quinta-feira, 25 de junho de 2020

História (22 a 26/06) - 7º B e C (Profª Fernanda)

Tema da Aula: As relações de poder a partir das conquistas da Europa

Habilidade: Analisar os diferentes impactos da conquista européia da América para a população ameríndias
Objetivos: Compreender o que são relações de poder a partir da conquista europeia do continente americano
Habilidade (Apoio LP): Pesquisar, selecionar, comparar, sintetizar informações. Encontrar informações explícitas e implícitas em um texto
Estratégia Vídeo sobre a Conquista espanhola, aula do Centro de Mídias,  interpretação de texto, pesquisa internet

Queridos alunos, espero que estejam bem e animados para os estudos. Assistiram a aula ontem no Centro de Mídias? Mantenham uma rotina de estudo. Isso vai ajudar muito! Vamos para nossa sequência de atividades:

Primeiro passo:  Quem não conseguiu assistir a aula do dia 24/06 ou quiser rever, pode acessá-la pelo no canal do youtube.


 
Façam anotações no caderno do que acharem importante  e realizem as atividades propostas pelo professor do Centro de Mídias no Caderno do Aluno.

Segundo passo: Assistam a devolutiva gravada pela professora Fernanda da atividade realizada na semana passada sobre os Povos Maias, Astecas e Incas. Vejam se acertaram aquele quadro comparativo.  Para assistir, cliquem aqui: 



Terceiro Passo: Assistam o vídeo sobre Hernan Cortez, colonizador espanhol e o fim do Império Asteca: 



Quarto Passo: Leia o texto abaixo e responda as questões:

A conquista das terras espanholas
Em 1519, o oficial espanhol Hernan Cortez desembarcou nas terras onde hoje está o México Hoje está o México com 508 soldados, além de cavalos e canhões. Os indígenas provavelmente estranharam aqueles homens brancos, com roupas e armas de ferro e montados em seres estranhos (os astecas desconheciam cavalo). Os espanhóis por sua vez também devem ter estranhado os modos de viver de se vestir e a língua dos astecas.
Passado o primeiro momento, os espanhóis descobriram que vários povos do império Asteca estavam revoltados com a dominação Asteca. Entre esses povos estavam os habitantes da cidade Tlaxcala. Os espanhóis aliaram-se então a esses povos e marcharam sobre Tenochtitlán a capital do império Asteca, em 1521, matando milhares de astecas, entre os quais seu imperador Montezuma.
Após a conquista de Tenochtitlan, Cortez instalou-se no palácio de Montezuma e seus auxiliares ocuparam outros palácios mexicas.

Questão 1 Tanto no texto A conquista das terras espanholas e no vídeo sobre sobre o Fim do Império Asteca mostram  motivos que contribuíram para a vitória dos espanhóis sobre o Império dos astecas, cite um motivo abordado no filme e um motivo presente no texto. Responda no Caderno

Quinto Passo: Leia o texto abaixo e responda a questão:
Os astecas constituíram um império com a capital em Tenochtitlán. Quando o conquistador espanhol Hernán Cortez chegou à capital asteca, ficou admirado com a cidade e,
por volta de 1520, assim a descreveu para o rei da Espanha:

[...] Procurarei dar, mui poderoso senhor, um pequeno relato das grandezas, maravilhas e estranhezas desta grande cidade de Tenochtitlán, [...]. Mas, certamente, tudo o que direi será pouco para descrever o que existe aqui. [...] Há uma praça tão grande que corresponde a duas vezes a cidade de Salamanca (Espanha), […] onde há cotidianamente mais de sessenta mil almas comprando e vendendo. Há todos os gêneros de mercadorias que se conhecem na terra, desde joias de ouro, prata e cobre, até galinhas, pombas e papagaios. Há casas como de boticários, onde vendem os medicamentos feitos por eles […]. Há casas como de barbeiros, onde lavam e raspam as cabeças. […] Há verduras de todos os tipos, mel de abelha, fios de algodão para tecer, […] milho em grão ou já transformado em pão de excelente sabor.
 Há no centro da praça uma casa de audiências, onde estão reunidos dez ou doze juízes para julgar as questões decorrentes de desacertos nas compras e vendas. Também mandam castigar aqueles que cometem atos de delinquência [...]. CORTEZ, Hernán. A conquista do México. Porto Alegre: L&PM, 2008. p. 62-63.

 Questão 2:  Leia o texto acima e responda às perguntas:
a)      Quem foi Cortez e que posição ele ocupava?
b)      Para quem Hernan Cortez está escrevendo?
c)      Copie um trecho que demonstra a sua admiração pelo mercado asteca.
d)      O que o auto com sessenta mil almas comprando e vendendo?
e)      Escreva um breve texto comparando a principal área de comércio da cidade em que você vive com Tenochtitlán. Observe atentamente aspectos como: tamanho, organização, serviços, produtos e atividades oferecidos.


Pessoal, todas as questões deverão ser respondidas no caderno.

Beijos e Bons estudos!

Sem comentários:

Enviar um comentário