quarta-feira, 6 de maio de 2020

Ciências (04 a 08/05) - 8º D, E e F (Profª Bernadete)


Conteúdo/Tema: Fontes e tipos de energia e impactos socioambientais

Objetivo (s): Identificar, reconhecer, compreender e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
Habilidade (s): EF08CI06B Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais.
EF08CI01: Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, e comparar como a energia é utilizada em residências, comunidades ou cidades em relação aos princípios da sustentabilidade.
Estratégia: Levantamento de questionamentos para a autorreflexão com base na leitura de fragmentos de texto selecionados; exibição de vídeos; aula no centro de mídia (CMSP) e resolução de atividades como forma avaliativa.

AS DIFERENTES FORMAS (OU TIPOS) DE ENERGIA
A “Energia” como produto da natureza está na base do funcionamento de todo o Universo. Energia é
a capacidade de realizar trabalho, ou seja, gerar força num determinado corpo, substância ou sistema físico. Podemos encontrar diversas formas de energia: química, térmica, mecânica, elétrica, nuclear, entre outras.
A energia também pode ser sentida, como:
– por meio do calor na queima da madeira em uma fogueira;
– pela luz emitida pela chama de uma vela;
– pela força da água movendo as turbinas de uma usina hidrelétrica.
Estudar energia requer análise de vários contextos, seja na sua fonte, no seu uso ou nos seus processos
de transformação.
                                        (Texto elaborado e adaptado de diversas fontes para o São Paulo Faz Escola)

Para aprofundar esse assunto, realize uma atividade investigativa, sobre as características; vantagens e desvantagens; aplicações e impactos ambientais das seguintes formas (ou tipos) de energia ex:
-Energia Hídrica, obtida pelo curso de água, aproveitada por um desnível ou queda água, identificada como “Usina Hidrelétrica”;
-Energia Solar, obtida pela energia do Sol, utiliza-se de placas solares que transformam energia luminosa em elétrica,
a) mecânica;

b) térmica;
c) elétrica;
d) química;
e) nuclear;


Mas afinal, de onde vem a ENERGIA que faz funcionar aparelhos, equipamentos, máquinas e sistemas?
Um pouco de história...
A busca e a geração de energia sempre se fizeram presentes na história da humanidade. Na observação e uso de suas habilidades, o ser humano sempre utilizou recursos naturais para gerar energia: dominou o fogo, domesticou animais para auxiliá-lo no transporte e preparo da terra para agricultura, aproveitou a força e o movimento das águas e do vento para mover moinhos e monjolos, entre outros. Por volta do ano 600 antes da era comum, Thales de Mileto observou o primeiro fenômeno elétrico da história (atração de pequenos corpos eletrizados). Já em 1747, Benjamin Franklin e William Watson observaram que todos os materiais possuíam um fluido elétrico. Durante a revolução industrial, o fogo foi utilizado para gerar movimento, e até os dias de hoje, cada vez mais os modos de obter energia vêm sendo aprimorados. Porém, somente há pouco mais de 100 anos surgiu a energia elétrica. Com a constante evolução da humanidade, com os avanços tecnológicos e o crescente uso da energia, surgiram algumas preocupações relacionadas à sua disponibilidade. O desenvolvimento socioeconômico e a busca pela melhoria da qualidade de vida também trazem impactos ambientais, neste caso o esgotamento de recursos naturais. Isso tem levado a humanidade a buscar formas mais inteligentes de obtenção de energia, sem esgotar seus recursos utilizados como matéria-prima, na direção da sustentabilidade. Por meio dos avanços nas pesquisas científicas e tecnológicas sobre as diferentes formas e fontes de energia, podemos conhecer um pouco mais sobre como transformar os diferentes tipos de energia.
O conjunto de fontes de energia forma o que chamamos de matriz energética. Ou seja, ela representa o conjunto de fontes disponíveis em um país, estado, ou no mundo, para suprir a necessidade (demanda) de energia. É importante ressaltar que matriz energética é diferente de matriz elétrica. Enquanto a matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para gerar eletricidade, movimentar os carros ou preparar a comida no fogão, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica. Dessa forma, podemos concluir que a matriz elétrica é parte da matriz energética.
Para saber mais, consulte o site < http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica >. (Acesso em: 2 out. 2019.
                                                                 (Texto elaborado e adaptado de diversas fontes para o São Paulo Faz Escola)

Para conhecer os conceitos sobre “Fontes de energia renováveis e não renováveis” utilizar vídeos e/ou textos.
Disponível   em: < www.youtube.com/watch?v=nWj57Kf3sEo > Acesso em: 17 set. 2019.

Agora é com vocês:
Registre os principais aspectos observados no vídeo e/ou no texto identificando e classificando as fontes de energia em: 
- Fontes de energia renováveis :

-Fontes não renováveis :

- Indicar a importância do uso de energia nas residências, na comunidade ou cidades em relação a sustentabilidade..

• Comente sobre “energia limpa”;

Sem comentários:

Enviar um comentário