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Tema: CARTAZ E
CRÔNICA: INTENÇÕES COMUNICATIVAS
Objetivos: Identificar diferentes formas de
tratar uma informação; a comparação entre textos; a localização de informações;
refletir sobre alguns conceitos linguísticos.
Habilidades:
Localizar informações explícitas em um texto; Diferenciar as partes principais
das secundárias em um texto; Reconhecer diferentes formas de tratar uma
informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das
condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido; Inferir informação
implícita em um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no
texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Estratégia:
Leitura e Interpretação
Situação
inesperada
Óculos a separar os olhos das
fichas de RPG14 guardadas
numa simpática caixinha de alumínio, pertences preciosos de um rapaz alto, um
dos muitos passageiros em pé no antepenúltimo vagão. O balbucio15 saía dele, motivado pelo som
proveniente de um aparelhinho branco e vermelho preso por uma alça no cano
superior do trem. Ele não parecia se preocupar com o incômodo dos outros.
Gesticulava, dançava com a cabeça, fechado em seu mundo. Ora mexia na mochila;
ora, com dedos ágeis, no celular.
Nas mãos, que mais pareciam múltiplas,
estavam a caixinha de alumínio reluzente e o celular, seres que disputavam,
entre si, a atenção do hábil usuário. A cena inusitada16 para aquela hora da manhã, numa
condução pública e férrea17, atraía plateias. Olhares mal dormidos se distraiam
com a figura da cabeça volante. Caixinha depositada dentro da mochila. Caixinha
retirada de dentro da mochila. A ação se repetia. Será que aquele objeto
reluzente acompanhava a música que saía de uma outra caixa: a de som?
Passageiros incomodados? Não mais!
Curiosos aguardavam o desfecho da apresentação. Para onde olhar? Para o
movimento da cabeça ritmada ou para as mãos que laboravam18 rápida e de forma harmônica
instrumentos tecnologicamente diferentes?
Saída da
plataforma: 06h15. Chegada à estação de destino: 8h30. Foi a primeira vez que
não senti a demora da viagem!
Importante saber: A Lei 15.937, de dezembro de 2013,
proíbe a utilização de aparelhos sonoros em transportes coletivos. Esses
aparelhos só podem ser usados com fones de ouvido, a fim de preservar o
conforto dos usuários, evitando, assim, a poluição sonora.
1
- Caso o rapaz da crônica fosse denunciado por desrespeitar a Lei 15.937, ele:
a)
seria
orientado a desligar o aparelho;
b)
seria
convidado a se retirar da condução pública;
c)
seria
conduzido mediante intervenção policial.
d)
seria
orientado a desligar o aparelho; se recusasse, seria convidado a se retirar da
condução pública; se a última conduta não fosse obedecida por ele, seria
solicitada a intervenção policial.
2- Essa lei existiria se não tivessem
inventado o fone de ouvido?
3- Toda a sequência de cenas evidenciadas
na crônica acontece durante uma viagem de trem. As ações são captadas a partir
da observação de um dos passageiros, que descreve os movimentos de um outro
passageiro. Com base nessa análise, responda:
Ø Qual é a ideia que
o narrador evidencia, no primeiro parágrafo, a respeito do passageiro por ele
observado? Sentiu-se incomodado?
Ø Qual é a ideia que
o narrador evidencia, a partir do segundo parágrafo, a respeito do passageiro?
Continuou incomodado?
Texto
I – Cartaz de
campanha educativa
Leia o texto abaixo.
Katia Regina Pessoa
1.
Agora,
leia somente os trechos que estão coloridos e com letras maiores. Como fica a
mensagem? É muito diferente da primeira leitura?
Texto
II – Anúncio
Publicitário: a propaganda
1. O
que há em comum entre os Textos I e II?
2- No primeiro quadro do Texto II, quais
são os indícios de que a mensagem não faz parte de uma campanha educativa?
3- Qual é, portanto, a intencionalidade do Texto
II?
4-
Persuadir é a alma do negócio. É a motivação
desejável para estimular alguém a adquirir algo. Na propaganda, há marcas
intencionais e que tornam a mensagem atrativa para pessoas que procuram fones
de ouvido com tecnologia diferenciada. Escreva, retirando do texto, trechos que
ajudam a convencer as pessoas a comprarem o produto oferecido.
5-
A finalidade principal desse texto, portanto, é
a)
promover uma marca de fone de ouvido.
b)
estimular pessoas adultas a usarem fone.
c)
conscientizar a população a ouvir música.
d)
incentivar o jovem a usar o Bluetooth 20.0.
No Texto II,
também há palavras destacadas por meio de cores e de tamanho maior.
Reveja:
6- As
palavras em destaque são exemplos de verbos no Modo Imperativo. Esses verbos
são comuns em textos que circulam no mundo publicitário. Pensando no efeito de
sentido pretendido, a intenção de uso é:
a) convencer
os interlocutores a comprarem o produto.
b)
apresentar as características inovadoras do produto.
c) dar
ordens de compra do produto a jovens e a seus pais.
d) convidar
a todos para usarem o produto em suas viagens.
Para
relembrar: Ao
utilizar os verbos no Modo Imperativo, tem-se a intenção de fazer com que o
interlocutor realize ações que envolvam pedidos, convites, ordens, conselhos ou
súplicas, por exemplo. O imperativo se divide nas formas afirmativa e negativa.
7. Volte ao
texto da propaganda e transcreva:
a) do
primeiro quadro, um exemplo de verbo no imperativo negativo:
b) do último
quadro, um exemplo de verbo no imperativo afirmativo:
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