Conteúdo/Tema: Dízima
Periódica; Sequências recursivas e não
recursivas.
Objetivo(s): Dar
continuidade as aulas apresentadas no Centro de Mídias com intuito de orientar e salientar a importância das
aulas.
Reconhecer as condições que fazem que uma razão entre inteiros expresse
uma dízima periódica.
Identificar sequências recursivas e não recursivas
e indicar os números seguintes da sequência.
Habilidades(s): Reconhecer
uma dízima periódica como um número racional.
Identificar
a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por
meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
Estratégia: Para
abordar esses conteúdos, introduzimos o conceito de Dízima Periódica e de Sequência, em seguida resolver atividades
no caderno do aluno volume 2.
Dicas de Videoaulas:
Registre
em seu caderno os conceitos, as questões e como você chegou a resposta de cada
exercício e no retorno das aulas, as atividades deverão ser entregues para a
professora.
Conceitos
Dízima Periódica
é
a representação numérica de números decimais, quaisquer que sejam eles, em que
um ou mais dos seus algarismos se repetem infinitamente na mesma ordem.
Sequência é todo conjunto ou grupo
no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem.
No
estudo da matemática estudamos um tipo de sequência: a sequência numérica. Essa
sequência que estudamos em matemática é composta por números que estão
dispostos em uma determinada ordem preestabelecida.
Exemplos de sequências numéricas:
• (2, 4, 6, 8, 10, 12, ... ) é uma sequência de
números pares positivos.
• (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11...) é uma
sequência de números naturais.
• (10, 20, 30, 40, 50...) é uma sequência de números
múltiplos de 10.
•
(10, 15, 20, 30) é uma sequência de números múltiplos de 5, maiores que cinco e
menores que 35.
Pegue sua apostila e
vamos exercitar
·
Resolva
a Atividade 2 (2.1,2.2 e 2.3) da pagina 63.
Leia
com bastante atenção as dicas dadas na apostila.
·
Resolva
a atividade 3 da pagina 64, preste bastante atenção no enunciado.
·
Para
finalizar, resolva a atividade 1 da pagina 65.
Observação:
A primeira atividade você ira fazer da
seguinte maneira:
a) 1/3
= 0,3333333.... = 0,
(dízima periódica simples)
b) 22/15
= 1,4666666... = 1,4
(dízima periódica composta)
Bons Estudos!
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