sexta-feira, 22 de maio de 2020

Educação Física (11 a 22/05) - 8º C, D, E e F (Prof. Mauricio)


Tema: Esporte de rede/parede e esporte de campo e taco (11 a 15/05 - 2 aulas)
Habilidades: Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Caro estudante, realize a seguinte atividade:

Atividade 1:

Leia os textos abaixo e responda:

Beisebol
      O beisebol, basebol ou baseball é um esporte coletivo praticado com uma bola e um taco. O termo vem da língua inglesa “baseball”.
Nos Estados Unidos é um dos esportes mais populares, o qual é praticado por homens e mulheres.
  A sua prática exige muito treinamento dos jogadores. Agilidade, condicionamento físico e precisão são indispensáveis.
O beisebol é praticado num campo que pode ser ao livre, ou numa quadra fechada. Um jogo é composto de 9 partidas sem um tempo definido.
    Possui duas equipes compostas por 9 jogadores cada. De maneira alternada, as equipes atacam e defendem. Objetivo do jogo é passar pelas quatro bases, e assim marcar um ponto.



Bétia, bets ou jogo de taco
O bete-ombro, também conhecido como bete, bets, tacobol, bets-lombo, taco ou jogo de taco, é um esporte que descende do críquete. 
O objetivo principal do jogo para a equipe rebatedora é fazer pontos cruzando os tacos no meio do campo, enquanto para a equipe lançadora é tentar derrubar um dos alvos da equipe adversária, assim se trocando de posição com a equipe lançadora.
Existem várias versões sobre a origem do taco. Uma é que o jogo foi criado por jangadeiros no Brasil durante o século XVIII; outra é que ele era praticado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam críquete nos porões do navio durante a viagem. A tradução da palavra bets é aposta.

       
De acordo com os textos responda:

1. Quais as principais semelhanças entre as atividades mencionadas?

2. Quais são os gestos comuns entre atividade?

3. Como acontece a cooperação nesses diferentes esportes?

Registro: Enviem fotos das respostas no grupo de whatsapp da turma, ou enviem no e-mail mauricioisaga@gmail.com.

_______________________________________ 

Tema: Esportes Paralímpicos (18 a 22/05)


Habilidades: identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação.

Atividade 2:

Leia os textos abaixo e responda:

Goalball 


O goalball (também conhecido por golbol no Brasil) é um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo em que a bola entre na baliza do adversário.
Cada equipe deve jogar com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.
A percepção da posição da bola é feita usando os sentidos do tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para uso da audição, e assim os praticantes podem saber em que direção a bola se move. É um jogo que requer muita concentração, e por isso o silêncio dos espectadores e da equipe é de extrema importância para o jogo.


Atleta Daniel Dias - Natação

“O esporte foi e é muito importante na minha vida, pois sempre acreditei e acredito que se trata de uma grande ferramenta de inclusão social. Nem todos serão campeões no esporte. Mas acredito que todos nós, independentemente de nossas limitações físicas, podemos ser campeões na vida. O esporte ajuda muito neste sentido”, escreveu Daniel Dias no prefácio do livro “Esporte Paralimpico: tornar possível o impossível”, lançado em 2017 pela Autografia.

De acordo com os textos responda:
1 - O que é preconceito para você?

2 - Como combater o preconceito nos esportes e na vida?

Registro: Enviem fotos das respostas no grupo de whatsapp da turma, ou enviem no e-mail mauricioisaga@gmail.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário