Tema: Concordância Nominal
e Reportagem
Objetivos: Estudar e retomar o gênero textual Reportagem;
Interpretar a Reportagem; Retomar os elementos da concordância nominal e do
gênero reportagem, explorando aspectos linguísticos do texto.
Habilidade: EF69LP56 – Fazer uso consciente e reflexivo da
norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros,
levando em consideração o contexto, a situação de produção e as características
do gênero
Atividade Pontual - Faça em seu caderno.
Olá, turmas do 7º Ano do Ensino Fundamental!
Para essa semana vamos dar ênfase nas aulas do centro de mídias,
prestem atenção as nossas orientações para realização das atividades, pois quem
assistiu a aulas dadas e está assistindo no centro de mídias, saberá responder.
Faça as atividades em seu caderno.
Observe a explicação no Quadro: Concordância
Nominal
A concordância nominal trata da relação que se
estabelece entre um substantivo e as palavras que a ele se referem.
Como regra geral, temos que o artigo, o pronome, o numeral e o
adjetivo de uma oração devem concordar em gênero (masculino ou feminino) e número
(singular ou plural) com o substantivo a que estão relacionados em uma
oração.
Veja o exemplo:
As
minhas duas camisetas favoritas estavam sujas.
Observe que temos o substantivo ‘camisetas’ e que tanto o
artigo ‘as’ quanto o pronome ‘minhas’, o numeral ‘duas’ e o adjetivo ‘favoritas’ concordam com ele
em gênero
(feminino) e número (plural).
No entanto, essa é
apenas a regra básica da concordância nominal.
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Exercícios
1)
Leia a tira:
Reescreva a tirinha, substituindo todos os vocábulos para o feminino,
inclusive os nomes (Otta e Harolda) obedecendo à concordância nominal.
____________________________________________________________________
1) Reescreva as orações, substituindo a
palavra destacada pela que está entre parênteses. Faça a concordância nominal.
Siga o EXEMPLO:
Exemplo: A seleção brasileira
estava desfalcada dos seus jogadores principais. (time)
R: O
time brasileiro estava desfalcado dos seus jogadores principais.
a) A
diretora do colégio Naldo Siqueira que está entre os melhores do estado é muito
dedicada e ativa. Ela sempre buscou novidades para apresentar a
comunidade,(diretor/escola).
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b) Pegue
aquele casaco azul, que está pendurado atrás da porta. (jaqueta)
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c) Foi
só Joana se distrair, que o filho, pequenino ainda, todo sapeca, pegou o
celular e fingiu falar com o pai. (filha)
___________________________________________________________________
3) Analise
o “meme” abaixo e responda qual é a crítica feita nele?
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1)
Assinale
a alternativa correta:
São características do gênero
reportagem:
a) Comunicação utilizada entre
pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja linguagem é
predominantemente coloquial.
b) Seu principal objetivo é
transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse.
c) Texto jornalístico divulgado
nos meios de comunicação de massa, informa fatos de interesse público, cuja
linguagem deve ser objetiva e clara.
d) A linguagem é sua principal
característica, pois há uma preocupação com a seleção e a combinação vocabular.
Sua linguagem é predominantemente subjetiva.
2)
Leia
e assinale a alternativa correta:
A reportagem é um gênero textual
jornalístico, cuja função é informar através de uma linguagem clara e objetiva.
A reportagem publicada no jornal
“O Globo”, do dia 21 de abril de 2010, tem como assunto principal informar
sobre os problemas que atingem os moradores do entorno de Brasília. Sobre ela,
é possível afirmar que:
I. Apresenta linguagem clara e
objetiva, recurso predominante na linguagem jornalística.
II. Apesar de contrariar o
princípio da imparcialidade, é possível observar que há uma opinião pessoal do
enunciador na reportagem.
III. A imagem da campanha
institucional do Governo do Distrito Federal, aliada aos seus recursos
linguísticos, estabelece um paradoxo com a informação veiculada na reportagem.
IV. O fragmento da reportagem
corrobora com as informações veiculadas na campanha institucional do Governo do
Distrito Federal.
Estão corretas:
a) I e IV.
b) I, II e III.
c) Apenas IV.
d) I e II.
Bons
Estudos!!!!!! Prof. Darlene, Jéssica e
Simone
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