Conteúdo/Tema: Cyberbullying
e violência virtual.
Objetivo (s): Aprender
a identificar e lidar com momentos de violência virtual.
Habilidade (s): Construção
da identidade e da auto-estima.
Estratégia:
Leitura e análise de textos que dialogam com o presente.
Introdução
Dando
continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada
online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo).
Leiam
com atenção os textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anotem os
trechos que julgarem mais importantes
Qual a importância do tema:
Segundo
a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) órgão de abrangência mundial
da ONU responsável por promover os diretos das crianças o Cyberbullying é
entendido como uma pratica violenta e que precisa parar se der disseminada.
O que é Cyberbullying?
Cyberbullying
é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Pode ocorrer nas
mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e celulares. É o
comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar
aqueles que são vítimas. Exemplos incluem:
·
Espalhar mentiras ou compartilhar fotos
constrangedoras de alguém nas mídias sociais;
·
Enviar mensagens ou ameaças que humilham
pelas plataformas de mensagens;
·
Se passar por outra
pessoa e enviar mensagens maldosas aos outros em seu nome.
O
bullying presencial e o virtual acontecem lado a lado com frequência. Porém, o
cyberbullying deixa um rastro digital – um registro que pode se tornar útil e
fornecer indícios para ajudar a dar fim ao abuso.
Para
evitar o perigo de manipulação dos jovens na internet, a orientação e
vigilância dos pais torna-se muito importante. Isso previne que eles sejam
vítimas de agressores que buscam alvos fáceis para praticar suas tiranias.
Algumas práticas simples
devem ser observadas, entre elas:
·
Instruí-los a não aceitar convites de
estranhos nas redes sociais;
·
Comunicar imediatamente aos pais, caso
seja vítima de agressão on-line e denunciá-lo ao site;
·
Evitar que exponham fotos e vídeos
pessoais na rede, que possam vir a ser usados para montagens maldosas;
·
Instalar programas que controlem o acesso
a determinados sites;
·
Monitorar os sites acessados por meio do
histórico do navegador;
·
Dizer que ao se postar comentários ou
e-mails agressivos na rede, o responsável poderá ser responsabilizado
judicialmente.
Atividades:
01 – Por que tanto a violência realizada na vida real,
quando a realizada na rede virtual, são consideradas igualmente crimes?
02 – Pontue 3 exemplos que configuram uma ocorrência
de Cyberbullying e/ou violência virtual.
03 - Identifique pelo menos 2 maneiras de pedir ajuda
quando nos deparamos com um caso de Cyberbullying.
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