Conteúdo/Tema: Como nos informamos
Objetivo
(s):
Esclarecer as mudanças atuais na propagação das informações, e como identificar
uma informação falsa ou mal intencionada.
Habilidade
(s):
Construção da identidade e da autoestima.
Estratégia:
Abordar
os meios informativos no intuído de desmistifica-los.
E-mail p/ envio das atividades:
profmarcioativ@gmail.com
Introdução:
Dando
continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada
online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo). O assunto abordado
essa semana conversa muito com a atualidade, pois nunca lidamos tanto com
informações duvidosas no nosso dia-a-dia, até mesmo os próprios meios de
comunicação estão se proponde a combater as famosas Fake-News. Enquanto
nossos avós sofriam com a falta de informação, sendo preciso buscar nos jornais
e nos rádios as notícias do dia, atualmente sofremos com um excesso de
informação que são diariamente despejadas a nossas frente. Com essa mudança na
forma de lidar com a informação, torna-se de suma importância saber o que
compõe uma informação verídica e como evitar cair em noticiais falsas.
Como nos informamos?
Precisamos
nos informar para poder tomar decisões sobre tudo que afeta nossa vida.
Assuntos como: sociedade, política, saúde, cultura, esportes, meio ambiente,
notícias locais e muitas outras temáticas.
Hoje
em dia temos muitas maneiras de nos informar, mas será que todas elas são
iguais? Sabemos que não, pois com a abundância de informações que recebemos pelos
celulares, pela TV e pelo computador fica cada vez mais difícil de analisar uma
a uma e identificar se é uma notícia séria e verídica ou se é apenas mais uma Fake-News.
Se antigamente tínhamos a dificuldade de descobrir se realmente a informação
era verdadeira, pois não havia uma pluralidade tão grande de meios de
informação como temos hoje, atualmente a dificuldade inverteu de ordem, em vez
de sentirmos falta de outros meios de comunicação que comprovem a mesma notícia,
passamos a duvidar se a informação ou notícia que estar sendo incessantemente
compartilhada realmente é verdadeira e passou pelo crivo jornalístico.
A Era Digital nos
trouxe uma superabundância de informações
Como a multiplicidade de conteúdo é enorme, a tarefa
que nos cabe agora é saber identificar quais informações podemos acreditar e
quais devemos ter o cuidado para não ajudar na disseminação de informações
falsas
Dessa forma, a mensagem transmitida pode ser uma:
·
Reportagem;
·
Um artigo de opinião;
·
Entretenimento;
·
Fake-News e
golpes;
·
Propagandas;
·
Marketing;
A multiplicidade que encontramos atualmente pode ser
entendida como uma faca de dois gumes, as mensagens podem ser uteis e
informativas ou promover desinformação, preconceitos e discursos de ódio.
Sabendo disso cabe a nós como sociedade trabalhar, para que todos sejam
conscientizados, a fim de acabar com o desserviço que é a propagação de
informações falsas.
Por isso, para que você possa se informar e tomar
decisões com confiança é importante
saber de onde veio, quem publicou e o que é aquela informação, qual sua
real intenção, será que ela só está querendo favorecer uma pessoa ou difamar
outra, ou será que ela está realmente querendo informar.
Mas então você pode se perguntar o que realmente
caracteriza uma notícia/informação que se preocupa em passar conteúdo
verdadeiro.
Algumas características:
·
Objetiva - A matéria será objetiva, sem grandes dificuldades
para acessar. Caso você se depare com uma informação que exija muito esforço
para lê-la, desconfie, pois pode ser uma Fake-News;
·
Equilíbrio
– meios de comunicação que se preocupam em passar
informações verdadeiras, sempre buscam equilibrar seus argumentos mesmo que
eles sejam contundentes. Caso encontre alguma informação que não se preocupa em
analisar o conteúdo, mas apenas expor seu ponto de vista tome cuidado pois pode
ser uma informação duvidosa;
·
Apresentação
de evidencias – Todos os
meios de comunicação que trabalham com seriedade e que seguem os preceitos
jornalísticos buscam sempre trabalhar com evidencias, pois elas mostram que a
informação ou notícia que está sendo transmitida é verdadeira;
·
Citar
especialistas – Parece obvio,
mas nem todas matérias que lemos foram escritas por especialistas da área, por
exemplo, quando você vai ao hospital seu desejo é ser atendido por um médico e
não por um engenheiro, o médico tem formação na área e ira saber como lidar com
a situação. Da mesma forma, devemos buscar ler notícias e informações que foram
escritas por especialistas da área, porque assim estaremos lidando com
informações que vieram de alguém já inteirado do assunto.
Atividades
01
– Aponte quais características compõem uma informação falsa.
02
– Explique a diferença entre uma informação verdadeira retirada de um
jornal e uma informação falsa compartilhada nas redes sociais.
03
– Quais os aspectos de uma informação ou notícia que devemos observar para
saber se ela é verdadeira ou falsa?
04
– Cite 4 formar de transmitir informações.
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