Conteúdo/Tema:
Matéria e energia
Objetivo (s): Discutir a aplicação das
máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado
entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas
mecânicas cotidianas.
1) Cite algumas
máquinas simples de uso no cotidiano.
2) Quais
são os tipos de alavancas?
3) Complete:
a)
Máquinas são instrumentos capazes de
transmitir a ação de ____________ para
vencer
___________________.
b) As
máquinas podem ser ______________________ ou
___________________.
c) As
máquinas são ________________quando
constituídas de uma única peça.
d) ______________________são
máquinas constituídas de várias peças associadas.
e) A
máquina simples permite que se ganhe força ou velocidade, bem como torna
vantajosas a
direção
e o sentido da ___________________
para a realização do _________________.
4) Associe
corretamente as duas colunas:
(a) Força
resistente
(b) Força
potente
(c) Apoio
(d) Alavanca
(e) Roldana
( ) disco contendo um sulco periférico;
( ) barra rígida que se move em torno de um
eixo;
( ) o que permite o equilíbrio ou deslocamento
da resistência pela potência;
( ) força que produz movimento de equilíbrio;
( ) força que deve ser vencida ou equilibrada.
5) Um
peso de 200N dista 30 cm do apoio de uma alavanca cujo braço da potência vale
1,5 m. Qual o valor que deve ser
ultrapassado por uma força potente a fim de levantar e mover o peso?
1,5m = 150 cm
Fp.bp
= Fr.br
|
150
cm 30cm
____________________________________.__________
Fp =? A Fr = 200N
Sem comentários:
Enviar um comentário