quarta-feira, 6 de maio de 2020

Eletiva (04 a 08/05) - 8º D (Prof. Marcio)


Conteúdo/Tema: Cyberbullying e violência virtual
Objetivo (s): Aprender a identificar e lidar com momentos de violência virtual.
Habilidade (s): Construção da identidade e da auto-estima.
Estratégia: Leitura e análise de textos que dialogam com o presente.

Introdução:

Dando continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo).
Leiam com atenção os textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anotem os trechos que julgarem mais importantes
Qual a importância do tema:
Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) órgão de abrangência mundial da ONU responsável por promover os diretos das crianças o Cyberbullying é entendido como uma pratica violenta e que precisa parar se der disseminada.


Texto 01:
O que é Cyberbullying?

Cyberbullying é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Pode ocorrer nas mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e celulares. É o comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas. Exemplos incluem:

·         Espalhar mentiras ou compartilhar fotos constrangedoras de alguém nas mídias sociais;
·         Enviar mensagens ou ameaças que humilham pelas plataformas de mensagens;
·         Se passar por outra pessoa e enviar mensagens maldosas aos outros em seu nome.

O bullying presencial e o virtual acontecem lado a lado com frequência. Porém, o cyberbullying deixa um rastro digital – um registro que pode se tornar útil e fornecer indícios para ajudar a dar fim ao abuso.
Para evitar o perigo de manipulação dos jovens na internet, a orientação e vigilância dos pais torna-se muito importante. Isso previne que eles sejam vítimas de agressores que buscam alvos fáceis para praticar suas tiranias.

Algumas práticas simples devem ser observadas, entre elas:
·         Instruí-los a não aceitar convites de estranhos nas redes sociais;
·         Comunicar imediatamente aos pais, caso seja vítima de agressão on-line e denunciá-lo ao site;
·         Evitar que exponham fotos e vídeos pessoais na rede, que possam vir a ser usados para montagens maldosas;
·         Instalar programas que controlem o acesso a determinados sites;
·         Monitorar os sites acessados por meio do histórico do navegador;
·        
Dizer que ao se postar comentários ou e-mails agressivos na rede, o responsável poderá ser responsabilizado judicialmente.




Imagem: campanha do programa Sedu Digital atua no combate ao Cyberbullying – Governo do Estado do Espírito Santo (ES) - 23/07/2019

Notícia:

Entenda o caso de Julia Gabriele, a adolescente brasileira que sofreu cyberbullying
A adolescente de 12 anos Julia Gabriele foi vítima de um caso de cyberbullying. A estudante foi exposta e ridicularizada em algumas páginas de “humor” do Facebook: elas postaram fotos da garota e fizeram brincadeiras desagradáveis sobre seus pelos faciais.
Algumas pessoas descobriram o perfil de Julia Gabriele, e as ofensas passaram das páginas de humor para seu perfil pessoal: elas enviaram fotos de instrumentos cortantes, pinças e aparelhos de depilação. Antes de apagar sua conta no Twitter, Julia fez um apelo, pedindo que as pessoas parassem com a maldade que estavam fazendo com ela.




Tweets de Julia Gabriele -Foto: Reprodução / Twitter @JuliaGabriele

Muitas pessoas acham que estão protegidas por estarem atrás de uma tela de computador e, por isso, podem praticar o cyberbullying sem arcar com as consequências. Mas elas estão erradas! Com o avanço tecnológico e as ferramentas certas, muitos bullies estão sendo descobertos e, incriminados. Sim, bullying e cyberbullying são crimes!
O  Dr. Victor Auilo Haikal, advogado especialista em Direito Digital, aconselha quem sofre cyberbullying a guardar e-mails, fazer prints de tela e salvar páginas da internet que contenham ofensas ou vestígios de que houve alguma atividade criminosa. Em seguida, é necessário contatar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima  para que sejam tomadas as providências adequadas.
Fonte: : Matéria realizada por Melissa Marques – Publicada em 27 de Março de 2013. Na plataforma de notícias da Uol na revista de entretenimento todateen.
Link p/ acesso: https://todateen.uol.com.br/caso-julia-gabriele-cyberbullying/

Atividades:
01 - Qual a principal diferença entre um crime realizado na vida real e um crime realizado no ambiente virtual? E por que ambos são considerados igualmente crimes?
02 – Pontue 3 aspectos que configuram uma ocorrência de Cyberbullying e/ou violência virtual.
03 - Identifique pelo menos 2 maneiras de pedir ajuda quando nos deparamos com um caso de Cyberbullying.
04 – Caso alguém esteja sofrendo Cyberbullying ou qualquer outro tipo de violência virtual, quais recomendações devem ser tomadas pela vítima? 

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