Conteúdo/Tema:
Razão entre grandezas de espécies diferentes
Objetivo(s):
Identificar situações que envolvam razão entre grandezas de espécies
diferentes; Resolver problemas envolvendo
o conceito de razão como exemplo, velocidade, densidade, escala etc; Aplicar
conhecimentos matemáticos em situações do cotidiano.
Habilidade(s): Resolver
situações-problema que envolva a razão entre duas grandezas de espécies
diferentes, como velocidade e densidade demográfica; Resolver
e elaborar situações-problema que envolva relações de proporcionalidade direta
e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes
proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de
outras áreas.
Estratégia: Interpretar e resolver situações-problemas em diferentes contextos.
Deixe a resposta em cada exercício,
registre como você chegou à resposta do exercício.
Para
o entendimento de proporcionalidade direta e inversa, assista às aulas abaixo:
H: MP14 Identificar situações em
que existe proporcionalidade entre grandezas.
1) Assinale
a situação em que se pode estabelecer a relação de proporcionalidade entre os
elementos envolvidos.
(A) Um
mecânico consertou um automóvel em uma hora. Em duas horas consertará dois
automóveis.
(B) Um
caminhão foi abastecido com R$ 120,00 de óleo diesel. Com R$ 240,00 teria o
dobro de litros de óleo.
(C) Em uma
hora as vendas de uma loja foram de R$ 1.200,00. Então, em duas horas venderá
R$ 2.400,00.
(D) Na 1a
aula um professor falou durante 22 minutos. Ao final de sua 5a
aula terá falado durante 110 minutos.
H: MP14 Identificar situações em
que existe proporcionalidade entre grandezas.
2) Considere
as afirmações abaixo:
I. No
primeiro quarto de um jogo de basquete o time A fez 27 pontos. Ao final do jogo
terá feito 108 pontos.
II. Um
trem de alta velocidade, gasta 4 horas para percorrer 480 Km. Em uma hora terá percorrido
120 Km.
III. Os
salários de duas pessoas são de R$ 1.000,00 e de R$ 2.000,00. Com um aumento passaram
a ganhar R$1.100,00 e R$ 2.200,00, respectivamente.
IV. Alberto
jogou durante 2 anos na Loteria Esportiva e ganhou o primeiro prêmio.
Continuando
a jogar por mais 20 anos Alberto ganhará outras 10 vezes na loteria.
Assinale a
alternativa que aponta para situações de proporcionalidade.
(A) I e IV.
(B) I e
III.
(C) II e
III.
(D) II e
IV.
H: MP17 Calcular a razão entre duas
grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta.
3) Foram
enviadas 250.000 doses de vacinas para uma região que possui 450.000 habitantes.
A razão entre vacinas e habitantes é obtida por meio de:
(A)
450.000 – 250.000.
(B)
250.000 + 450.000.
(C)
250.000: 450.000.
(D)
450.000 x 250.000.
H: MP16 Resolver situações problemas
que envolvam razões como: escala, porcentagem, velocidade, probabilidade etc.
4) Em um
experimento um objeto é lançado com velocidade constante de 20 metros por
segundo.
Após 15
segundos a distância percorrida por esse objeto é:
(A) 30 m.
(B) 35 m.
(C) 150 m.
(D) 300 m.
H: MP19 Representar porcentagens em
gráficos de setores, com base na proporcionalidade entre porcentagem e grau.
5) Para
construir o gráfico de setores que indica os gastos de uma empresa o desenhista
dividiu a circunferência em 20 arcos iguais, como pode ser observado nas
figuras abaixo.
Ao indicar os 40% de despesas com Recursos Humanos o
desenhista utilizou um ângulo de:
(A) 40o.
(B) 80o.
(C) 144o.
(D) 162o.
H: MP15 Resolver
problemas envolvendo proporcionalidade inversa ou direta.
6) A tabela a seguir ilustra uma situação de
proporcionalidade entre as grandezas: “tempo” e “número de pessoas”,
necessárias à realização de uma tarefa.
Considerando
que as pessoas mantenham o mesmo ritmo de trabalho, os valores de “a”, “b” e
“c”, são respectivamente:
(A) 3, 3 e
1.
(B) 12, 12
e 4.
(C) 3, 12
e 4.
(D) 8, 8 e
8.
H: MP15 Resolver
problemas envolvendo proporcionalidade inversa ou direta.
7) Duas
grandezas x e y são diretamente proporcionais.
Quando x =
6, o valor correspondente de y é igual a 9.
O valor de
y quando x = 10, será:
(A) 13.
(B) 15.
(C) 16.
(D) 19.
H:
MP16 Resolver situações problemas que envolvam razões como: escala,
porcentagem, velocidade, probabilidade, etc.
8) Larissa viu numa propaganda a foto de
um celular, exatamente igual ao seu, ao lado de um tablet, o qual pretendia
comprar, mas não sabia se caberia na sua bolsa.
Como tinha aprendido na escola que
uma foto é a representação da realidade numa escala menor, mediu a altura do
celular na foto e comparou com a medida real de seu celular. Assim, encontrou
as seguintes medidas aproximadas: 5 cm e 15 cm.
Depois,
mediu a altura do tablet na foto e encontrou 9 cm. Usando estas medidas todas,
conseguiu calcular a altura aproximada do tablet real e ficou feliz, pois
caberia na sua bolsa. A altura aproximada do tablet, que Larissa encontrou foi:
(A) 19 cm.
(B) 24 cm.
(C) 27 cm.
(D) 29 cm.
H: MP 17 Calcular a
razão entre duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta.
9)
Em seu 7º levantamento de dados, referente a safra brasileira de grãos, a
Campanha Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma colheita de 209 milhões
de toneladas em uma área plantada de 58,4 milhões de hectares.
A
razão da produtividade em toneladas pela área plantada em hectares, está
estimada em aproximadamente:
(A) 3,58 toneladas/hectare.
(B) 35,8 toneladas/hectare.
(C) 0,27 toneladas/hectare.
(D) 27,9 toneladas/hectare.
H:
MP16 Resolver situações problemas que envolvam razões como: escala,
porcentagem, velocidade, probabilidade, etc.
10) Edson conhece bem o seu carro e
a rodovia que trafega. Sabe que em alguns trechos pode chegar à velocidade de
100 km/h, mas em outros precisa manter a velocidade máxima à 80 km/h.
Ele sabe, ainda, que as leis de
trânsito precisam ser respeitadas para a segurança de todos, inclusive da do
motorista, por isso precisa se planejar com relação ao tempo que vai gastar nas
viagens.
Calcule, você também, qual o tempo que se gasta para
percorrer um trajeto à 80 km/h, sabendo-se que, o mesmo trajeto, pode ser
percorrido em 6 horas à velocidade de 100km/h.
(A) 3,2 horas.
(B) 7,5 horas.
(C) 8,7 horas.
(D) 10,5 horas.
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