quinta-feira, 18 de junho de 2020

História (15 a 19/06) - 8º B (Prof. Marcio)


Conteúdo/Tema: Revolução Francesa e seus desdobramentos

Objetivo (s): Identificar as características do período iluminista que influenciaram na Revolução Francesa.
Habilidade (s): Identificar e relacionar os processos da revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Estratégia: Leitura e análise de textos que dialogam com o presente.
E-mail p/ envio das atividades: profmarcioativ@gmail.com
Introdução:
Dando continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo). Devido a semana de fechamento das notas do primeiro bimestre, os conteúdos ministrados pelo CMSP foram adaptados e na maioria dos casos as aulas foram planejadas com o intuito de revisar as matérias que já foram dadas. Dessa maneira, a conteúdo aqui ministrado revisa as aulas que dizem respeito ao Iluminismo e suas reverberações, principalmente, o período que antecede e quais foram as ideias centrais que caracterizam esse período como o século das luzes. A chave para entender o Iluminismo é saber as mudanças que fazem parte da transição do Antigo Regime para o tempo contemporâneo. 
Leiam com atenção os textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anotem os trechos que julgarem mais importantes
Indicação de Filme: Danton - O Processo da Revolução


Autores que pensavam a favor do modelo absolutista:

·         T. Hobbes – O pilar principal que sustenta a filosofia de Hobbes está no antagonismo entre Soberano e Súdito, pois o primeiro era o detentor dos diretos  e da habilidade intelectual de decidir e escolher o que é melhor para seu povo, enquanto o súdito tem como principal dever cumprir as exigências do soberano, porque se ele próprio decidir fazer suas escolhas a sociedade entraria em caos. Sua mais importante obra foi o Leviatã, e ficou popularmente conhecido também por sua ilustre frase “O homem é o lobo do homem”.
·         J. Boussuet – Era um teórico de caráter religioso, cuja teoria permeava sempre entorno das escrituras sagradas, acreditando que o governante foi escolhido por Deus, e o poder para gerir uma nação deveria ser extraído das escrituras sagradas, apenas assim o povo estaria em boas mãos.






Rompimento das ideias absolutistas

J. Locke – Liberalismo:
·         Garantia da propriedade privada;
·         Processo de refutação ao governante;
·         Direito de rebelião/manifestação;
Iluminismo – Século das luzes XVIII:
·         Lema – Liberdade, igualdade e fraternidade;
·         França – Tinha em seu território o principal símbolo do absolutismo, a Bastilha;
·         Cenário – Dinastia Bourbon;
Ideias:
·         Liberdade de expressão;
·         Divisão dos poderes;
·         Estado Democrático;
Autores responsáveis por pensar esse período de ruptura com o Antigo Regime:
·         Montesquieu – Divisão dos poderes: Legislativo, executivo e judiciário (poder controla poder, evitando assim a centralização em apenas uma esfera);
·         Voltaire – Defesa da liberdade de expressão (ficou conhecido por dizer "Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo");
·         Diderot e D’Alembert – Edificação da enciclopédia, livro que simboliza o ideal iluminista, pois apresenta grande número de informações;
·         Rousseau – Estado democrático de direto, ou seja, o governante que busca agradar uma grande massa popular;
·         Adam Smith – Liberdade econômica;
Transição e Ruptura:
·         Separação entre política e Religião;
·         Nascimento do Estado laico;
·         Esclarecimento – Informações;
Debates:
·         Democracia;
·         Refutação da ordem;
·         Racionalismo;

Atenção: com base nas aulas anteriores e no resumo exposto acima responda as questões a seguir. Para facilitar consulte os conteúdos que foram passados e/ou pesquise o que achar necessário.

Atividades:
01 – Aponte 3 características do Antigo Regime, pode ser aspectos sociais e políticos, ou conceitos e ideias de pensadores que eram a favor desse modelo.
02 – Selecione 3 características que simboliza a ruptura com o Antigo Regime.
03 – Depois da ruptura com o Antigo Regime temos o surgimento de um novo modelo sócio-político, com base nisso quais foram as principais consequências dessa transição.
04 – O surgimento do iluminismo e a Revolução Francesa foram acontecimentos que marcaram o começo do que chamamos de período contemporâneo, com isso algumas ideias passaram a ser debatidas, cite algumas delas.

Sem comentários:

Enviar um comentário