Conteúdo/Tema: Vida e Evolução
Objetivo (s): Identificar
a Célula como unidade dos seres vivos, Célula como unidade da vida; e
identificar instrumentos ópticos.
Habilidade (s): (EF06CI05)
Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e
digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos,
reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares
e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência.
Apoio curricular: Interpretação de texto e imagem
Estratégia:
Aula no CMSP, Devolutiva das atividades da Situação de Aprendizagem 1, caderno
de Ciências- volume 2.
Recursos: Internet, Blog da escola, Grupo de
WhatsApp, Caderno do aluno de Ciências- volume 2, Parte 2, atividades da
Situação de Aprendizagem 1, caderno, caneta, lápis e borracha.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1:
CÉLULA
COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS
No dia 22/06, na aula no
Centro de Mídias, os professores Edjoel Carvalho e Carlos Magno, mediador,
falaram um pouco mais sobre as células, suas funções, seres unicelulares, como
exemplo as bactérias e suas estruturas. Eles falaram também sobre o uso do
microscópio, sua importância e suas partes. Esse assunto é tratado no Caderno
do Aluno de Ciências, volume 2, Parte 2, na página 12. O professor falou da
importância dos modelos para o estudo da Ciências e em outras áreas. Espero que
você tenha feito as suas anotações ou seu mapa mental.
Lembre-se que a ATIVIDADE
5 é para enviar para a professora! Email: veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br
, entrega até o dia 09/07
Você fez as leituras
e resolveu as atividades? Agora vamos fazer a devolutiva, ou seja, a correção
das atividades. Ok??
ATIVIDADE 3 -
VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS – página 8 no
caderno do aluno de Ciências, volume 2, Parte 2.
(V)
Todos os seres vivos são formados por células, além de átomos e moléculas.
(F) A teoria celular deu início por
volta do ano 2000. Resposta Correta: A Teoria Celular deu início em 1665, com Robert Hooke, que
analisando em fatias de cortiça ao microscópio, observou que eram formadas por
pequenas cavidades que as chamou de células.
(V)
As atividades essenciais que caracterizam a vida, acontecem no interior das
células.
(F)
As minhocas, as flores, os fungos e as bactérias não são seres vivos porque não
possuem células. Resposta Correta: As
minhocas, as flores, os fungos e as bactérias são seres vivos porque possuem
células
(V) Novas células se formam, por meio da
divisão celular das que já existem.
(F)
Para os biólogos, os seres vivos não são constituídos de células. Resposta
Correta: Para os biólogos, os seres vivos são constituídos de células.
PARTES
FUNDAMENTAIS DA CÉLULA – para entender
melhor a imagem de uma célula, entre no Projeto Célula Interativa 3D, http://3d.cl3ver.com/11VrPc , onde você consegue visualizar as
organelas e suas funções, facilitando o seu entendimento.
ATIVIDADE
4 - CONHECENDO OUTROS TIPOS DE CÉLULA – página 09. Segue o desenho da célula vegetal. Observe as
estruturas que diferencia a célula animal da célula vegetal: PAREDE CELULAR, PLASTO ou CLOROPLASTO e
VACÚOLO.
Esquema
da estrutura de uma célula vegetal.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_vegetal
> acesso em 23/06.
ATIVIDADE 5 -
ATIVIDADE PRÁTICA: MÃO NA MASSA – página 11.
Construir um modelo
tridimensional de uma célula animal seguindo as orientações da atividade ou
usando a sua criatividade. Registrar o trabalho quando estiver pronto com foto
e enviar no e-mail: veraguastalle@prof.educacao.sp.gov.br . Data de entrega: até o
dia 09/07.
ATIVIDADE 6 – DESVENDANDO O MICROSCÓPIO – página 12
Respostas das questões:
1.
O microscópio. Esse instrumento possibilitou a descoberta
das células, as unidades microscópicas que constituem os seres vivos.
2.
Acredita-se
que o primeiro microscópio tenha sido construído por volta de 1591 por
Zacharias Janssen (1580-1638) e seu pai, que trabalhava com a fabricação de
óculos.
3.
Os
microscópios mais comuns são: o microscópio
de luz ou microscópio óptico comum, que o professor explicou, que utiliza
um feixe de luz para atravessar o objeto; e o microscópio eletrônico que utiliza partículas associadas a
eletricidade para atravessar o objeto examinado, que pode aumentar até um
milhão de vezes.
Copiar no caderno do aluno de
ciências, volume 2, Parte 2 ou imprimir e colar.
Para
aprofundar os conhecimentos, segue a imagem do microscópio óptico e suas
partes, que foi muito bem explicado pelo professor Edjoel.
Desenhar no caderno de Ciências ou imprimir e colar.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
Professora Vera Lúcia.
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