domingo, 14 de junho de 2020

LP (15 a 19/06) - 7º A, B, C e D (Profª Darlene, Jessica e Simone)

Tema: Entrevista, pesquisa e roteiro

Variações linguísticas/ Retomada dos conteúdos e temas, e aulas online (Centro de Mídias)

Objetivos: Retomar o gênero textual entrevista; Apresentar os gêneros textuais pesquisa e roteiro; Compreender a importância dos gêneros textuais pesquisa e roteiro na produção/ elaboração do gênero entrevista.
 Retomar os conteúdos (Aprender Sempre); Contextualizar cada tema de aula proposto no centro de mídia ao longo desta semana.
Habilidade: (EF67LP14A) Definir o contexto de produção da entrevista (Objetivos, o que se pretende conseguir, escolha do entrevistado, etc); H19 - Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe; H08 - Inferir informação pressuposta ou subentendida, com base na compreensão global de um texto.


Olá, turmas do 7º ano!!!
Para começarmos, vamos à devolutiva das questões realizadas com a aula do dia 12/06.


Entrevista é a ação de entrevistar alguém ou se deixar entrevistar. Pode acontecer por meio de uma conversa entre duas ou mais pessoas, em busca de respostas para determinado assunto. Quanto à linguagem, dependendo do tipo de entrevista, ela pode ser formal, informal ou um pouco das duas. Como tem finalidade social e difunde informações, é necessário ter responsabilidade com o que é perguntado e com o que é respondido.

Pesquisa, geralmente, tem a ver com o ato de buscar informação a respeito de algo. É estudar, investigar, examinar objetos de conhecimento. A verificação da idoneidade dos caminhos percorridos para a realização de uma pesquisa e a checagem das informações coletadas fazem parte da execução dessa tarefa, não podem, portanto, ser ignoradas.

Roteiro, em geral, é um plano, uma programação a ser seguida. É um texto que descreve, que relata o desenvolvimento de algo (uma entrevista, um filme, uma apresentação entre outras possibilidades).


Na sequência, peguem a apostila (Caderno do aluno, volume II) – p. 22 e preencham este quadro também.


Como atividade complementar, vamos fazer uma breve retomada do conteúdo utilizando o material que vocês receberam: Aprender Sempre – Língua Portuguesa”. Façam as atividades a partir da página 02 até a atividade 5 da página 05.











Além dessas atividades, não deixem de acompanhar as aulas online pelo canal do CMSP e continuem registrando no caderno um breve resumo sobre o assunto abordado, certo?!!!

Caso tenham dúvidas, não deixem de perguntar!
Bons estudos!!!

Profªs Darlene, Jéssica e Simone
;)


Sem comentários:

Enviar um comentário