Conteúdo/tema: Elementos
constitutivos da música.
Objetivo:
Identificar
os elementos formativos do som.
Habilidades:
(EF09AR20) Explorar e analisar elementos
constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por
meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e
práticas di - versas de composição/criação, execução e apreciação musicais
Estratégia:
Apreciação
e registro.
Olá
alunos!! Nessa aula vamos estudar sobre
os elementos formativos da música.
Primeiro
vamos conhecer quais são:
Vimos que são vários elementos mas
nesse momento vamos destacar apenas um : O TIMBRE
TIMBRE –
É a propriedade do som que nos permite reconhecer sua origem. O timbre
diferencia, “personaliza” o som. Por meio do timbre identificamos “o que”
está produzindo o som. Por exemplo: quando ouvimos uma pessoa falar, um
celular tocando ou mesmo um gatinho miando podemos saber qual fonte sonora
produziu o som por causa do timbre.
|
Como
vimos o TIMBRE seria a IDENTIDADE do som, ou como foi dito na aula do Centro de
mídias, a COR DO SOM. é por causa do
timbre que identificamos a voz de uma
pessoa da outra, ou identificamos os sons a nossa volta.
ATIVIDADE 1: VAMOS ESCUTAR!!
1º
Acesse o link para ouvir a música: ‘ O TREM CAIPIRA” ( Villa Lobos)
2º
Preste muita atenção em todos os sons, e vá fazendo anotações, identifique os
instrumentos e também outros sons não convencionais que possam fazer parte da
música.
3º
Em seu caderno de arte , liste todos os sons de instrumentos e os outros sons
que você conseguiu identificar.
4º
Já que o TIMBRE é a cor do som .Em seu caderno de arte DESENHE inspirando-se na
música ouvida. CAPRICHE!!! E não esqueça de pintar!
OBS: Essa atividade deve ser feita no seu
caderno de arte e será avaliada quando retornarmos
|
Sem comentários:
Enviar um comentário