sexta-feira, 8 de maio de 2020

LP (4 a 08/05) - 8º C, D, E e F (Prof. Dr. Áureo)


Tema: Tatuagem”
Objetivo (s): Retomar e aprofundar atividades propostas anteriormente; Ler e compreender os diferentes pontos de vista acerca do tema; analisar os aspectos linguísticos e semióticos dos textos lidos.



Semana 2 – 8s. anos C, D, E e F
Comentário e correção das atividades das páginas 12, 13 e 14, leituras dos textos 1, 2 e 3

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim... vamos então, retomar as atividades que pedimos na semana passada. O professor vai disponibilizar estas aulas também no vídeo, ok? Se quiserem, pode assistir logo abaixo:

            Vamos lá...
            Pedimos para vocês lerem os textos 1, 2 e 3 e responderem às questões, certo? Então vamos à correção.
            O que precisamos entender em primeiro lugar é que estes 3 textos tratam do mesmo tema, ou seja, TATUAGEM. O que se percebe é que os textos trazem algumas diferenças, sejam na estrutura, na linguagem e principalmente, trazem pontos de vista diferentes. Espero que tenham observado isso.
            Vamos aos textos 1 e 2, p. 12 e 13. Pede-se que vocês, após lerem os dois textos, respondam às questões a, b, c e d.
A)    Os textos 1 e 2 estão em 1ª pessoa (“As tatuagens, para MIM, [...]”).
B)    Mesmo com diferentes organizações textuais no suporte, tanto o texto 1, quanto no texto 2, expressam a opinião do autor.
C)    “Exige muita responsabilidade, criatividade, segurança e amor.”
D)    “Arte do corpo, da mente, das tintas e das letras. As tatuagens para mim, são uma maneira bonita de apresentar para o mundo um pouco do que a gente é e de guardar coisas legais que aprendeu, ouviu e sentiu por aí.”

Vamos, agora, comentar o texto 3, que não é igual aos textos 1 e 2, que são textos que expressam opinião dos autores. O texto 3 é uma propaganda de uma determinada indústria de canetas. Portanto, o tema “tatuagem” tem outra abordagem; além do mais, a finalidade do texto é a de convencer o público a a adquirir as canetinhas da marca anunciada; insinuando que não precisa fazer tatuagem quando se tem dessas canetas.
Vamos à correção, então...
1.      O jogo de palavras está na rima das palavras “tatuador” e “hidrocor”.
2.      É a maneira como cada linguagem (verbal e não verbal) se articula para transmitir a mensagem.
3.      A canetinha Hidrocor tem muitas cores.
4.      No texto 3, o autor prefere não fazer tatuagem definitiva.
5.      a) O público-alvo é quem gosta de desenhos, tatuagens ou outros tipos de arte.
b) a “canetinha” hidrocor.


Agora, pessoal, vamos passar às atividades a serem realizadas esta semana. Eu quero apenas que vocês leiam os textos 4 e 5, nas páginas 14 e 15,  os quais nós discutiremos na próxima semana, ok? Tenham todos uma ótima semana de estudos.

Sem comentários:

Enviar um comentário