Conteúdo/Tema:
Vida e Evolução
Objetivo (s): Identificar
a Célula como unidade dos seres vivos, Célula como unidade da vida.
Habilidade (s): (EF06CI05)
Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e
digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos,
reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares
e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência.
Apoio curricular: Interpretação de texto e imagem.
Estratégia:
Aula no CMSP, Leitura de texto e imagens, roteiro da Situação de Aprendizagem 1
e de atividades.
Recursos: Internet, Blog da escola, Grupo de WhatsApp, Caderno do aluno, roteiro
da Situação de Aprendizagem 1, caderno, caneta, lápis e borracha.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1:
CÉLULA COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS
No dia 15/06, na aula no Centro de
Mídias, os professores Edjoel Carvalho e Carlos Magno, mediador, falaram sobre
as células, suas funções, os tipos de células, os diferentes tipos de células
do nosso corpo e as diferenças entre seres procariontes e seres eucariontes.
Esse assunto é tratado no Caderno do Aluno de Ciências volume 2, da página 06 a
página 12. Espero que você tenha feito as suas anotações ou seu mapa mental.
Agora vamos fazer a leitura e resolver
as atividades. Ok??
Fiz um roteiro para ajudá-los no
desenvolvimento desse conteúdo. Vamos começar?? Note a ATIVIDADE 5 é para enviar para a professora! Email: veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br.
ATIVIDADE
1: OLHANDO PARA O NOSSO ENTORNO e ATIVIDADE 2: IDENTIFICANDO SERES VIVOS E NÃO
VIVOS - Fazer a leitura e responder no caderno
do aluno os questionamentos. Nesse momento, não tem certo ou errado, mas o seu
conhecimento.
_____________
ATIVIDADE 3 -
VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS – Fazer a
leitura do texto: Afinal, do que somos constituídos?, no caderno do aluno página 7 e responder com (V) para verdadeiro e (F)
para falso nas frases apresentadas na página 8 do caderno do aluno volume 2.
SERES
UNICELULARES E PLURICELULARES – ainda na página 8, no caderno do
aluno, fazer a leitura, onde fala sobre o conceito de seres unicelulares e
pluricelulares e seus exemplos.
PARTES
FUNDAMENTAIS DA CÉLULA – na página 09, traz a
imagem das células com suas organelas, que são os órgãos das células, como em
nossos órgãos, as organelas também desempenham papéis fundamentais para o
funcionamento da célula. Escrever os nomes das organelas no
caderno do aluno de Ciências, volume 2. Segue os nomes e suas respectivas funções;
1 Nucléolo -
armazena carga genética; 2 Envoltório nuclear -
cromossomos do DNA; 3 Ribossomos - faz a
síntese de proteínas; 4 Vesículas; 5 Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso (RER) - transporte
de substâncias (há ribossomos grudados nele); 6 Complexo
de Golgi - empacotar, secretar, produzir substâncias; 7 Microtúbulos; 8 Retículo Endoplasmático Liso -
transporte de proteínas; 9 Mitocôndrias -
respiração celular e produção de energia; 10 Vacúolo - existem em célula animal, porém são muito maiores na célula
vegetal, ajuda na digestão intracelular e armazenamento de substâncias; 11 Citoplasma - material gelatinoso que preenche o interior da célula. É rico em moléculas
orgânicas e organelas, presente no interior das células e que circunda o
núcleo 12 Lisossomos -
digestão; Lisossomos são organelas presentes no citoplasma da grande maioria
das células eucariontes; 13 Centríolos -
divisão celular, eles auxiliam na formação dos cílios e dos flagelos.
_____________
ATIVIDADE
4 - CONHECENDO OUTROS TIPOS DE CÉLULA – página 9, pesquisar nos livros didáticos ou na internet e desenhar ou colar uma imagem do modelo de
uma célula vegetal no seu caderno de Ciências. Identifique as estruturas
que não são comuns na célula animal, no mesmo desenho ou imagem que registraram.
As estruturas são: PAREDE CELULAR,
PLASTOS E VACÚOLOS.
DIFERENTES TIPOS DE CÉLULAS DO NOSSO CORPO - na página 10, traz os diferentes
tipos de células do nosso corpo, que foi explicado no vídeo também, na aula do
Centro de Mídias, do dia 15/06. Leia o texto e observe as figuras para melhor
entender o conteúdo.
Além
da diferenciação do tipo celular entre animal ou vegetal, as células se diferem
quanto a presença do núcleo em: Procariontes e Eucariontes. Observe a imagem de uma bactéria (procarionte,
organismo unicelular, formado por uma única célula.) e leia com atenção o texto
explicativo da página 10.
_____________
ATIVIDADE 5 -
ATIVIDADE PRÁTICA: MÃO NA MASSA – página 11.
Construir um modelo tridimensional
de uma célula animal seguindo as orientações da atividade ou usando a sua
criatividade. Registrar o trabalho quando estiver pronto com foto e enviar no
meu email: veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br.
_____________
ATIVIDADE 6 – DESVENDANDO O MICROSCÓPIO – página 12
Realize a leitura do texto, grife as palavras que
considerar importantes e responda às questões propostas, no caderno do aluno.
Vamos
fazer um mapa mental??!!
Copiar no
caderno de ciências ou imprimir e colar.
Espero ter
ajudado.
Bons estudos!
Professora
Vera Lúcia.
Sem comentários:
Enviar um comentário