segunda-feira, 4 de maio de 2020

Arte (04 a 08/05) - 6º A e B (Profª Ana Claudia)


Conteúdo/tema:   Música
Objetivo: Identificar as diferentes linguagens da música
Habilidades: (EF069AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
Estratégia: Pesquisa
Olá queridos alunos, vocês já ouviram falar em GÊNEROS MUSICAIS?

1º LEIA O TEXTO:

Gêneros musicais
Gêneros musicais são categorias que contêm sons musicais que compartilham elementos em comum. Os gêneros definem e classificam músicas em suas qualidades. Entre os diversos elementos que concorrem para a definição dos géneros pode-se apontar:
·                     instrumentação (que instrumentos são mais frequentemente usados);
·                     texto (conteúdo sacroprofanoromânticoidílico, etc.);
·                     função (prelúdioencerramentodançaritual, etc.);
·                     estrutura (linearsegmentadarepetitiva, etc.);
·                     contextualização (local de interpretação, contextualização geográfica, contextualização cronológica, contextualização etnográfica, etc.)

ANALISANDO GÊNEROS
Poderíamos dizer que é possível definir os gêneros musicais geograficamente ou cronologicamente. Outros são definidos por requerimentos técnicos, considerando os elementos musicológicos específicos. Alguns gêneros, por outro lado, são um tanto vagos, e podem ser usados pelos críticos; post-rock, por exemplo, é um termo definido por Simon Reynolds. Outros, como a música de vídeogame, se definem sua mídia.
Dizer que uma música é do "gênero Romântico" é simples, mas o porque que a música é deste gênero surge a necessidade de uma análise mais profunda.
Atualmente, nas Universidades dos EUAestuda-se Gêneros Musicais com análises à base de cinco perguntas a serem respondidas: O quê? Quem? Onde? Quando? Por quê?
Ao responder essas 5 perguntas é possível chegar à qualidade do gênero musical, definindo suas características.


2º ATIVIDADE : PESQUISA

AGORA QUE JÁ SABEMOS UM POUCO SOBRE GÊNEROS MUSICAIS VAMOS PESQUISAR SOBRE  DOIS DELES:

- ROCK
-SAMBA
 Pesquise sobre  conceitos, rítmo, origem, principais cantores e compositores
 

OBS.: IMPORTANTE!!

ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENTREGUE NA ESCOLA PARA NOTA DO 1º BIMESTRE

- FAÇA A ATIVIDADE EM FOLHA DE SULFITE ( SE NÃO TIVER PODE USAR UMA FOLHA DO CADERNO DE DESENHO)
- PODE SER MANUSCRITO OU IMPRESSO E TEM QUE TER CAPA COM IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ( nome, série, professora, etc..)
- O CAPRICHO SERÁ CONSIDERADO PARA A NOTA PORTANTO, NÃO SÓ COPIE MAS TAMBÉM DECORE SEU TRABALHO COM DESENHOS, COLAGENS, ETC...

Data da entrega  até dia 15/05/20

Sem comentários:

Enviar um comentário