domingo, 21 de junho de 2020

História (22 a 26/06) - 8º A e C (Profª Valdenice)


Conteúdo/Tema: Os processos de independência nas Américas (Brasil à Colônia que virou Reino)
Objetivo (s): Analisar o processo de independência em diferentes países latino americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Habilidade (s):  Analisar o processo de independência em diferentes países latino americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Estratégia: Atividade no caderno do aluno, leitura, interpretação e correção das atividades da semana anterior.

Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim. Leia com atenção as instruções abaixo para realizar as atividades: Vamos agora estudar!

Primeira instrução:  Vocês devem assistir às aulas de História do centro de mídia, realizando anotações no caderno do assunto que abordaram.
Segunda instrução: Agora farei a devolutiva das atividades que pedi, na semana do 15/06 a 19/06, vocês deverão realizar as correções em suas respostas caso necessário.

DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES
ATIVIDADE 1.  (página 43, caderno do aluno, faça a correção caso achar necessário)
1.1. Observe a imagem e responda às questões. a) A figura ao lado retrata uma prática cada vez mais utilizada: a compra on-line, onde, geralmente, a entrega do produto, ocorre por meio do sistema de Correios. Pensando em seu cotidiano, quais tipos de correspondência são entregues em sua casa ou em uma unidade mais próxima de Correios? Registre a sua resposta em seu caderno. 
R: Carta, boletos, compras realizadas pela internet, boletos.

b) Há quanto tempo você acha que existe o sistema de Correios no Brasil?
( ) Até 10 anos
( ) Entre 11 e 50 anos
( ) Entre 51 e 100 anos
(X) Mais de 100 anos

c) Em 2008, os Correios lançam selos comemorativos em alusão ao bicentenário da vinda da Família Real ao Brasil. Pesquise a relação entre esse evento e o desenvolvimento do sistema de Correios no Brasil. Escreva os resultados em seu caderno.
O sistema de correios foi criado durante o Brasil Colonial e que os selos, ao longo da história são utilizados como instrumentos para construção da memória coletiva. 

Atividade 2: página 43 e 44 (devolutiva das atividades, faça correção caso necessário em suas atividades)
a) A partir da análise das Fontes 1 e 2, descreva o motivo que levou a corte e a família real portuguesa a se mudar para o Brasil.
R: Aconteceu  a mudança da família real e da corte portuguesa ao bloqueio continental decretado por Napoleão Bonaparte que resultou no processo de invasão francesa em Portugal. 

b) Qual foi a atuação da Inglaterra na transferência da corte portuguesa para o Brasil?
R:  Aconteceu a participação da Inglaterra foi providenciar a escolta dos portugueses ao Brasil. Porém é importante o professor(a) ampliar essa explicação relacionando os motivos para a cooperação dos ingleses como resposta ao bloqueio continental.

c) Como observado na Fonte 2, “Saída à Francesa”, há uma ironia sobre a transferência da Família Real e da Corte Portuguesa para o Brasil. Após responder a questão b, elabore uma charge que apresente a atuação da Inglaterra nesse evento.
A charges vou corrigir no retorno das aulas presenciais

Atividade: Agora na página 44 também devem realizar a questão:

2.2 Observe as imagens das Fontes 3, 4 e 5 no quadro a seguir, que contém três figuras que representam grupos sociais do Brasil colonial e responda às questões: Entretanto, devem responder somente a questão A da pagina 45. 

a) Compare as condições de vida entre os grupos sociais, apresentados nas obras de Debret, durante o período colonial no Brasil. 

Corte: os que tinham privilégio, determinavam e eram servidos.

Indígenas: explorados e escravizados

Negros: os que serviam a corte trabalhando como escravos, sendo castigados fisicamente não tendo direito nenhum.

ATIVIDADE DESSA SEMANA


Terceira instrução: Vamos para atividade dessa semana. Abaixo vou colocar passo a passo o que devem fazer.

Primeiro passo: Pegue o caderno do aluno e abra na página 46, vamos realizar a atividade 3, e responder as questões no caderno.

Quarta instrução: Leia o trecho da música abaixo, depois associe com o conteúdo em que estamos estudando, escrevendo um texto de pelo menos três linhas em seu caderno.

Índio não faz mais lutas
Índio não faz guerra
Índio já foi um dia
O dono dessa terra
Índio ficou sozinho
Índio querer carinho
Índio querer de volta a sua paz
(letra: Vamos Brincar de índio)

  
Observação:Vou disponibilizar alguns links sobre os índios na atualidade no Brasil:  https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w

Sem comentários:

Enviar um comentário