sábado, 27 de junho de 2020

História (30 a 03/07) - 8º A e C (Profª Valdenice)

Conteúdo/Tema: Os processos de independência nas Américas
(Brasil à Colônia que virou Reino)

Objetivo (s): Analisar o processo de independência em diferentes países latino
americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Habilidade (s): Analisar o processo de independência em diferentes países latino
americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Estratégia: Atividade no caderno do aluno, leitura, interpretação e correção das atividades da semana anterior, com novas orientações de atividades para a semana.

Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Leia com atenção as instruções abaixo para realizar as atividades: Vamos agora estudar!


Primeira instrução: Vocês devem assistir às aulas de História do centro de mídia, realizando anotações no caderno do assunto que abordaram.
Segunda instrução: Agora farei a devolutiva das atividades que pedi, na semana do 22/06 a 26/06 , deverão realizar as correções em suas respostas caso necessário.

Correção do: caderno do aluno e abra na página 46 , vamos realizar a atividade 3 .

A) “Manda fazer guerra aos índios Botocudos.”; “deveis considerar como principiada a guerra contra estes bárbaros Índios: que deveis organizar em corpos aquelles Milicianos de Coritiba e do resto da Capitania de S. Paulo que voluntariamente quiserem armar-se contra elles”; “poderá considerá-los por quinze annos como prisioneiros de guerra, destinando-os ao serviço que mais lhe convier; “conhecer entre os mesmos Índios, que aquelles que se quiserem aldeiar e viver debaixo do suave jogo das minhas Leis”, “já não só não ficarão sujeitos a serem feitos prisioneiros de guerra, mas serão até considerados como cidadãos livres e vassallos especialmente protegidos por mim, e por minhas Leis”. Acontecendo uma imposição da autoridade real como parte do cotidiano do período colonial.

B) vou corrigir no retorno da aula presenciais.

Correção da leitura do trecho da música: Podemos refletir que os índios já habitavam nas terras brasileiras com sua cultura e com a chegada dos colonizadores, tudo muda em suas vidas, influenciando de forma em sua cultura e até mesmo no número de índios. Vou colocar um trecho de uma reportagem que aborda isso: Caso queira, pode anotar no caderno:

Os indígenas e os impactos da colonização europeia
As invasões europeias nas Américas, desde o século 16, foram
nefastas – os europeus acreditavam que todo o continente lhes
pertencia


Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro. Ou seja, de cinco milhões, no século 16, temos hoje apenas 450 mil pessoas indígenas, conforme a Funai.

Disponível em:

___________________________

Terceira instrução: Vamos para atividade dessa semana:

Primeiro passo: Pegue o caderno do aluno página 47 atividade 4, leia os textos e depois r esponde a questão A em seu caderno.

Segundo passo: Pegue o caderno do aluno página 51 atividade 6, leia e pode grifar na própria apostila.

Terceiro passo: Essa semana estarei disponibilizando no grupo um questionário do google formulário em que deverão responder questionário, essa atividade é avaliativa com valor de 2 pontos na média, as questões e de acordo com as atividades trabalhadas agora no segundo bimestre.



Sem comentários:

Enviar um comentário