Conteúdo/Tema: Iluminismo,
sociedade e feminismo
Objetivo
(s):
Identificar as características do período iluminista, e refletir o lugar da
mulher dentro dessa sociedade em mudança.
Habilidade
(s):
Interpretar texto com auxílio de fontes diversas.
Estratégia:
Leitura e análise de textos que dialogam com o presente.
Introdução:
Dando
continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada
online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo). Como esse conteúdo
já foi passado em sala de aula (basta consultar o caderno), essa atividade cabe
muito bem como uma revisão, auxiliando na aprendizagem do tema. Contudo, para
além de uma revisão essa atividade busca abordar o Iluminismo por um viés
feminista, buscando elucidar o lugar da mulher dentro daquele período.
Leiam
com atenção os textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anotem os
trechos que julgarem mais importantes
Texto
01:
Características gerais do Iluminismo
O iluminismo, ou ilustração, foi um
movimento de ideias que se desenvolveu na Europa no século XVII e XVIII e que
continua influenciando o mundo atual.
A razão era, para os iluministas, o
valor supremo, apenas por meio dela e da sua aplicação, isto é, do ato de
pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento. Para os iluministas, a
maioria das pessoas estavam mergulhadas na ignorância, no fanatismo religioso,
onde apenas a razão conseguiria reverter esse cenário. Para os iluministas,
devia-se duvidar de tudo o que era aceito “porque sempre foi assim”, ou seja,
aceito pela tradição, ou porque tinha sido dito por alguém com poder ou
prestígio (autoridade).
- O continente Europeu foi o principal
centro de produção e divulgação das ideias iluministas;
- Crença na razão humana – progresso;
- Apesar de combaterem o fanatismo
religioso, continuaram acreditando em Deus, colocando-o como o ser que rege o
universo “o relojoeiro”;
- Progresso, otimismo e Deus;
Os iluministas acreditavam que a razão
conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância,
fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade
esclarecida. Essa crença no progresso constante da humanidade os fazia
otimistas. A maioria deles acreditavam em Deus, aquele que criou o mundo e
colocou para funcionar. Os iluministas acreditavam que o mundo era regido por
leis naturais, e que era preciso conhece-las, por isso, se dedicavam a ciência.
Principais Filósofos:
Texto
02:
Mulheres, sociedade e iluminismo: o
surgimento de uma filosofia protofeminista na Inglaterra do século XVIII
Dentre os vários fatores que os
pensadores iluministas tiveram que considerar para estruturar um caminho de
progresso, poucos se mostraram tão desafiadores quanto o papel da mulher em
sociedade. De acordo com Karen O’Brien, a reestruturação do pensamento histórico
no século XVIII “trouxe, pela primeira vez, a ideia de que as mulheres, assim
como os homens, têm uma história, e que, longe de serem compreendidas em termos
de seus papéis biológicos, religiosos ou domésticos imutáveis, elas também
mudam com o tempo”.
Mesmo assim, dada a associação das
mulheres com uma sensibilidade específica, as atividades exercidas pelas mesmas
se restringiam ao terreno da música, da literatura ou da moda, sua participação
efetiva na tomada de decisões para transformar a sua própria condição era
limitada. Quanto às mulheres de classes sociais mais baixas, a participação fora
da esfera doméstica era ainda mais restrita, já que dificilmente elas tinham
condições de ter acesso a professores e tutores para ensiná-las nos fazeres
mais artísticos da alta sociedade.
Mulheres que se destacaram durante o
Iluminismo:
Mary Astell –
expõe uma certa atitude hipócrita de certos homens com relação a um dos
aspectos centrais do pensamento iluminista - a liberdade individual. Ela
pergunta: “Se todos os homens nascem livres, por que é que todas as mulheres
nascem escravas?” Dessa forma, a autora questiona o papel da mulher
especialmente com relação ao casamento, já que o divórcio na Inglaterra do
século XVIII era inaceitável socialmente e poderia tornar a mulher uma
verdadeira serviçal para o marido.
Catharine Macaulay – enfatiza
a necessidade das mulheres de também possuírem os direitos civis e políticos
que Locke tão veementemente advogava em sua obra. Atesta que as capacidades
intelectuais da mente humana independem de gênero e, por essa razão, as
mulheres deveriam receber as mesmas oportunidades de educação que os homens. Para
Catharine Macaulay, uma política educacional igualitária para ambos os sexos
está diretamente relacionada ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa, já
que a educação “tende a estimular os princípios de igualdade e benevolência”.
Marie Gouse (Olympe de Gouges) - Em
1791 Olympe de Gouges escreve o panfleto Declaração dos direitos da mulher e da
cidadã, um modelo explicitamente feminizado e provocador da Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão de 1789. Nele ela conclama as mulheres à ação –
“Ó, mulheres! Mulheres, quando deixareis vós de ser cegas?”, numa crítica
visceral à desigualdade entre os sexos, visto que a exclusão imposta a elas
pouco conduz com a declaração de 89. A inserção da mulher em condições de
igualdade, tanto de direitos como de deveres, na vida política e civil do país.
Fonte: GOMES, A.
S. ; Ana Lucia de Souza Henriques ; NUNEZ, C. F. P. . Mulheres, sociedade e
iluminismo: o surgimento de uma filosofia protofeminista na Inglaterra do
século XVIIII. Matraga (Rio de Janeiro) , v. 18, p. 31-51, 2011.
Conclusão: Em
suma, podemos dizer que o século XVIII apresentou uma das maiores rupturas do
pensamento ocidental. Dentre as revoluções do pensamento associadas ao
Iluminismo, é notório que foi nesse
período que se iniciou uma maior discussão sobre o papel social das mulheres,
especialmente com relação a sua importância na história e à necessidade de uma
educação mais igualitária, capaz de mudar a posição de inferioridade com relação
aos homens em que se encontravam.
Atividades
01- Com
base na leitura dos textos explique por que o Iluminismo também pode ser
representado por uma lâmpada?
02- Aponte
três dificuldades sociais encontradas pelas mulheres durante o período denominado
Iluminismo.
03- Como
os pensadores iluministas pensavam a relação existente entre o Estado e a
Igreja?
04- Cite
o nome de três importantes pensadores do iluminismo.
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