domingo, 21 de junho de 2020

Ciências (22 a 26/06) - 6º A, B e C (Profª Vera)


Conteúdo/Tema: Vida e Evolução
Objetivo (s): Identificar a Célula como unidade dos seres vivos, Célula como unidade da vida.
Habilidade (s): (EF06CI05) Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência.  
Apoio curricular: Interpretação de texto e imagem.
Estratégia: Aula no CMSP, Leitura de texto e imagens, roteiro da Situação de Aprendizagem 1 e de atividades.
Recursos: Internet, Blog da escola, Grupo de WhatsApp, Caderno do aluno, roteiro da Situação de Aprendizagem 1, caderno, caneta, lápis e borracha.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1:
CÉLULA COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS

No dia 15/06, na aula no Centro de Mídias, os professores Edjoel Carvalho e Carlos Magno, mediador, falaram sobre as células, suas funções, os tipos de células, os diferentes tipos de células do nosso corpo e as diferenças entre seres procariontes e seres eucariontes. Esse assunto é tratado no Caderno do Aluno de Ciências volume 2, da página 06 a página 12. Espero que você tenha feito as suas anotações ou seu mapa mental.
Agora vamos fazer a leitura e resolver as atividades. Ok??
Fiz um roteiro para ajudá-los no desenvolvimento desse conteúdo. Vamos começar?? Note a ATIVIDADE 5 é para enviar para a professora! Email: veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br.


ATIVIDADE 1: OLHANDO PARA O NOSSO ENTORNO e ATIVIDADE 2: IDENTIFICANDO SERES VIVOS E NÃO VIVOS - Fazer a leitura e responder no caderno do aluno os questionamentos. Nesse momento, não tem certo ou errado, mas o seu conhecimento.

_____________


ATIVIDADE 3 - VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS – Fazer a leitura do texto: Afinal, do que somos constituídos?, no caderno do aluno página 7 e responder com (V) para verdadeiro e (F) para falso nas frases apresentadas na página 8 do caderno do aluno volume 2.
SERES UNICELULARES E PLURICELULARES ainda na página 8, no caderno do aluno, fazer a leitura, onde fala sobre o conceito de seres unicelulares e pluricelulares e seus exemplos.
PARTES FUNDAMENTAIS DA CÉLULAna página 09, traz a imagem das células com suas organelas, que são os órgãos das células, como em nossos órgãos, as organelas também desempenham papéis fundamentais para o funcionamento da célula. Escrever os nomes das organelas no caderno do aluno de Ciências, volume 2. Segue os nomes e suas respectivas funções;                                                                   
1 Nucléolo - armazena carga genética; 2 Envoltório nuclear - cromossomos do DNA; 3 Ribossomos - faz a síntese de proteínas; 4 Vesículas; 5 Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso (RER) - transporte de substâncias (há ribossomos grudados nele); 6 Complexo de Golgi - empacotar, secretar, produzir substâncias; 7 Microtúbulos8 Retículo Endoplasmático Liso - transporte de proteínas; 9 Mitocôndrias - respiração celular e produção de energia; 10 Vacúolo - existem em célula animal, porém são muito maiores na célula vegetal, ajuda na digestão intracelular e armazenamento de substâncias; 11 Citoplasma - material gelatinoso que preenche o interior da célula. É rico em moléculas orgânicas e organelas, presente no interior das células e que circunda o núcleo 12 Lisossomos - digestão; Lisossomos são organelas presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes; 13 Centríolos - divisão celular, eles auxiliam na formação dos cílios e dos flagelos.

                                                                        _____________


ATIVIDADE 4 - CONHECENDO OUTROS TIPOS DE CÉLULA – página 9, pesquisar nos livros didáticos ou na internet e desenhar ou colar uma imagem do modelo de uma célula vegetal no seu caderno de Ciências. Identifique as estruturas que não são comuns na célula animal, no mesmo desenho ou imagem que registraram. As estruturas são: PAREDE CELULAR, PLASTOS E VACÚOLOS.

DIFERENTES TIPOS DE CÉLULAS DO NOSSO CORPO - na página 10, traz os diferentes tipos de células do nosso corpo, que foi explicado no vídeo também, na aula do Centro de Mídias, do dia 15/06. Leia o texto e observe as figuras para melhor entender o conteúdo.
Além da diferenciação do tipo celular entre animal ou vegetal, as células se diferem quanto a presença do núcleo em: Procariontes e Eucariontes. Observe a imagem de uma bactéria (procarionte, organismo unicelular, formado por uma única célula.) e leia com atenção o texto explicativo da página 10.

                                                                        _____________
            

ATIVIDADE 5 - ATIVIDADE PRÁTICA: MÃO NA MASSA – página 11.
Construir um modelo tridimensional de uma célula animal seguindo as orientações da atividade ou usando a sua criatividade. Registrar o trabalho quando estiver pronto com foto e enviar no meu email: veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br.


                                                                        _____________


ATIVIDADE 6 – DESVENDANDO O MICROSCÓPIO – página 12
Realize a leitura do texto, grife as palavras que considerar importantes e responda às questões propostas, no caderno do aluno.

Vamos fazer um mapa mental??!!




Copiar no caderno de ciências ou imprimir e colar.


Espero ter ajudado.


Bons estudos!

Professora Vera Lúcia.


Sem comentários:

Enviar um comentário