quinta-feira, 18 de junho de 2020

Geografia (15 a 19/06) - 7º A, B, C e D (Prof. Alexandre)


Diversidade populacional no Brasil. Parte 1

Habilidade: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
Estratégia: leitura e interpretação de texto, vídeos, análise de imagens, questionário e pesquisa.                                                                                                              
Apoio: leitura e interpretação de texto. Localização de informações explícitas em um texto.

ATENÇÃO! Responda as questões dessa atividade em seu caderno, essas atividades serão vistas e corrigidas no retorno das aulas presenciais.

Diversidade
O Brasil é um país rico em diversidade cultural, mas você sabe o que isso significa?
A diversidade cultural é um conceito criado para compreender os processos de diferenciação entre as várias culturas que existem ao redor do mundo. As múltiplas culturas formam a chamada identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade; uma "marca" que personaliza e diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.
Quando falamos da diversidade cultural no Brasil portanto, estamos nos referindo aos diversos povos diferentes que deram origem a nossa sociedade, a mistura cultural de todos esses povos é o que forma a nossa identidade cultural.
Dentro dessa diversidade precisamos destacar três grandes grupos:


1) Indígenas
2) Africanos
3) Europeu


Indígenas

Observe a imagem e leia os textos:


Jean Baptiste Debret - caçador de escravo

Texto 1 - A ocupação portuguesa do litoral brasileiro só teve início com a criação do regime de  capitanias hereditárias por D. João III, em 1532, e sua implantação a partir de 1534. Até então, a exploração do novo território era esparsa e basicamente individual, a exemplo da donataria concedida pelo rei D. Manuel a Fernando de Noronha visando ao arrendamento do comércio de pau-brasil. Foi através desse sistema de capitanias que os primeiros núcleos de ocupação e colonização portuguesa do Brasil foram estabelecidos, a exemplo de São Vicente, concedida a Martim Afonso de Sousa, em 1532, e de Pernambuco, concedida a Duarte Coelho, em 1534. Portugal deu início à colonização do Brasil para compensar a perda para os muçulmanos de um importante comércio no Norte da África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os franceses que assediavam a costa brasileira desde o início do século XVI.
Texto 2 - A ocupação portuguesa no Brasil colônia teve um caráter exploratório dos recursos naturais presentes em um território já humanizado, se fixando primeiramente na faixa litorânea. As poucas cidades e vilas constituídas no período, assim como todas as áreas agrícolas, ocorreram nas proximidades do oceano Atlântico, a via de comunicação com Portugal. Assim, a criação do território brasileiro é resultado de séculos de formação, com mudanças ocorrendo na medida que novas terras eram conquistadas e cresciam as disputas por domínio e poder. Essas conquistas ocorreram por meio de guerras e influências políticas.

Questões: responda com base na imagem, nos textos e nos conhecimentos que você tem do assunto.

1) Quando os portugueses chegaram ao Brasil quais povos já ocupavam esse território?
2) Quais foram as relações que esses povos estabeleceram entre si?
3) O que são plantations?

As atividades econômicas
Como vimos anteriormente a chegada dos portugueses tem relação direta com a extração de recursos naturais e exploração da terra, ao longo dos séculos os portugueses foram descobrindo o território brasileiro através da interiorização, primeiramente com a interiorização da conquista do território amazônico, no qual foram descobertas as drogas do sertão. A pecuária também foi um importante instrumento para a interiorização do Brasil principalmente na região nordeste.

Pesquisa
Faça uma pesquisa relatando quais foram os principais produtos cultivados/extraídos do Brasil nos séculos XVI, XVII e XVIII, como eles se desenvolveram, onde se localizavam e quais eram os agentes que trabalhavam nessas atividades, após realizar o levantamento dessas informações preencha a tabela:





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