Conteúdo/Tema: Os processos de
independência nas Américas (Brasil à Colônia que virou Reino)
Objetivo (s): Analisar o processo de independência em diferentes países latino
americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Habilidade (s): Analisar o processo de independência em
diferentes países latino americanos e comparar as formas de governo neles
adotadas.
Estratégia: Atividade no caderno do aluno, leitura, interpretação e correção das
atividades da semana anterior.
Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Leia com atenção as instruções
abaixo para realizar as atividades: Vamos agora estudar!
Primeira instrução: Vocês devem assistir às
aulas de História do centro de mídia, realizando anotações no caderno
do assunto que abordaram.
Segunda instrução: Agora farei a devolutiva
das atividades que pedi, na semana do 15/06 a 19/06, vocês deverão
realizar as correções em suas respostas caso necessário.
DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES
ATIVIDADE 1. (página 43, caderno do aluno, faça a correção
caso achar necessário)
1.1. Observe a imagem e responda às questões. a) A figura ao lado
retrata uma prática cada vez mais utilizada: a compra on-line, onde,
geralmente, a entrega do produto, ocorre por meio do sistema de Correios.
Pensando em seu cotidiano, quais tipos de correspondência são entregues em sua
casa ou em uma unidade mais próxima de Correios? Registre a sua resposta em seu
caderno.
R:
Carta, boletos, compras realizadas pela internet, boletos.
b) Há quanto tempo você acha que existe o sistema de Correios no Brasil?
( ) Até 10 anos
( ) Entre 11 e 50 anos
( ) Entre 51 e 100 anos
(X)
Mais de 100 anos
c) Em 2008, os Correios lançam selos comemorativos em alusão ao
bicentenário da vinda da Família Real ao Brasil. Pesquise a relação entre esse
evento e o desenvolvimento do sistema de Correios no Brasil. Escreva os
resultados em seu caderno.
O
sistema de correios foi criado durante o Brasil Colonial e que os selos, ao
longo da história são utilizados como instrumentos para construção da memória
coletiva.
Atividade 2: página 43 e 44 (devolutiva das atividades, faça
correção caso necessário em suas atividades)
a) A partir da análise das Fontes 1 e 2, descreva o motivo que levou a
corte e a família real portuguesa a se mudar para o Brasil.
R: Aconteceu
a mudança da família real e da corte portuguesa ao bloqueio continental
decretado por Napoleão Bonaparte que resultou no processo de invasão francesa
em Portugal.
b) Qual foi a atuação da Inglaterra na transferência da corte portuguesa
para o Brasil?
R:
Aconteceu a participação da Inglaterra foi providenciar a escolta dos
portugueses ao Brasil. Porém é importante o professor(a) ampliar essa
explicação relacionando os motivos para a cooperação dos ingleses como resposta
ao bloqueio continental.
c) Como observado na Fonte 2, “Saída à Francesa”, há uma ironia sobre a
transferência da Família Real e da Corte Portuguesa para o Brasil. Após
responder a questão b, elabore uma charge que apresente a atuação da Inglaterra
nesse evento.
A
charges vou corrigir no retorno das aulas presenciais
Atividade: Agora
na página 44 também devem realizar a questão:
2.2 Observe as imagens das Fontes 3, 4 e 5 no quadro a seguir, que
contém três figuras que representam grupos sociais do Brasil colonial e
responda às questões: Entretanto, devem responder somente a questão A da pagina 45.
a) Compare as condições de vida entre os grupos sociais, apresentados
nas obras de Debret, durante o período colonial no Brasil.
Corte: os que
tinham privilégio, determinavam e eram servidos.
Indígenas: explorados
e escravizados
Negros: os
que serviam a corte trabalhando como escravos, sendo castigados fisicamente não
tendo direito nenhum.
ATIVIDADE DESSA SEMANA
Terceira instrução: Vamos para atividade dessa semana. Abaixo
vou colocar passo a passo o que devem fazer.
Primeiro passo: Pegue o caderno do aluno e abra na
página 46, vamos realizar a
atividade 3, e responder as questões no caderno.
Quarta instrução: Leia o
trecho da música abaixo, depois associe com o conteúdo em que
estamos estudando, escrevendo um texto de pelo menos três linhas em seu caderno.
Índio não faz mais lutas
Índio não faz guerra
Índio já foi um dia
O dono dessa terra
Índio ficou sozinho
Índio querer carinho
Índio querer de volta a sua paz
(letra: Vamos Brincar de índio)
Observação:Vou disponibilizar
alguns links sobre os índios na atualidade no Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w
Sem comentários:
Enviar um comentário