quarta-feira, 6 de maio de 2020

LP (4 a 08/05) - 9º A, B, C e D (Profª Darlene)

Conteúdo/ Tema: CARTAZ E CRÔNICA: INTENÇÕES COMUNICATIVAS

Objetivos: Identificar diferentes formas de tratar uma informação; a comparação entre textos; a localização de informações; refletir sobre alguns conceitos linguísticos.
Habilidades: Localizar informações explícitas em um texto; Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto; Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido; Inferir informação implícita em um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, ad­vérbios etc.
Estratégia: Leitura e Interpretação

Situação inesperada
Óculos a separar os olhos das fichas de RPG14 guardadas numa simpática caixinha de alumínio, perten­ces preciosos de um rapaz alto, um dos muitos passageiros em pé no antepenúltimo vagão. O balbucio15 saía dele, motivado pelo som proveniente de um aparelhinho branco e vermelho preso por uma alça no cano superior do trem. Ele não parecia se preocupar com o incômodo dos outros. Gesticulava, dançava com a cabeça, fechado em seu mundo. Ora mexia na mochila; ora, com dedos ágeis, no celular.
Nas mãos, que mais pareciam múltiplas, estavam a caixinha de alumínio reluzente e o celular, seres que disputavam, entre si, a atenção do hábil usuário. A cena inusitada16 para aquela hora da manhã, numa condução pública e férrea17, atraía plateias. Olhares mal dormidos se distraiam com a figura da cabeça volante. Caixinha depositada dentro da mochila. Caixinha retirada de dentro da mochila. A ação se repe­tia. Será que aquele objeto reluzente acompanhava a música que saía de uma outra caixa: a de som?
Passageiros incomodados? Não mais! Curiosos aguardavam o desfecho da apresentação. Para onde olhar? Para o movimento da cabeça ritmada ou para as mãos que laboravam18 rápida e de forma har­mônica instrumentos tecnologicamente diferentes?
Saída da plataforma: 06h15. Chegada à estação de destino: 8h30. Foi a primeira vez que não senti a demora da viagem!

Importante saber: A Lei 15.937, de dezembro de 2013, proíbe a utilização de aparelhos sonoros em transportes coletivos. Esses aparelhos só podem ser usados com fones de ouvido, a fim de preservar o conforto dos usuários, evitando, assim, a poluição sonora.

1 - Caso o rapaz da crônica fosse denunciado por desrespeitar a Lei 15.937, ele:
a)      seria orientado a desligar o aparelho;
b)      seria convidado a se retirar da condução pública;
c)      seria conduzido mediante intervenção policial.
d)      seria orientado a desligar o aparelho; se recusasse, seria convidado a se retirar da condução pública; se a última conduta não fosse obedecida por ele, seria solicitada a intervenção policial.

2- Essa lei existiria se não tivessem inventado o fone de ouvido?

3- Toda a sequência de cenas evidenciadas na crônica acontece durante uma viagem de trem. As ações são captadas a partir da observação de um dos passageiros, que descreve os movimentos de um outro passageiro. Com base nessa análise, responda:

Ø  Qual é a ideia que o narrador evidencia, no primeiro parágrafo, a respeito do passageiro por ele observado? Sentiu-se incomodado?

Ø  Qual é a ideia que o narrador evidencia, a partir do segundo parágrafo, a respeito do passageiro? Continuou incomodado?


Texto I – Cartaz de campanha educativa
Leia o texto abaixo. 



Katia Regina Pessoa

1.      Agora, leia somente os trechos que estão coloridos e com letras maiores. Como fica a mensagem? É muito diferente da primeira leitura?


Texto II – Anúncio Publicitário: a propaganda


1.      O que há em comum entre os Textos I e II?

2-       No primeiro quadro do Texto II, quais são os indícios de que a mensagem não faz parte de uma campanha educativa?

3-       Qual é, portanto, a intencionalidade do Texto II?

4-      Persuadir é a alma do negócio. É a motivação desejável para estimular alguém a adquirir algo. Na propaganda, há marcas intencionais e que tornam a mensagem atrativa para pessoas que procuram fones de ouvido com tecnologia diferenciada. Escreva, retirando do texto, trechos que ajudam a convencer as pessoas a comprarem o produto oferecido.

5- A finalidade principal desse texto, portanto, é
a) promover uma marca de fone de ouvido.
b) estimular pessoas adultas a usarem fone.
c) conscientizar a população a ouvir música.
d) incentivar o jovem a usar o Bluetooth 20.0.

No Texto II, também há palavras destacadas por meio de cores e de tamanho maior.

Reveja:


6- As palavras em destaque são exemplos de verbos no Modo Imperativo. Esses verbos são comuns em textos que circulam no mundo publicitário. Pensando no efeito de sentido pretendido, a intenção de uso é:
a) convencer os interlocutores a comprarem o produto.
b) apresentar as características inovadoras do produto.
c) dar ordens de compra do produto a jovens e a seus pais.
d) convidar a todos para usarem o produto em suas viagens.

Para relembrar: Ao utilizar os verbos no Modo Imperativo, tem-se a intenção de fazer com que o interlocutor realize ações que envolvam pedidos, convites, ordens, conselhos ou súplicas, por exemplo. O imperativo se divide nas formas afirmativa e negativa.

7. Volte ao texto da propaganda e transcreva:

a) do primeiro quadro, um exemplo de verbo no imperativo negativo:

b) do último quadro, um exemplo de verbo no imperativo afirmativo:

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