segunda-feira, 4 de maio de 2020

Geografia (4 a 8/05) - 8º E (Profº Alexandre)

Estudo da Demografia

Tema: As fases da transição demográfica
Objetivo: compreender os fatores ligados a dinâmica populacional
Habilidades: Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
Estratégia: Análise e interpretação de texto e imagem, Reflexões, gráficos e tabelas.
O que é demografia?
A demografia é uma área do conhecimento da Geografia. O termo pode ser entendido, literalmente, como o estudo do povo. Também conhecida como Geografia da População, a demografia tem como base a análise e a interpretação dos mais diversos dados. Esses dados servem para ajudar o governo a organizar o país, pois esses dados revelam a idade média das pessoas (dado etário).

Responda:

A) O que estuda a demografia? 

B) Para que serve esse estudo? 


Conceitos da demografia: são termos/palavras usadas para se referir a assuntos da demografia, alguns desses termos e seus significados são:
Taxa de natalidade: número de pessoas que nascem em um determinado lugar.
Taxa de mortalidade: número de pessoas que morrem em um determinado lugar.
Crescimento vegetativo: taxa de natalidade – taxa de mortalidade. É um cálculo simples entre a taxa de natalidade menos a taxa de mortalidade, o resultado desse cálculo é o que chamamos de crescimento vegetativo.
Taxa de fecundidade: é o número de filhos em média por casal.
Expectativa de vida: é a média de anos que as pessoas de determinado lugar vivem.

Responda:
Com base nos conceitos definidos acima relacione a afirmação da tabela com o conceito apropriado conforme demonstrado na primeira linha como exemplo.

Afirmação
Conceito
Número de mortos por COVID-19 no Brasil é de 7.805.
Mortalidade
Segundo a UNICEF nasceram 400 mil bebês no 1° dia de 2020.

Crescimento da população brasileira foi de 0,78% em 2018.

Em média um sacal tinha 6 filhos na década de 1960


Fases da transição demográfica

Ao longo da histórica esses conceitos demográficos variaram muito de acordo com o contexto da época. Vamos analisar cada uma dessas fases.

1° FASE: A população nessa fase é rural (pessoas que vivem no campo/sítios/fazendas/etc)

Natalidade: a vida no campo tem um custo de vida baixo (barato), os casais tinham muitos filhos pois além de ser fácil sustenta-los os filhos também ajudavam os pais no trabalho, servindo de mão-de-obra (na época quando isso ocorreu no Brasil o trabalho infantil não era totalmente proibido). Como consequências a taxa de natalidade e fecundidade será muito alta nesse período.
Mortalidade: as condições de saúde do campo nesse período não são de grande qualidade, falta de médicos, frio extremo, falta de medicamentos, condições sanitárias, entre outros elementos vão levar a população a ter baixa expectativa de vida (viver menos anos).
Crescimento vegetativo: o crescimento vegetativo na 1° FASE será baixo pois apesar de nascerem muitas pessoas, muitas pessoas morrem também, levando a um crescimento pequeno da população.

2° FASE: A população nessa fase sai do campo para viver nas áreas urbanas (cidades) devido ao êxodo rural (quando o campo recebe as máquinas e as pessoas perdem seus empregos)

Natalidade: apesar de não existirem mais as condições da FASE 1 os casais continuam ter muitos filhos em um primeiro momento pois está relacionado a cultura das pessoas, embora depois de um tempo devido ao custo de vida mais elevado a taxa de natalidade vai começar a cair um pouco.
Mortalidade: ao ir para as cidades as pessoas tiveram acesso a médicos, medicamentos, vacinas e condições sanitárias mais adequadas, levando a queda da taxa de mortalidade.
Crescimento vegetativo: aqui ocorre um grande aumento da população, pois nascem muitas pessoas e morrem poucas pessoas. Chamamos esse momento de explosão demográfica.

3° FASE: A população já está acostumada a vida nos centros urbanos.

Natalidade: o alto custo de vida dos centros urbanos aliados aos métodos contraceptivos (pílula anticoncepcional, camisinhas etc.) e a entrada da mulher no mercado de trabalho (devido ao alto custo de vida das cidades a mulher foi adicionada no mercado de trabalho para auxiliar a renda das famílias) levaram a queda da taxa de natalidade.
Mortalidade: devido os mesmos fatores da fase 2 as taxas de mortalidade continuaram baixas.
Crescimento vegetativo: diminui muito, poucas pessoas nascem e poucas pessoas morrem, levando a um crescimento bastante lento da população.

4° FASE: A população começa a diminuir

Natalidade: os mesmos da 3 Fase, mas de forma tão acentuada que muitos casais optem por não ter filhos ou tendo somente 1 filho, o que leva a redução da população.
Mortalidade: a qualidade de vida é tão alta que as pessoas passam a viver ainda mais, diminuindo a taxa de mortalidade.
Crescimento vegetativo: essa taxa passa a ser negativa, ou seja, a população está reduzindo.


Responda:

1) Para responder observe a imagem:


Qual das fases da transição demográfica essa imagem representa? Justifique.


2) Para responder observe a imagem:
Qual das fases da transição demográfica essa imagem representa? Justifique.


3) Observe o gráfico da transição demográfica do Brasil e responda.


a) Por que a natalidade da fase 1 é tão alta?
b) Por que a taxa de mortalidade da fase 2 caiu?
c) Porque a taxa de natalidade da fase 3 caiu?


4) Pirâmides Etárias são gráficos que distribuem a população de acordo com a idade e o gênero, observe a pirâmide do Brasil.



Faça um comentário de como é distribuída a população brasileira segundo as faixas etárias.


5) Na aula de geografia transmitida 04/05/2020 o professor pede para os alunos criarem uma rima sobre demografia. Escreva a rima que você criou.

OBS – Essa atividade será usada como parte da avaliação para o primeiro bimestre, ela deve ser respondida e enviada para o e-mail profalexandreindia@hotmail.com até o dia 18/05/2020


Sem comentários:

Enviar um comentário