Conteúdo/Tema: Cyberbullying
e violência virtual
Objetivo
(s):
Aprender a identificar e lidar com momentos de violência virtual.
Habilidade
(s):
Construção da identidade e da auto-estima.
Estratégia:
Leitura e análise de textos que dialogam com o presente.
Introdução:
Dando
continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada
online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo).
Leiam com atenção os
textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anotem os trechos que
julgarem mais importantes
Qual
a importância do tema:
Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas
para a Infância) órgão de abrangência mundial da ONU responsável por promover
os diretos das crianças o Cyberbullying é entendido como uma pratica violenta e
que precisa parar se der disseminada.
Texto
01:
O que é Cyberbullying?
Cyberbullying
é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Pode ocorrer nas
mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e celulares. É o
comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar
aqueles que são vítimas. Exemplos incluem:
·
Espalhar mentiras ou compartilhar fotos
constrangedoras de alguém nas mídias sociais;
·
Enviar mensagens ou ameaças que humilham
pelas plataformas de mensagens;
·
Se passar por outra pessoa e enviar
mensagens maldosas aos outros em seu nome.
O
bullying presencial e o virtual acontecem lado a lado com frequência. Porém, o
cyberbullying deixa um rastro digital – um registro que pode se tornar útil e
fornecer indícios para ajudar a dar fim ao abuso.
Para
evitar o perigo de manipulação dos jovens na internet, a orientação e
vigilância dos pais torna-se muito importante. Isso previne que eles sejam
vítimas de agressores que buscam alvos fáceis para praticar suas tiranias.
Algumas práticas simples
devem ser observadas, entre elas:
·
Instruí-los a não aceitar convites de
estranhos nas redes sociais;
·
Comunicar imediatamente aos pais, caso
seja vítima de agressão on-line e denunciá-lo ao site;
·
Evitar que exponham fotos e vídeos
pessoais na rede, que possam vir a ser usados para montagens maldosas;
·
Instalar programas que controlem o acesso
a determinados sites;
·
Monitorar os sites acessados por meio do
histórico do navegador;
·
Dizer que ao se postar comentários ou e-mails agressivos na rede, o responsável poderá ser responsabilizado judicialmente.
Dizer que ao se postar comentários ou e-mails agressivos na rede, o responsável poderá ser responsabilizado judicialmente.
Imagem: campanha do programa Sedu Digital atua no combate ao
Cyberbullying – Governo do Estado do Espírito Santo (ES) - 23/07/2019
Notícia:
Entenda o caso de Julia Gabriele, a
adolescente brasileira que sofreu cyberbullying
A
adolescente de 12 anos Julia Gabriele foi vítima de um caso de cyberbullying. A
estudante foi exposta e ridicularizada em algumas páginas de “humor” do
Facebook: elas postaram fotos da garota e fizeram brincadeiras desagradáveis
sobre seus pelos faciais.
Algumas
pessoas descobriram o perfil de Julia Gabriele, e as ofensas passaram das
páginas de humor para seu perfil pessoal: elas enviaram fotos de instrumentos
cortantes, pinças e aparelhos de depilação. Antes de apagar sua conta no
Twitter, Julia fez um apelo, pedindo que as pessoas parassem com a maldade que
estavam fazendo com ela.
Muitas
pessoas acham que estão protegidas por estarem atrás de uma tela de computador
e, por isso, podem praticar o cyberbullying sem arcar com as consequências. Mas
elas estão erradas! Com o avanço tecnológico e as ferramentas certas, muitos
bullies estão sendo descobertos e, incriminados. Sim, bullying e cyberbullying
são crimes!
O Dr. Victor Auilo Haikal, advogado
especialista em Direito Digital, aconselha quem sofre cyberbullying a guardar
e-mails, fazer prints de tela e salvar páginas da internet que contenham
ofensas ou vestígios de que houve alguma atividade criminosa. Em seguida, é
necessário contatar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para que sejam tomadas as providências
adequadas.
Fonte:
: Matéria realizada por Melissa Marques – Publicada em 27 de Março de 2013. Na
plataforma de notícias da Uol na revista de entretenimento todateen.
Link
p/ acesso: https://todateen.uol.com.br/caso-julia-gabriele-cyberbullying/
Atividades:
01 - Qual a principal diferença entre um crime
realizado na vida real e um crime realizado no ambiente virtual? E por que
ambos são considerados igualmente crimes?
02 – Pontue 3 aspectos que configuram uma ocorrência
de Cyberbullying e/ou violência virtual.
03 - Identifique pelo menos 2 maneiras de pedir ajuda
quando nos deparamos com um caso de Cyberbullying.
04 – Caso alguém esteja sofrendo Cyberbullying ou
qualquer outro tipo de violência virtual, quais recomendações devem ser tomadas
pela vítima?
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