Conteúdo/Tema: Fração
– Razão; Plano Cartesiano
Objetivo(s): Dar continuidade as aulas
apresentadas no Centro de Mídias com intuito de orientar e salientar a
importância das aulas.
Interpretar
e resolver situações-problemas de razão em diferentes contextos do cotidiano.
Reconhecer
um plano cartesiano e suas coordenadas.
Habilidades(s): (EF07MA05) Ler, interpretar e resolver um mesmo
problema utilizando diferentes algoritmos; (EF07MA09)
Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a
fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três
partes da mesma ou três partes de outra grandeza; (EF07MA19) Localizar
no plano cartesiano pontos (coordenadas) que representam os vértices de um
polígono e realizar transformações desses polígonos, decorrentes da
multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
Estratégia: Compreender a ideia de razão;
interpretar e resolver situações-problemas em diferentes contextos.
Preenchimento
no caderno de dicas (anotações) referente às aulas do Centro de Mídias.
Pesquisa sobre plano cartesiano e suas coordenadas.
Conceitos
Razão: a relação entre dois
números, dizemos que a razão entre a e b, onde b ≠ 0, pode ser escrito na forma
a/b. Os conhecimentos envolvendo razão levam a situações que envolvem
proporcionalidade direta ou inversa. Suponhamos que em uma sala de aula existam
20 meninas e 25 meninos, dessa forma podemos expressar a razão entre o número
de alunos na seguinte ordem:
* razão entre o número de meninos e
o número de meninas: 25/20
*razão entre o número de meninas e
o número de meninos: 20/25
Para o entendimento de razão assista as vídeo aula a seguir:
Registre em seu caderno as questões
e como você chegou a resposta de cada exercício e no retorno das aulas, as
atividades deverão ser entregues para a professora.
Ø
Agora pesquise em sites e livros as
seguintes questões:
1. O que é plano cartesiano?
2. O que são coordenadas do ponto
cartesiamo?
Bons Estudos!
Sem comentários:
Enviar um comentário