Conteúdo/tema: Música
Objetivo
: Reconhecer
diferentes linguagens da música.
Habilidades:
(EF07AR21)
Explorar e analisar instrumentos acústicos (percussão, sopro, cordas e fricção)
em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo
timbres e características de instrumentos musicais diversos.
Estratégia:
Pesquisa,
classificação e colagem.
CONTINUANDO
NOSSO ESTUDO SOBRE INSTRUMENTOS MUSICAIS:
1º
-LEIA O TEXTOS:
INSTRUMENTOS MUSICAIS ACÚSTICOS E ELÉTRICOS
Instrumentos acústicos
Basicamente,
os instrumentos acústicos são aqueles que não usam eletricidade pra funcionar, tá?
Mas, além disso, eles costumam ter um som mais limpo e suave do que suas
versões elétricas!
Além
disso, nem todos os instrumentos têm uma versão elétrica, como a flauta, e vice-versa. Alguns instrumentos que podem ser acústicos são
o violão, violino, violoncelo, baixolão e o cajon.
Alguns
instrumentos que podem ser acústicos são o violão, violino, violoncelo,
baixolão e o cajon. Ah, um detalhe: nem todos instrumentos tem uma versão
acústica, como o teclado músical.
O sax é um ótimo instrumento acústico e com uma melodia perfeita
pro jazz
Instrumentos elétricos
Agora
os instrumentos elétricos precisam ser ligados a um amplificador ou uma fonte
de energia pra funcionar, viu? Por exemplo, no caso da guitarra, é o amplificador que faz o som dela chegar ao ouvido de todo
mundo! Se ela não for ligada nesse caixa, mal dá pra ouvir o som dela.
Já
o teclado musical usa uma fonte de energia pra ser ligado à tomada e pode ter
uma caixinha de som nele mesmo. Agora, se quiser fazer uma grande apresentação
com ele, pode ligar esse instrumento num amplificador também.
Uma
dica: se precisar ligar seu instrumento num amplificador, dá uma olhada se ele
precisa ser um modelo específico, tá? Por exemplo, o contrabaixo precisa de uma caixa de som especial porque o som dele é
muito grave!
Agora,
quando for comprar o seu, vale a pena ter uma atenção especial ao tipo de
amplificador que ele usa, tá?
Alguns
deles precisam de amplificadores especiais, como o contrabaixo por causa do seu
som bem grave!
Olha,
os instrumento elétricos são ideais pra grandes apresentações, viu?
Ah,
tem alguns instrumentos que podem ser eletroacústicos! Ou seja, funcionam como
acústico e elétrico também. Esse é o caso de alguns tipos de baixolão, por exemplo.
A guitarra é um clássico entre os instrumentos elétricos
O que é musica acústica?
Música
Acústica: pode referir a exclusiva ou principalmente a que utiliza instrumentos
que produzem som totalmente acústicos, em oposição aos meios eletrônicos.
Dado
que instrumentos eletrônicos são uma invenção muito recente na história da
música, quase todos os instrumentos musicais são acústicos.
O
termo “acústico” é um retrônimo, cunhado após o invento de instrumentos
elétricos, como a guitarra elétrica e baixo elétrico.
pode
ainda ser usado com amplificadores eletrônicos.
No
entanto esses dispositivos de amplificação devem ser separados do instrumento
amplificado e da necessidade de reproduzir o seu som natural com precisão.
Após
a popularidade do programa de televisão MTV Unplugged, com atuações de artistas
em shows acústicos, que costumam contar com instrumentos eletrônicos
tornaram-se coloquialmente referida como concertos “desconectados”.
2º
RESPONDA AS QUESTÕES:
1-Quais instrumentos musicais você conhece? (liste
todos que se lembrar)
2-Quais instrumentos você já tocou ou apenas
experimentou?
3-Quais instrumentos você prefere ouvir? De sopro,
percussão, cordas ou fricção?
4-Qual sua música preferida no momento? Aquela que
você tem mais ouvido.
3º
VAMOS FAZER UMA COLAGEM:
Numa folha de sulfite (se não tiver use uma folha do
caderno de desenho) COLE IMAGENS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS ACÚSTICOS E
ELÉTRICOS, você pode pesquisar essas
imagens na internet e imprimir ou recortar de revistas ,também se você
conseguir poucas imagens para colar preencha os espaços com desenhos de
instrumentos , notas musicais ,palavras
sobre música. DEIXE TUDO BEM COLORIDO E CAPRICHADO.
OBS: IMPORTANTE!!!
ESSA ATIVIDADE
DEVERÁ SER ENTREGUE PARA NOTA DO 1º BIMESTRE
PORTANTO:
- RESPONDAS AS
QUESTÕES EM UMA FOLHA E FAÇA A COLAGEM EM OUTRA ( SE QUISER PODE IMPRIMIR.)
-
TEM QUE TER CAPA COM IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ( NOME, SÉRIE , PROFESSORA,ETC..)
-
O CAPRICHO NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE SERÁ LEVADO EM CONSIDERAÇÃO .
-
DATA DA ENTREGA até 15/05/20
|
Sem comentários:
Enviar um comentário