Tema: Esporte de rede/parede e esporte de
campo e taco (11 a 15/05 - 2 aulas)
Habilidades: Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e
técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, valorizando o
trabalho coletivo e o protagonismo.
Caro estudante, realize
a seguinte atividade:
Atividade 1:
Leia
os textos abaixo e responda:
Beisebol
O
beisebol, basebol ou baseball é um esporte coletivo praticado com uma bola e um
taco. O termo vem da língua inglesa “baseball”.
Nos Estados Unidos é um
dos esportes mais populares, o qual é praticado por homens e mulheres.
A sua prática
exige muito treinamento dos jogadores. Agilidade, condicionamento físico e
precisão são indispensáveis.
O beisebol é praticado
num campo que pode ser ao livre, ou numa quadra fechada. Um jogo é composto de
9 partidas sem um tempo definido.
Possui duas
equipes compostas por 9 jogadores cada. De maneira alternada, as equipes atacam
e defendem. Objetivo do jogo é passar pelas quatro bases, e assim marcar um
ponto.
Bétia,
bets ou jogo de taco
O bete-ombro,
também conhecido como bete, bets, tacobol, bets-lombo, taco ou jogo
de taco, é um esporte que descende do críquete.
O
objetivo principal do jogo para a equipe rebatedora é fazer pontos cruzando os
tacos no meio do campo, enquanto para a equipe lançadora é tentar derrubar um
dos alvos da equipe adversária, assim se trocando de posição com a equipe
lançadora.
Existem
várias versões sobre a origem do taco. Uma é que o jogo foi criado por
jangadeiros no Brasil durante o século XVIII; outra é que ele era praticado por
ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam críquete nos porões do
navio durante a viagem. A tradução da palavra bets é aposta.
De acordo com os textos
responda:
1. Quais as principais semelhanças entre as atividades
mencionadas?
2. Quais são os gestos comuns entre atividade?
3. Como acontece a cooperação nesses diferentes
esportes?
Registro: Enviem fotos das respostas no grupo de
whatsapp da turma, ou enviem no e-mail mauricioisaga@gmail.com.
_______________________________________
Tema: Esportes Paralímpicos (18 a 22/05)
Habilidades: identificar
e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e
propor alternativas para sua superação.
Atividade
2:
Leia os textos abaixo e
responda:
Goalball
O goalball (também
conhecido por golbol no Brasil) é um desporto coletivo com bola,
praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi inventado em
1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do
jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo em que a bola entre na baliza do
adversário.
Cada
equipe deve jogar com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso
de vendas nos olhos por todos os atletas.
A
percepção da posição da bola é feita usando os sentidos
do tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que
o tato prevalece. A bola possui guizos para uso da audição, e assim os
praticantes podem saber em que direção a bola se move. É um jogo que requer
muita concentração, e por isso o silêncio dos espectadores e da equipe é de
extrema importância para o jogo.
Atleta
Daniel Dias - Natação
“O esporte foi e é muito
importante na minha vida, pois sempre acreditei e acredito que se trata de uma
grande ferramenta de inclusão social. Nem todos serão campeões no esporte. Mas
acredito que todos nós, independentemente de nossas limitações físicas, podemos
ser campeões na vida. O esporte ajuda muito neste sentido”, escreveu Daniel
Dias no prefácio do livro “Esporte Paralimpico: tornar possível o
impossível”, lançado em 2017 pela Autografia.
De acordo com os textos
responda:
1 - O que é preconceito para você?
2 - Como combater o preconceito nos esportes e na
vida?
Registro: Enviem fotos das respostas no grupo de
whatsapp da turma, ou enviem no e-mail mauricioisaga@gmail.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário