
Rousseau – Estado democrático de direto,
ou seja, o governante que busca agradar uma grande massa popular;
·
Adam Smith – Liberdade econômica;
Transição
e Ruptura:
·
Separação entre política e Religião;
·
Nascimento do Estado laico;
·
Esclarecimento – Informações;
Debates:
·
Democracia;
·
Refutação da ordem;
·
Racionalismo;
Atenção:
com base nas aulas anteriores e no resumo exposto acima responda as questões a
seguir. Para facilitar consulte os conteúdos que foram passados e/ou pesquise o
que achar necessário.
Atividades:
01
– Aponte 3 características do Antigo Regime, pode ser aspectos sociais e
políticos, ou conceitos e ideias de pensadores que eram a favor desse modelo.
02
– Selecione 3 características que simboliza a ruptura com o Antigo Regime.
03
– Depois da ruptura com o Antigo Regime temos o surgimento de um novo modelo
sócio-político, com base nisso quais foram as principais consequências dessa
transição.
04
– O surgimento do iluminismo e a Revolução Francesa foram acontecimentos que
marcaram o começo do que chamamos de período contemporâneo, com isso algumas
ideias passaram a ser debatidas, cite algumas delas.
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