Conteúdo/Tema:
Matéria
e energia
Objetivo (s): Formas de propagação do calor
Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Habilidade (s): (EF07CI02) Identificar, reconhecer e classificar modos
de transferência de calor entre objetos, e diferenciar temperatura, calor e
sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio
termodinâmico
cotidianas.
Estratégia: Vídeo aula (youtube), textos e atividades.
Assistam o vídeo do link abaixo:
ATIVIDADE 5: PRÁTICAS
EXPERIMENTAIS
FORMAS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR
Vimos
que o calor é a energia térmica em movimento, que se propaga espontaneamente de
locais de maior temperatura para outros de menor temperatura. A transferência
de calor pode se dar de três maneiras: condução, convecção e radiação. Se você
já entendeu o conceito de temperatura como agitação das moléculas e dos átomos
que constituem uma substância, poderá compreender que, quando um corpo “recebe
calor” por diferença de temperatura, a energia cinética/ de suas moléculas e de
seus átomos aumenta, elevando, consequentemente, sua temperatura. No sentido
oposto, um corpo, ao “ceder calor”, perde energia, reduzindo a energia de
movimento das moléculas, o que diminui sua temperatura. Ou seja, nos processos
de troca de calor, os sistemas mais quentes (maior temperatura) cedem energia
(calor) aos mais frios (menor temperatura), de forma que o grau de aquecimento
de um objeto é caracterizado quantitativamente por sua temperatura. Assim, o
calor deve ser compreendido como uma forma de transferência de energia entre
sistemas por conta das diferenças de temperatura.
Para
tornar mais clara a diferença entre calor e temperatura, imagine o que ocorre
ao colocarmos gelo em uma bebida quente. Por estar a uma temperatura maior, a
bebida quente cede calor para o gelo, de modo que, enquanto sua temperatura
diminui, a do gelo aumenta. Isso ocorre até que haja equilíbrio entre suas
temperaturas. Podemos perceber então que não é o frio que sai do gelo! Pelo
fato de estar a uma temperatura mais baixa que a da bebida, o gelo recebe calor
desse líquido, que resfria! Assim, no inverno, ao estar diante de uma corrente
de ar, fisicamente não poderíamos dizer: “Nossa, está entrando um frio danado
aqui!” Na verdade, é o nosso corpo que, por apresentar uma temperatura mais
elevada que a do ambiente, cede calor ao ar, diminuindo nossa temperatura.
Elaborado especialmente
para o São Paulo Faz Escola.
Observação: Para a
realização dos experimentos propostos, siga as instruções de seu(sua)
professor(a).
Experimento 1: “Condução”
Nesta atividade, você
compreenderá alguns processos de troca térmica que ocorrem cotidianamente.
São experimentos fáceis
de serem realizados e que possibilitarão o entendimento de inúmeros eventos que
ocorrem no dia a dia.
Materiais:
Velas
Um pedaço de arame de
aproximadamente 30 cm
Alicate
Procedimentos:
1. Corte uma vela em pequenos
pedaços. Acenda outra e use a parafina derretida como uma “cola” para fixar os
pedacinhos de vela no arame em intervalos regulares.
2. Segure uma das extremidades do
arame com um alicate e coloque a chama da vela na outra extremidade. Mantenha a
vela aquecendo o arame por algum tempo e observe o que acontece.
Respondem
os seguintes questionamentos:
1. Antes de realizar o experimento,
formule hipóteses a respeito do que acontecerá com os pedaços de vela sobre o
arame.
2. Use argumentos para sustentar
sua hipótese.
3. O que aconteceu com a parafina?
Sua hipótese foi confirmada? Explique.
4. Tente relacionar o que aconteceu
nesse experimento com outras situações do seu dia a dia.
Experimento 2: “Convecção”
Materiais:
Velas
Linha
Folha de papel
Tesoura
Suporte com cerca de 1,20 m
Procedimentos:
1. Desenhe na folha uma espiral que
utilize a maior parte do papel.
2. Corte-a de modo a formar uma espécie
de “cobra”.
3. Amarre a linha no início da
espiral e pendure-a a cerca de 50 cm do chão, de forma que ela possa girar
livremente.
4. Coloque a vela acesa sob seu
“móbile”, mantendo uma distância segura para não queimá-lo. Observe o que
acontece.
Respondem
os seguintes questionamentos:
1. Antes de realizar o experimento,
formule uma hipótese sobre o que acontecerá com a espiral.
2. A espiral vai balançar e depois
parar; ou ela vai virar par o lado tal; ou ainda, ela vai subir como um balão?
3. Use argumentos para sustentar
sua hipótese.
4. O que aconteceu com a espiral?
Sua hipótese foi confirmada? Explique.
5. Tente relacionar o que aconteceu
nesse experimento com outras situações do seu dia a dia.
Experimento 3:
“Irradiação”
Materiais:
Velas
Cartolina preta e cartolina
branca
Palitos de sorvete
Massinha de modelar.
Procedimentos:
1. Acenda a vela e aproxime suas
mãos, sem tocar na chama. Observe o que acontece.
2. Em seguida, recorte dos pedaços
de mesmo tamanho da cartolina preta e da cartolina branca
(10 cm x 10 cm).
3. Cole os pedaços da cartolina nos
palitos de sorvete e fixe cada um deles na massinha de modelar, de modo que
fiquem em pé.
4. Coloque cada um deles de um lado
da vela, a cerca de 5 cm de distância. Espere 5 minutos e sinta a temperatura
de cada um.
Respondem
os seguintes questionamentos:
1. Antes de realizar o experimento,
formule uma hipótese sobre o que acontecerá com cada pedaço da cartolina.
2. Por exemplo, a cartolina preta
estará muito quente, a cartolina branca estará muito quente, ou, ainda, ambas
estarão quentes?
3. Use argumentos para sustentar
sua hipótese.
4. O que aconteceu? Sua hipótese
foi confirmada? Explique.
5. Tente relacionar o que aconteceu
nesse experimento com outras situações do seu dia a dia.
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