terça-feira, 12 de maio de 2020

Ciências (11 a 15/05) - 6º A, B e C (Vera Lúcia G. Alves)

Conteúdo/Tema: Matéria e Energia
Objetivo (s): Separação de misturas.
 Habilidade (s): (EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.
 Estratégia: Interpretação de imagens e preenchimento de quadro.


MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS


Além dos processos representados nas figuras anteriores, existem outros métodos de separação de misturas. Complete o quadro abaixo indicando o método de separação de misturas ou sua descrição. Ao final, faça um desenho ou cole uma imagem em seu caderno que represente cada processo.


Nome
Situação problema /conceito

1.
Pode-se usar as mãos ou uma pinça para separar os componentes sólidos da mistura.

2. Peneiração





3.
Processo que retém as partículas sólidas, por meio de filtro, permitindo o escoamento da fase líquida ou a retenção de partículas de uma fase gasosa.

4.
Este processo possibilita separar misturas heterogêneas de sólidos e líquidos ou ainda líquido e líquido, nas quais um dos materiais se deposita no fundo do recipiente. Sua ocorrência se dá em razão da diferença de densidade entre os componentes da mistura.

5. Separação magnética





6. Centrifugação






7.
Processo espontâneo que ocorre de maneira lenta e gradual. O líquido que faz parte da mistura sólido-líquido muda de estado físico e se separa do sólido.

8. Destilação simples






 
Fonte: Atividade adaptada do Caderno do aluno – p. 20- 22.

Bom estudo! 
Professora Vera Lúcia.

Sem comentários:

Enviar um comentário