terça-feira, 5 de maio de 2020

Ciências (04 a 08/05) - 7º A, B, e D (Profª Bernadete, Roseli C. e Roseli F.)

Conteúdo/Tema: Matéria e energia

Objetivo (s): Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.


1)       Cite algumas máquinas simples de uso no cotidiano.



2)      Quais são os tipos de alavancas?


3)      Complete:

a)      Máquinas são instrumentos capazes de transmitir a ação de ____________ para

vencer ___________________.

b)      As máquinas podem ser ______________________ ou ___________________.

c)      As máquinas são ________________quando constituídas de uma única peça.

d)      ______________________são máquinas constituídas de várias peças associadas.

e)      A máquina simples permite que se ganhe força ou velocidade, bem como torna vantajosas a

direção e o sentido da ___________________ para a realização do _________________.



4)      Associe corretamente as duas colunas:
(a)   Força resistente
(b)   Força potente
(c)   Apoio
(d)   Alavanca
(e)   Roldana

(    ) disco contendo um sulco periférico;
(    ) barra rígida que se move em torno de um eixo;
(    ) o que permite o equilíbrio ou deslocamento da resistência pela potência;
(    ) força que produz movimento de equilíbrio;
(    ) força que deve ser vencida ou equilibrada.

5)      Um peso de 200N dista 30 cm do apoio de uma alavanca cujo braço da potência vale 1,5 m. Qual  o valor que deve ser ultrapassado por uma força potente a fim de levantar e mover o peso?
1,5m = 150 cm      
Fp.bp  = Fr.br


                                   150 cm                                   30cm
            ____________________________________.__________
 Fp =?                                                                                             A                           Fr = 200N                

Sem comentários:

Enviar um comentário