Tema: “Tatuagem”
Objetivo (s): Retomar e aprofundar atividades propostas anteriormente; Ler e compreender
os diferentes pontos de vista acerca do tema; analisar os aspectos linguísticos
e semióticos dos textos lidos.
Semana
2 – 8s. anos C, D, E e F
Comentário
e correção das atividades das páginas 12, 13 e 14, leituras dos textos 1, 2 e 3
Bom
dia pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim... vamos então, retomar as
atividades que pedimos na semana passada. O professor vai disponibilizar estas
aulas também no vídeo, ok? Se quiserem, pode assistir logo abaixo:
Vamos lá...
Pedimos para vocês lerem os textos
1, 2 e 3 e responderem às questões, certo? Então vamos à correção.
O que precisamos entender em
primeiro lugar é que estes 3 textos tratam do mesmo tema, ou seja, TATUAGEM. O
que se percebe é que os textos trazem algumas diferenças, sejam na estrutura,
na linguagem e principalmente, trazem pontos de vista diferentes. Espero que
tenham observado isso.
Vamos aos textos 1 e 2, p. 12 e 13.
Pede-se que vocês, após lerem os dois textos, respondam às questões a, b, c e
d.
A) Os textos 1 e 2 estão em 1ª pessoa (“As tatuagens, para MIM,
[...]”).
B) Mesmo com diferentes organizações textuais no suporte, tanto o
texto 1, quanto no texto 2, expressam a opinião do autor.
C) “Exige muita responsabilidade, criatividade, segurança e amor.”
D)
“Arte do corpo, da mente,
das tintas e das letras. As tatuagens para mim, são uma maneira bonita de
apresentar para o mundo um pouco do que a gente é e de guardar coisas legais
que aprendeu, ouviu e sentiu por aí.”
|
Vamos, agora, comentar o texto 3, que não é igual aos
textos 1 e 2, que são textos que expressam opinião dos autores. O texto 3 é uma
propaganda de uma determinada indústria de canetas. Portanto, o tema “tatuagem”
tem outra abordagem; além do mais, a finalidade do texto é a de convencer o
público a a adquirir as canetinhas da marca anunciada; insinuando que não
precisa fazer tatuagem quando se tem dessas canetas.
Vamos
à correção, então...
1. O jogo de palavras está na rima das palavras “tatuador” e
“hidrocor”.
2. É a maneira como cada linguagem (verbal e não verbal) se articula
para transmitir a mensagem.
3. A canetinha Hidrocor tem muitas cores.
4. No texto 3, o autor prefere não fazer tatuagem definitiva.
5. a) O público-alvo é quem gosta de desenhos, tatuagens ou outros
tipos de arte.
b) a “canetinha” hidrocor.
|
Agora, pessoal, vamos passar às atividades a serem
realizadas esta semana. Eu quero apenas que vocês leiam os textos 4 e 5, nas
páginas 14 e 15, os quais nós
discutiremos na próxima semana, ok? Tenham todos uma ótima semana de estudos.
Sem comentários:
Enviar um comentário