quarta-feira, 17 de junho de 2020

Eletiva (15 a 19/06) - 6º A/B e 8º D (Prof. Marcio)


Conteúdo/Tema: Como nos informamos

Objetivo (s): Esclarecer as mudanças atuais na propagação das informações, e como identificar uma informação falsa ou mal intencionada.
Habilidade (s): Construção da identidade e da autoestima.
Estratégia: Abordar os meios informativos no intuído de desmistifica-los.

E-mail p/ envio das atividades: profmarcioativ@gmail.com

Introdução:
Dando continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo). O assunto abordado essa semana conversa muito com a atualidade, pois nunca lidamos tanto com informações duvidosas no nosso dia-a-dia, até mesmo os próprios meios de comunicação estão se proponde a combater as famosas Fake-News. Enquanto nossos avós sofriam com a falta de informação, sendo preciso buscar nos jornais e nos rádios as notícias do dia, atualmente sofremos com um excesso de informação que são diariamente despejadas a nossas frente. Com essa mudança na forma de lidar com a informação, torna-se de suma importância saber o que compõe uma informação verídica e como evitar cair em noticiais falsas.

Como nos informamos?
                   Precisamos nos informar para poder tomar decisões sobre tudo que afeta nossa vida. Assuntos como: sociedade, política, saúde, cultura, esportes, meio ambiente, notícias locais e muitas outras temáticas.
                   Hoje em dia temos muitas maneiras de nos informar, mas será que todas elas são iguais? Sabemos que não, pois com a abundância de informações que recebemos pelos celulares, pela TV e pelo computador fica cada vez mais difícil de analisar uma a uma e identificar se é uma notícia séria e verídica ou se é apenas mais uma Fake-News. Se antigamente tínhamos a dificuldade de descobrir se realmente a informação era verdadeira, pois não havia uma pluralidade tão grande de meios de informação como temos hoje, atualmente a dificuldade inverteu de ordem, em vez de sentirmos falta de outros meios de comunicação que comprovem a mesma notícia, passamos a duvidar se a informação ou notícia que estar sendo incessantemente compartilhada realmente é verdadeira e passou pelo crivo jornalístico.

A Era Digital nos trouxe uma superabundância de informações

Como a multiplicidade de conteúdo é enorme, a tarefa que nos cabe agora é saber identificar quais informações podemos acreditar e quais devemos ter o cuidado para não ajudar na disseminação de informações falsas

Dessa forma, a mensagem transmitida pode ser uma:
·         Reportagem;
·         Um artigo de opinião;
·         Entretenimento;
·         Fake-News e golpes;
·         Propagandas;
·         Marketing;
A multiplicidade que encontramos atualmente pode ser entendida como uma faca de dois gumes, as mensagens podem ser uteis e informativas ou promover desinformação, preconceitos e discursos de ódio. Sabendo disso cabe a nós como sociedade trabalhar, para que todos sejam conscientizados, a fim de acabar com o desserviço que é a propagação de informações falsas.
Por isso, para que você possa se informar e tomar decisões com confiança é importante  saber de onde veio, quem publicou e o que é aquela informação, qual sua real intenção, será que ela só está querendo favorecer uma pessoa ou difamar outra, ou será que ela está realmente querendo informar.
Mas então você pode se perguntar o que realmente caracteriza uma notícia/informação que se preocupa em passar conteúdo verdadeiro.
Algumas características:
·         Objetiva - A matéria será objetiva, sem grandes dificuldades para acessar. Caso você se depare com uma informação que exija muito esforço para lê-la, desconfie, pois pode ser uma Fake-News;
·         Equilíbrio – meios de comunicação que se preocupam em passar informações verdadeiras, sempre buscam equilibrar seus argumentos mesmo que eles sejam contundentes. Caso encontre alguma informação que não se preocupa em analisar o conteúdo, mas apenas expor seu ponto de vista tome cuidado pois pode ser uma informação duvidosa;
·         Apresentação de evidencias – Todos os meios de comunicação que trabalham com seriedade e que seguem os preceitos jornalísticos buscam sempre trabalhar com evidencias, pois elas mostram que a informação ou notícia que está sendo transmitida é verdadeira;
·         Citar especialistas – Parece obvio, mas nem todas matérias que lemos foram escritas por especialistas da área, por exemplo, quando você vai ao hospital seu desejo é ser atendido por um médico e não por um engenheiro, o médico tem formação na área e ira saber como lidar com a situação. Da mesma forma, devemos buscar ler notícias e informações que foram escritas por especialistas da área, porque assim estaremos lidando com informações que vieram de alguém já inteirado do assunto. 
Atividades
01 – Aponte quais características compõem uma informação falsa.
02 Explique a diferença entre uma informação verdadeira retirada de um jornal e uma informação falsa compartilhada nas redes sociais.
03 – Quais os aspectos de uma informação ou notícia que devemos observar para saber se ela é verdadeira ou falsa?
04 – Cite 4 formar de transmitir informações.

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