Conteúdo/Tema: Os
processos de independência nas Américas
(Brasil à Colônia que virou
Reino)
Objetivo (s): Analisar o processo de independência em
diferentes países latino
americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Habilidade (s): Analisar o processo de
independência em diferentes países latino
americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Estratégia: Atividade no
caderno do aluno, leitura, interpretação e correção das atividades da semana
anterior, com novas orientações de atividades para a semana.
Olá
alunos! Tudo bem? Espero que sim. Leia com atenção as instruções abaixo para realizar
as atividades: Vamos agora estudar!
Primeira
instrução: Vocês devem assistir às aulas de História do centro de mídia, realizando
anotações no caderno do assunto que abordaram.
Segunda
instrução: Agora farei a devolutiva das atividades que pedi, na semana
do 22/06 a 26/06 , deverão realizar as correções em suas respostas
caso necessário.
Correção
do: caderno do aluno e abra na
página 46 , vamos realizar a atividade 3 .
A)
“Manda fazer guerra aos índios Botocudos.”; “deveis considerar como principiada
a guerra contra estes bárbaros Índios: que deveis organizar em corpos aquelles
Milicianos de Coritiba e do resto da Capitania de S. Paulo que voluntariamente
quiserem armar-se contra elles”; “poderá considerá-los por quinze annos como
prisioneiros de guerra, destinando-os ao serviço que mais lhe convier;
“conhecer entre os mesmos Índios, que aquelles que se quiserem aldeiar e viver
debaixo do suave jogo das minhas Leis”, “já não só não ficarão sujeitos a serem
feitos prisioneiros de guerra, mas serão até considerados como cidadãos livres
e vassallos especialmente protegidos por mim, e por minhas Leis”. Acontecendo
uma imposição da autoridade real como parte do cotidiano do período colonial.
B) vou
corrigir no retorno da aula presenciais.
Correção
da leitura do trecho da música: Podemos refletir que os índios
já habitavam nas terras brasileiras com sua cultura e com a chegada dos
colonizadores, tudo muda em suas vidas, influenciando de forma em sua cultura e
até mesmo no número de índios. Vou colocar um trecho de uma
reportagem que aborda isso: Caso queira,
pode anotar no caderno:
Os indígenas e os impactos da colonização
europeia
As invasões europeias nas Américas, desde
o século 16, foram
nefastas – os europeus acreditavam que
todo o continente lhes
pertencia
Só no
Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui
chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século,
a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o
extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos
por todo o território brasileiro. Ou seja, de cinco milhões, no século 16,
temos hoje apenas 450 mil pessoas indígenas, conforme a Funai.
Disponível
em:
https://jornal.usp.br/atualidades/os-indigenas-e-os-impactos-da
colonizacao-europeia/
___________________________
Terceira instrução: Vamos para atividade dessa semana:
Primeiro
passo: Pegue o caderno do aluno página 47 atividade 4, leia
os textos e depois r esponde a questão A em seu caderno.
Segundo
passo: Pegue o caderno do aluno página 51 atividade 6, leia
e pode grifar na própria apostila.
Terceiro
passo: Essa semana estarei disponibilizando no grupo um questionário
do google formulário em que deverão responder questionário, essa atividade
é avaliativa com valor de 2 pontos na média, as questões e de
acordo com as atividades trabalhadas agora no segundo bimestre.
Sem comentários:
Enviar um comentário