Uso da norma
padrão e tipos de períodos
Objetivos: Permitir que o aluno reflita mediante seus acertos/erros
dando oportunidade de resgatar as habilidades desenvolvidas.
Reconhecer o uso da linguagem formal no seu
contexto de produção;
Identificar os verbos dentro de um
período;
Diferenciar Período Simples de Período
Composto;
Habilidade:
EF69LP56 - Fazer uso consciente e
reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de
diferentes gêneros, levando em consideração o contexto e a situação de
produção.
Olá, turmas do 9º ano!!!
Vamos à devolutiva?
Texto: Os perigos das Fake News – Por Flávia Silva
1.
Por
ser um texto de opinião, a autora expressou com clareza seu ponto de vista em
relação ao assunto. Qual foi a notícia falsa que deu o ponto de partida para
sua discussão?
“Beber muita água e
fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre previne coronavírus”
2.
Mediante
o tema abordado neste texto, qual a sua opinião sobre esse assunto?
Resposta pessoal
Leia o trecho:
“A mensagem acima é uma informação falsa que
faz parte de uma campanha chamada Saúde sem fake news do Ministério da Saúde
(...)”.
3.
A
palavra QUE está
exercendo função de conjunção ou pronome relativo?
Pronome relativo
(Aprender Sempre – Língua Portuguesa)
atividades: página 06 – Atividade 04, 05 e 06.
4.
Quero
ir ao cinema
|
mas,
e
|
não
tenho dinheiro
|
Quero
ir ao cinema
|
para
e
|
passear
no shopping
|
Cheguei
atrasada
|
porque
pois
|
choveu
muito
|
Faltei
aula ontem
|
e
mas
|
fiz
a lição
|
O
rei saía às ruas
|
para
que
|
o
povo o cumprimentasse
|
Faltei
aula ontem
|
e
porque
pois
|
fui
ao médico
|
Ela
estava preparada para a prova
|
mas
e
porém
|
ficou
nervosa
|
Ela
estava preparada para a prova
|
e
|
saiu-se
muito bem
|
O
atleta treinou muito
|
e
|
conseguiu
ser campeão
|
O
atleta treinou muito
|
mas
|
não
conseguiu ser campeão
|
5. D – porém
6. C – pois
Vamos retomar agora o
conteúdo trabalhado na aula online do CMSP.
Anotem no caderno!
Um pouco de gramática...
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
■ Frase
É todo enunciado que tem sentido completo. A frase pode ou não ter verbo.
Quando não tem, denomina -se FRASE NOMINAL.
“Eta, vida besta, meu Deus.” (Carlos Drummond de Andrade)
Fogo!
É todo enunciado que tem sentido completo. A frase pode ou não ter verbo.
Quando não tem, denomina -se FRASE NOMINAL.
“Eta, vida besta, meu Deus.” (Carlos Drummond de Andrade)
Fogo!
Embora as frases
nominais não tenham verbo, conseguem comunicar ideias completas, pois
pressupõem a presença de verbos ocultos subentendidos. Equivalem a:
Meu Deus, como essa vida é besta.
Está pegando fogo!
Meu Deus, como essa vida é besta.
Está pegando fogo!
■ Oração
É todo enunciado que contenha verbo:
Todos querem...
Não sei, não.
“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis.” (Machado de Assis)
É todo enunciado que contenha verbo:
Todos querem...
Não sei, não.
“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis.” (Machado de Assis)
■ Período
É todo enunciado que possui verbo (oração) e sentido completo (frase), ou seja, é uma frase com verbo, ou uma oração com sentido completo.
Pode ter uma ou mais orações. Deve terminar por ponto-final, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou por reticências.
É todo enunciado que possui verbo (oração) e sentido completo (frase), ou seja, é uma frase com verbo, ou uma oração com sentido completo.
Pode ter uma ou mais orações. Deve terminar por ponto-final, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou por reticências.
Se tem uma só oração, é
período simples; duas ou mais orações, período composto:
■ Período simples: “O sertanejo é antes de tudo um forte.” (Euclides da Cunha)
■ Período composto: Chegou de mansinho, bateu, entrou e sentou -se calado.
■ Período simples: “O sertanejo é antes de tudo um forte.” (Euclides da Cunha)
■ Período composto: Chegou de mansinho, bateu, entrou e sentou -se calado.
Para finalizar, cliquem abaixo. Respondam as questões e assim que terminarem, cliquem em ENVIAR.
Bons estudos!!!
Professora Darlene ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário