sexta-feira, 22 de maio de 2020

Arte (18 a 22/05) - 9º A, B, C, D e E (Profª Ana Claudia)

Conteúdo/tema: Elementos constitutivos da música.
Objetivo: Identificar os elementos formativos do som.
Habilidades:  (EF09AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas di - versas de composição/criação, execução e apreciação musicais
Estratégia: Apreciação e registro.

Olá alunos!!  Nessa aula vamos estudar sobre os elementos formativos da música.

Primeiro vamos conhecer quais são:


Vimos que são vários elementos mas nesse momento vamos destacar apenas um : O TIMBRE


TIMBRE – É a propriedade do som que nos permite reconhecer sua origem. O timbre diferencia, “personaliza” o som. Por meio do timbre identificamos “o que” está produzindo o som. Por exemplo: quando ouvimos uma pessoa falar, um celular tocando ou mesmo um gatinho miando podemos saber qual fonte sonora produziu o som por causa do timbre.


Como vimos o TIMBRE seria a IDENTIDADE do som, ou como foi dito na aula do Centro de mídias, a COR DO SOM.  é por causa do timbre que identificamos  a voz de uma pessoa da outra, ou identificamos os sons a nossa volta.

ATIVIDADE 1: VAMOS ESCUTAR!!

1º Acesse o link para ouvir a música: ‘ O TREM CAIPIRA” ( Villa Lobos)

2º Preste muita atenção em todos os sons, e vá fazendo anotações, identifique os instrumentos e também outros sons não convencionais que possam fazer parte da música.

3º Em seu caderno de arte , liste todos os sons de instrumentos e os outros sons que você conseguiu identificar.

4º Já que o TIMBRE é a cor do som .Em seu caderno de arte DESENHE inspirando-se na música ouvida. CAPRICHE!!! E não esqueça de pintar!

OBS: Essa atividade deve ser feita no seu caderno de arte e será avaliada quando retornarmos



Sem comentários:

Enviar um comentário