domingo, 21 de junho de 2020

Matemática (22 a 26/06) - 8º A, B, C e D (Profª Carla e Roseli Ferraz)

Conteúdo/Tema: Dízima Periódica; Sequências recursivas e não recursivas.

Objetivo(s): Dar continuidade as aulas apresentadas no Centro de Mídias com intuito de orientar e salientar a importância das aulas.
Reconhecer as condições que fazem que uma razão entre inteiros expresse uma dízima periódica.
Identificar sequências recursivas e não recursivas e indicar os números seguintes da sequência.
Habilidades(s): Reconhecer uma dízima periódica como um número racional.
Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
Estratégia: Para abordar esses conteúdos, introduzimos o conceito de Dízima Periódica e de Sequência, em seguida resolver atividades no caderno do aluno volume 2.

Dicas de Videoaulas:  



Registre em seu caderno os conceitos, as questões e como você chegou a resposta de cada exercício e no retorno das aulas, as atividades deverão ser entregues para a professora.

Conceitos

Dízima Periódica é a representação numérica de números decimais, quaisquer que sejam eles, em que um ou mais dos seus algarismos se repetem infinitamente na mesma ordem.

Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem.
No estudo da matemática estudamos um tipo de sequência: a sequência numérica. Essa sequência que estudamos em matemática é composta por números que estão dispostos em uma determinada ordem preestabelecida.
Exemplos de sequências numéricas:
• (2, 4, 6, 8, 10, 12, ... ) é uma sequência de números pares positivos.
• (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11...) é uma sequência de números naturais.
• (10, 20, 30, 40, 50...) é uma sequência de números múltiplos de 10.
• (10, 15, 20, 30) é uma sequência de números múltiplos de 5, maiores que cinco e menores que 35.

Pegue sua apostila e vamos exercitar

·         Resolva a Atividade 2 (2.1,2.2 e 2.3) da pagina 63.
Leia com bastante atenção as dicas dadas na apostila.
·         Resolva a atividade 3 da pagina 64, preste bastante atenção no enunciado.
·         Para finalizar, resolva a atividade 1 da pagina 65.

Observação:
A primeira atividade você ira fazer da seguinte maneira:
a)   1/3 = 0,3333333.... = 0,  (dízima periódica simples)
b)   22/15 = 1,4666666... = 1,4  (dízima periódica composta)

Bons Estudos!

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