quarta-feira, 6 de maio de 2020

História (04 a 08/05) - 8º B (Prof. Marcio)

Conteúdo/Tema: Iluminismo, sociedade e feminismo
Objetivo (s): Identificar as características do período iluminista, e refletir o lugar da mulher dentro dessa sociedade em mudança.
Habilidade (s): Interpretar texto com auxílio de fontes diversas.
Estratégia: Leitura e análise de textos que dialogam com o presente.

Introdução:

Dando continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo). Como esse conteúdo já foi passado em sala de aula (basta consultar o caderno), essa atividade cabe muito bem como uma revisão, auxiliando na aprendizagem do tema. Contudo, para além de uma revisão essa atividade busca abordar o Iluminismo por um viés feminista, buscando elucidar o lugar da mulher dentro daquele período.
Leiam com atenção os textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anotem os trechos que julgarem mais importantes

Texto 01:

Características gerais do Iluminismo
            O iluminismo, ou ilustração, foi um movimento de ideias que se desenvolveu na Europa no século XVII e XVIII e que continua influenciando o mundo atual.
            A razão era, para os iluministas, o valor supremo, apenas por meio dela e da sua aplicação, isto é, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento. Para os iluministas, a maioria das pessoas estavam mergulhadas na ignorância, no fanatismo religioso, onde apenas a razão conseguiria reverter esse cenário. Para os iluministas, devia-se duvidar de tudo o que era aceito “porque sempre foi assim”, ou seja, aceito pela tradição, ou porque tinha sido dito por alguém com poder ou prestígio (autoridade).

- O continente Europeu foi o principal centro de produção e divulgação das ideias iluministas;
- Crença na razão humana – progresso;
- Apesar de combaterem o fanatismo religioso, continuaram acreditando em Deus, colocando-o como o ser que rege o universo “o relojoeiro”;
- Progresso, otimismo e Deus;

Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida. Essa crença no progresso constante da humanidade os fazia otimistas. A maioria deles acreditavam em Deus, aquele que criou o mundo e colocou para funcionar. Os iluministas acreditavam que o mundo era regido por leis naturais, e que era preciso conhece-las, por isso, se dedicavam a ciência.

Principais Filósofos:

Texto 02:

Mulheres, sociedade e iluminismo: o surgimento de uma filosofia protofeminista na Inglaterra do século XVIII
            Dentre os vários fatores que os pensadores iluministas tiveram que considerar para estruturar um caminho de progresso, poucos se mostraram tão desafiadores quanto o papel da mulher em sociedade. De acordo com Karen O’Brien, a reestruturação do pensamento histórico no século XVIII “trouxe, pela primeira vez, a ideia de que as mulheres, assim como os homens, têm uma história, e que, longe de serem compreendidas em termos de seus papéis biológicos, religiosos ou domésticos imutáveis, elas também mudam com o tempo”.
            Mesmo assim, dada a associação das mulheres com uma sensibilidade específica, as atividades exercidas pelas mesmas se restringiam ao terreno da música, da literatura ou da moda, sua participação efetiva na tomada de decisões para transformar a sua própria condição era limitada. Quanto às mulheres de classes sociais mais baixas, a participação fora da esfera doméstica era ainda mais restrita, já que dificilmente elas tinham condições de ter acesso a professores e tutores para ensiná-las nos fazeres mais artísticos da alta sociedade.
Mulheres que se destacaram durante o Iluminismo:
Mary Astell – expõe uma certa atitude hipócrita de certos homens com relação a um dos aspectos centrais do pensamento iluminista - a liberdade individual. Ela pergunta: “Se todos os homens nascem livres, por que é que todas as mulheres nascem escravas?” Dessa forma, a autora questiona o papel da mulher especialmente com relação ao casamento, já que o divórcio na Inglaterra do século XVIII era inaceitável socialmente e poderia tornar a mulher uma verdadeira serviçal para o marido.
Catharine Macaulay – enfatiza a necessidade das mulheres de também possuírem os direitos civis e políticos que Locke tão veementemente advogava em sua obra. Atesta que as capacidades intelectuais da mente humana independem de gênero e, por essa razão, as mulheres deveriam receber as mesmas oportunidades de educação que os homens. Para Catharine Macaulay, uma política educacional igualitária para ambos os sexos está diretamente relacionada ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa, já que a educação “tende a estimular os princípios de igualdade e benevolência”.
Marie Gouse (Olympe de Gouges) - Em 1791 Olympe de Gouges escreve o panfleto Declaração dos direitos da mulher e da cidadã, um modelo explicitamente feminizado e provocador da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789. Nele ela conclama as mulheres à ação – “Ó, mulheres! Mulheres, quando deixareis vós de ser cegas?”, numa crítica visceral à desigualdade entre os sexos, visto que a exclusão imposta a elas pouco conduz com a declaração de 89. A inserção da mulher em condições de igualdade, tanto de direitos como de deveres, na vida política e civil do país.
Fonte: GOMES, A. S. ; Ana Lucia de Souza Henriques ; NUNEZ, C. F. P. . Mulheres, sociedade e iluminismo: o surgimento de uma filosofia protofeminista na Inglaterra do século XVIIII. Matraga (Rio de Janeiro) , v. 18, p. 31-51, 2011.

Conclusão: Em suma, podemos dizer que o século XVIII apresentou uma das maiores rupturas do pensamento ocidental. Dentre as revoluções do pensamento associadas ao Iluminismo, é notório que foi nesse período que se iniciou uma maior discussão sobre o papel social das mulheres, especialmente com relação a sua importância na história e à necessidade de uma educação mais igualitária, capaz de mudar a posição de inferioridade com relação aos homens em que se encontravam.

Atividades
01-  Com base na leitura dos textos explique por que o Iluminismo também pode ser representado por uma lâmpada?
02-  Aponte três dificuldades sociais encontradas pelas mulheres durante o período denominado Iluminismo.
03-  Como os pensadores iluministas pensavam a relação existente entre o Estado e a Igreja?
04-  Cite o nome de três importantes pensadores do iluminismo.




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