Tema:
Entrevista, pesquisa e roteiro
Variações linguísticas/ Retomada dos conteúdos e temas, e
aulas online (Centro de Mídias)
Objetivos:
Retomar o gênero textual entrevista; Apresentar os gêneros textuais pesquisa e
roteiro; Compreender a importância dos gêneros textuais pesquisa e roteiro na
produção/ elaboração do gênero entrevista.
Retomar os conteúdos (Aprender
Sempre); Contextualizar cada tema de
aula proposto no centro de mídia ao longo desta semana.
Habilidade: (EF67LP14A) Definir o contexto de produção
da entrevista (Objetivos, o que se pretende conseguir, escolha do entrevistado,
etc); H19 - Identificar, em um
texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às
diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da
morfologia ou da sintaxe; H08 - Inferir
informação pressuposta ou subentendida, com
base na compreensão global de um texto.
Olá, turmas do 7º ano!!!
Para começarmos,
vamos à devolutiva das questões
realizadas com a aula do dia 12/06.
Entrevista
é a ação de entrevistar alguém ou se deixar entrevistar. Pode acontecer por
meio de uma conversa entre duas ou mais
pessoas, em busca de respostas para determinado assunto. Quanto à linguagem, dependendo do tipo de
entrevista, ela pode ser formal, informal
ou um pouco das duas. Como tem finalidade
social e difunde informações, é necessário ter responsabilidade com o que é
perguntado e com o que é respondido.
Pesquisa,
geralmente, tem a ver com o ato de
buscar informação a respeito de algo. É
estudar, investigar, examinar objetos de conhecimento. A verificação da
idoneidade dos caminhos percorridos para a realização de uma pesquisa e a
checagem das informações coletadas fazem parte da execução dessa tarefa, não
podem, portanto, ser ignoradas.
Roteiro,
em geral, é um plano, uma programação a
ser seguida. É um texto que descreve,
que relata o desenvolvimento de algo
(uma entrevista, um filme, uma apresentação entre outras possibilidades).
Na sequência, peguem a
apostila (Caderno do aluno, volume II) – p. 22 e preencham este quadro também.
Como atividade
complementar, vamos fazer uma breve retomada do conteúdo utilizando o material
que vocês receberam: “Aprender Sempre – Língua Portuguesa”. Façam as atividades a partir da página 02
até a atividade 5 da página 05.
Além dessas atividades,
não deixem de acompanhar as aulas online pelo canal do CMSP e continuem
registrando no caderno um breve resumo sobre o assunto abordado, certo?!!!
Caso tenham dúvidas, não
deixem de perguntar!
Bons estudos!!!
Profªs Darlene, Jéssica e
Simone
;)
Sem comentários:
Enviar um comentário