domingo, 10 de maio de 2020

Matemática (11 a 15/05) - 6º A, B e C (Roseli C.)


Conteúdo/Tema: Números
Objetivo (s): Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal.
Habilidade (s): (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Estratégia: vídeo aula (youtube) e atividades.

ATIVIDADE 3 – DIVISORES DE UM NÚMERO NATURAL

Assistam os vídeos do link abaixo:




Após assistir às videoaulas, o link acima e com base na explicação abaixo, faça as atividades com atenção:
Como 3 × 4 = 12,   sabemos que 12 é múltiplo de 3 e 4.
Podemos então afirmar que 12 é divisível por 3 e por 4.

12 ÷ 3 = 4                   12 ÷ 4 = 3

Ou seja, 3 e 4 são divisores de 12.
A quantidade de divisores de 12 é finita. Para encontrar os divisores de 12, dividimos 12 pelos números naturais que resultam quocientes exatos.

12 : 1 =  12
12 : 2 =    6
12 : 3 =    4
12 : 4 =    3
12 : 6 =    2
12 : 12 =  1



Representação:

D(12) = {1, 2, 3, 4, 6, 12}.

1)      Represente o conjunto formado pelos divisores dos números abaixo.

a) 4      _________________________________            

b) 18    _________________________________               

c) 20    _________________________________   

d) 7      _________________________________                

e) 14    _________________________________

               





ATIVIDADES DA APOSTILA ( 3 e 4 )

ATIVIDADE 3 – DIVISORES DE UM NÚMERO NATURAL  (pág 31)

Na sequência, a Professora Carmem propôs aos seus alunos que verificassem quantos são os divisores de um determinado número. Assim escolheu um aluno da lista e perguntou se o seu número de chamada era divisor de 26.

3.1 A primeira a responder foi Amélia, número 3 da lista. Ela respondeu que seu número era divisor de 26. Sua resposta estava correta?




3.2 Célia, número 13 da chamada, disse que seu número era divisor de 26. Está correto?




ATIVIDADE 4 – CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE (pág 31)

Encontre os divisores dos números 12, 14, 15 e 20, em seguida verifique se há divisores comuns. Quais critérios de divisibilidade em cada caso?




4.1 Quando um número é divisível por 2? E por 3? E por 5?




(Esta atividade será corrigida apenas no retorno às aulas, não precisa entregar no momento)

Não saia de casa!
Cuide-se!
Até breve! 






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