quinta-feira, 25 de junho de 2020

Arte (22 a 26/06) - 7º B e C (Profª Eliana)

Conteúdo/tema:  Sons corporais, improvisação e composição

Objetivo: Reconhecer e fazer experimentações sobre o processo de criação em música.
Habilidades: (EF07AR23) Explorar e criar improvisações e composições, entre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

Estratégia:  Apreciação, pesquisa e registro.

Prezados alunos, leiam a introdução da professora, assistam aos vídeos, observem a imagem e depois respondam ao solicitado.

Introdução
Linguagem -Dança
As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Objetos de Conhecimento: Arte e Tecnologia
● Sondagem por meio de pesquisa
Comece pesquisando sobre: os elementos das danças clássica e moderna, como coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação ..., e as tecnologias e recursos digitais relacionados a elas.


Atividade – Apreciação de vídeos e imagem

Para começar assista aos vídeos indicados abaixo:

a. TV Cultura. Clássicos - 30 anos de "O Quebra Nozes" da cia Cisne Negro. 2014.



 b. Portal MUD. ACERVO - Dança Coral Origens I de Maria Duschenes – 1990. 2016.



c. ArtsVal. E-Pormundos Afeto. 2010.



Agora observe a imagem

d. Loie Füller

Imagem: Samuel Joshua Beckett / Public Domain Review. - Loie Fuller - Fotografia de Samuel Joshua Beckett


Após a apreciação dos vídeos e da fotografia respondam no caderno as seguintes questões:

1. Como você percebe os elementos coreografia, figurino, trilha sonora, cenário e iluminação nos vídeos? Você identifica semelhanças e diferenças? Descreva.

2. Como são estruturadas as coreografias? Os bailarinos dançam em grupos ou sozinhos? Exploram níveis baixos, médios e altos? Utilizam movimentos do cotidiano? Como é a movimentação cênica, ficam de frente para a plateia ou variam essa movimentação?

3. Quais estilos musicais são utilizados? Quais características das trilhas sonoras instrumentalização musical e/ou sonoridades estão mais evidentes?

4. E o cenário e a iluminação? Como são apresentados?

5. Quais outros elementos você observou? Qual dos trabalhos apreciados mais chamou sua atenção?

6. Você conhece outros trabalhos artísticos sobre dança e tecnologia? Quais?


Sem comentários:

Enviar um comentário