terça-feira, 12 de maio de 2020

Ciências (11 a 15/05) - 8º D, E e F (Profª Bernadete)

Conteúdo/Tema: Circuito Elétrico
Objetivo (s): Saber o que é um circuito elétrico; identificar os diferentes tipos de circuitos elétricos, reconhecer  alguns de seus elementos básicos (componentes elétricos) e compreendendo a sua presença no cotidiano.
Habilidade (s): EF08CI02: Planejar e construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los aos circuitos elétricos residenciais.
Estratégia: Exibição de vídeos em links e resolução de atividades como forma avaliativa.

CONHECENDO ALGUNS DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM CIRCUITO ELÉTRICO

Transformação e conservação de Energia Elétrica
Os diversos equipamentos eletroeletrônicos funcionam de acordo com a transformação que realizam da energia elétrica recebida. Estamos tão acostumados a ligar a televisão, acender as luzes, carregar equipamentos e utilizar os eletrodomésticos que não paramos para pensar na forma ou caminho que a corrente elétrica produzida passa ou passará até chegar a nossas casas.
De acordo com a pesquisa feita anteriormente sobre: Gerador, Resistor, Condutores elétricos, Corrente elétrica, Interruptor e Circuitos elétricos, vamos organizar  a realização de uma atividade experimental.

ATIVIDADE 1:
Vamos acender uma lâmpada?
Por meio de um experimento investigativo o desafio é: Como acender uma lâmpada?
a) Providencie os seguintes materiais:
1. Dois fios finos flexível de 20 cm cada, com as extremidades descascadas;
2. Uma pilha de 1,5 volts;
3. Uma lâmpada de lanterna.

b) Qual das figuras abaixo a lâmpada acenderá?



  

c) Faça a descrição do esquema na qual a lâmpada acendeu?

d) Na montagem quem é o gerador? 

e) Na montagem do circuito quem é o resistor? 

f) Na montagem do circuito quem são os condutores?

Portanto o circuito montado é um: Circuito Simples.

Num circuito simples há um gerador (pilha), fios condutores e uma lâmpada (resistor). 
Para conhecer melhor um circuito simples e como é sua representação esquemática.


Para melhor entendimento assista os vídeos a seguir:



ATIVIDADE 2: CONSTRUINDO DIFERENTES CIRCUITOS ELÉTRICOS

1. Providencie os materiais a seguir e monte os seguintes circuitos, conforme as figuras a seguir.
• Dois fios finos flexíveis de 20 cm cada, com as extremidades descascadas;
• Duas pilhas de 1,5 volts;
 • Três lâmpadas de LED.


a) Que tipo de circuito foi montado?

 b) O que acontece com a luminosidade das lâmpadas quando você insere outras lâmpadas no circuito? 

 2) Monte o circuito conforme as figuras a seguir e responda aos questionamentos:



a)    Que tipo de circuito foi montado?


b) O que acontece com a luminosidade das lâmpadas quando você insere outras lâmpadas no circuito?

 c) Se você retirar uma das lâmpadas do circuito das figuras 2 e 3, o que acontece com a luminosidade das demais lâmpadas? 

ATIVIDADE 3:
Com base na pesquisa, identifique cada dispositivo do circuito elétrico abaixo e depois explique porque em um circuito a lâmpada acendeu e no outro não.


ATIVIDADE 4:
Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as extremidades descascadas faz as seguintes ligações com a intenção de acender a lâmpada:  


Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lampada acendeu?
a) (1), (3), (6).
b) (3), (4), (5).
c) (1), (3), (5).
d) (1), (3), (7).

Sem comentários:

Enviar um comentário