Conteúdo/Tema: Circuito Elétrico
Objetivo (s): Saber o que é um
circuito elétrico; identificar os diferentes tipos de circuitos elétricos,
reconhecer alguns de seus elementos
básicos (componentes elétricos) e compreendendo a sua presença no cotidiano.
Habilidade (s): EF08CI02: Planejar e
construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros
dispositivos e compará-los aos circuitos elétricos residenciais.
Estratégia: Exibição de vídeos em links e resolução de
atividades como forma avaliativa.
|
CONHECENDO ALGUNS DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM CIRCUITO
ELÉTRICO
Transformação
e conservação de Energia Elétrica
Os diversos equipamentos
eletroeletrônicos funcionam de acordo com a transformação que realizam da
energia elétrica recebida. Estamos tão acostumados a ligar a televisão, acender
as luzes, carregar equipamentos e utilizar os eletrodomésticos que não paramos
para pensar na forma ou caminho que a corrente elétrica produzida passa ou
passará até chegar a nossas casas.
De acordo com a pesquisa feita anteriormente sobre: Gerador,
Resistor, Condutores elétricos, Corrente elétrica, Interruptor e Circuitos
elétricos, vamos organizar a realização
de uma atividade experimental.
ATIVIDADE 1:
Vamos acender uma lâmpada?
Por meio de um experimento investigativo o desafio é: Como acender uma lâmpada?
a) Providencie os seguintes materiais:
1. Dois fios finos flexível de 20 cm cada, com as
extremidades descascadas;
2. Uma pilha de 1,5 volts;
3. Uma lâmpada de lanterna.
c) Faça a descrição do esquema na qual a lâmpada acendeu?
d) Na montagem quem é o gerador?
e) Na montagem do circuito quem é o resistor?
f) Na montagem do circuito quem são
os condutores?
Portanto o circuito montado é um: Circuito Simples.
Num circuito simples há um gerador
(pilha), fios condutores e uma lâmpada (resistor).
Para conhecer melhor um circuito simples e como é sua
representação esquemática.
Para melhor entendimento assista os vídeos a seguir:
ATIVIDADE 2: CONSTRUINDO DIFERENTES CIRCUITOS
ELÉTRICOS
1. Providencie os materiais a seguir e monte os seguintes
circuitos, conforme as figuras a seguir.
• Dois fios finos flexíveis de 20 cm cada, com as
extremidades descascadas;
• Duas pilhas de 1,5 volts;
• Três lâmpadas de
LED.
a) Que tipo de circuito foi montado?
b) O que acontece com
a luminosidade das lâmpadas quando você insere outras lâmpadas no circuito?
2) Monte o circuito
conforme as figuras a seguir e responda aos questionamentos:
a) Que tipo de circuito foi
montado?
b) O que acontece com a luminosidade das lâmpadas quando
você insere outras lâmpadas no circuito?
c) Se você retirar uma das lâmpadas do
circuito das figuras 2 e 3, o que acontece com a luminosidade das demais
lâmpadas?
ATIVIDADE 3:
Com base na pesquisa,
identifique cada dispositivo do circuito elétrico abaixo e depois explique
porque em um circuito a lâmpada acendeu e no outro não.
ATIVIDADE 4:
Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito
elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se
da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as
extremidades descascadas faz as seguintes ligações com a intenção de acender a
lâmpada:
Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a
lampada acendeu?
a) (1), (3), (6).
b) (3), (4), (5).
c) (1), (3), (5).
d) (1), (3), (7).
Sem comentários:
Enviar um comentário