quinta-feira, 21 de maio de 2020

História (18 a 22/05) - 8° A, C, D, E e F (Profª Fátima Lins Série e Valdenice)


TEMA: Revolução Francesa

OBJETIVO: Apresentar a composição da sociedade francesa pré-revolução.
ESTRATÉGIA: leitura e análise do texto e imagens.
HABILIDADES: Reconhecer a importância das fontes históricas para a construção do conhecimento histórico.  




A imagem 2, datada de 1789, representa a sociedade francesa no período da Revolução. Nela há uma forte crítica aos privilegiados (clero e nobreza) que exploram o terceiro Estado.
1.    Observe as imagens com atenção e responda:
a)    Descreve as características da sociedade da França, no contexto da Revolução Francesa.
b)    Quem representa o velho da imagem 2? Qual seu papel na sociedade?



2.    Na França o campesinato vivia na miséria. O Estado estava em crise e intensificou a exploração da população, com o objetivo d manter as boas condições da Nobreza e do Alto Clero. Essas circunstancias culminaram numa mobilização das massas que geral as revoltas camponeses, sendo estas um importante movimento do processo revolucionário.
a)    Qual era a situação econômica da França no período pré-revolucionário?
b)    Podemos entender o processo de mudanças políticas e sócias como um reflexo da economia? Justifique.
c)    Quais eram os grupos sociais que vivia às custas da exploração dos camponeses? Descreva-os.
d)    Elabore um conceito que expresse o significado da palavra revolução.
e)    Com relação aos direitos políticos, existia igualdade de participação entre os grupos sociais? Justifique.

Sem comentários:

Enviar um comentário