DEVOLUTIVA DO SIMULADO
Objetivo: Refletir sobre as questões de História presentes no Simulado.
1) De
acordo com o que foi estudado durante as atividades, selecione a alternativa
que melhor traduz o período histórico denomina Iluminismo.
a) Acreditava-se
mais na igreja do que na ciência, teve seu lugar de origem nos países
asiáticos, principalmente no Japão e repercutiu principalmente nos países
africanos.
b)
Crença na razão humana e no progresso, combate ao fanatismo
religioso, mas não negava a Deus, originou-se no continente Europeu,
principalmente, na França, e posteriormente teve grande repercussão também na
América.
c) O
Iluminismo foi um período obscuro na história ocidental, representando a força
do Estado sobre o povo, e como caráter principal acreditavam que a iluminação
deveria vir primeiro de Deus e do Estado, e a população deveria apenas
obedecer.
d) O
iluminismo teve origem nos Estados Unidos e pregava principalmente que o povo
deveria acreditar na ciência e não em Deus, e que toda e qualquer forma de
adoração ou crença a qualquer divindade deveria ser entendida como crime.
Alternativa correta: B
O Iluminismo,
também conhecido como "Século das Luzes", foi um movimento
intelectual europeu surgido na França no século XVIII.
A principal
característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o
da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
O Iluminismo chegou ao
Brasil através das publicações que eram contrabandeadas para a colônia.
Igualmente, vários
estudantes que iam à Universidade de Coimbra também tiveram contato com as
ideias iluministas e passaram a difundi-las.
Essas ideias passavam
a questionar o próprio sistema colonial e fomentar o desejo de mudanças.
Assim, o movimento das
Luzes influenciou a Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) e
a Revolução Pernambucana (1817).
2)
A
imagem abaixo é uma caricatura do século XVIII e satiriza a sociedade francesa
daquela época, ou seja, as vésperas da Revolução Francesa.
Fonte: http://arevolucaofrancesa2.blogspot.com.br/2015/08/2-revolucao-francesa-tres-estados.html Acesso em: 22 mai.
2016.
Ao
observar a charge, podemos inferir/concluir que:
a)
O
povo não passava necessidades;
b)
Os nobres exploravam o
povo;
c)
O
Rei atendia as necessidades do povo;
d)
A
situação econômica na Franca era ótima.
Alternativa correta: B
A sociedade francesa as vésperas da Revolução
Francesa estava dividida em três “Estados”, ou seja, classes sociais: Clero (1º
Estado), Nobreza (2º Estado) e Povo (3º Estado).
Esses estados eram estáticos, isto é, quem nascia
como Nobre sempre seria da Nobreza e quem nascia Povo, sempre seria do Povo
iria (Isso é chamado de sociedade estamental). Também aprendemos que quem
sustentava a “Franca” era o POVO, pois eram os únicos que pagavam os impostos.
A charge, portanto, faz uma crítica a sociedade
francesa daquela época: Nobres explorando o povo uma vez que eram eles que
pagavam os impostos, inclusive sustentando os luxos da corte.
1)
Grande parte dos acontecimentos e das
grandes decisões tomadas durante a Revolução Francesa foram realizadas pelo
povo, a massa formada principalmente de camponeses. Além do povo, outra classe
que teve grande peso com o surgimento da Revolução foi:
a)
A burguesia
b)
A nobreza
c)
O clero
d)
Os vassalos
Alternativa correta: A
Como estudado, a França do final do século XVIII era o país
mais populoso da Europa e também um dos mais injustos. Os franceses viviam sob
o Antigo Regime, uma sociedade em que o clero e a nobreza tinham enormes
privilégios enquanto os burgueses que detinham poder econômico e sustentavam a
nobreza e clero não gozavam de nenhuma participação política ou representação.
Por isso, a burguesia, é a classe que se rebela juntamente com os trabalhadores
urbanos e camponeses.
ATIVIDADE
1)
A partir dos estudos sobre a Revolução
Francesa, como você interpreta o lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”?
2)
Você considera que nos dias atuais esses lemas
da Revolução estão presentes na sociedade? Justifique.
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