Conteúdo/Tema:
Números
Objetivo (s): Sistema de numeração decimal: características,
leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais
representados na forma decimal.
Habilidade (s): (EF06MA02) Reconhecer o sistema de
numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e
diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas
principais características (base, valor posicional e função do zero),
utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e
números racionais em sua representação decimal.
Estratégia:
vídeo
aula (youtube) e atividades.
ATIVIDADE 3 – DIVISORES DE UM NÚMERO NATURAL
Assistam os vídeos do link abaixo:
Após
assistir às videoaulas, o link acima e com base na explicação abaixo, faça as
atividades com atenção:
Como 3 × 4 = 12, sabemos que 12 é múltiplo de 3 e 4.
Podemos então afirmar que 12 é
divisível por 3 e por 4.
12 ÷ 3 = 4 12 ÷ 4 = 3
Ou seja, 3 e 4 são divisores de
12.
A quantidade de divisores de 12 é
finita. Para encontrar os divisores de 12, dividimos 12 pelos números naturais
que resultam quocientes exatos.
12 : 1 = 12
12 : 2 = 6
12 : 3 = 4
12 : 4 = 3
12 : 6 = 2
12 : 12 = 1
Representação:
D(12) = {1, 2, 3, 4, 6, 12}.
1) Represente
o conjunto formado pelos divisores dos números abaixo.
a) 4 _________________________________
b) 18 _________________________________
c) 20 _________________________________
d) 7 _________________________________
e) 14 _________________________________
ATIVIDADES
DA APOSTILA ( 3 e 4 )
ATIVIDADE 3 – DIVISORES
DE UM NÚMERO NATURAL (pág 31)
Na sequência, a
Professora Carmem propôs aos seus alunos que verificassem quantos são os divisores de um determinado
número. Assim escolheu um aluno da lista e perguntou se o seu número de chamada era
divisor de 26.
3.1 A
primeira a responder foi Amélia, número 3 da lista. Ela respondeu que seu
número era divisor de 26. Sua
resposta estava correta?
3.2 Célia,
número 13 da chamada, disse que seu número era divisor de 26. Está correto?
ATIVIDADE 4 – CRITÉRIOS DE
DIVISIBILIDADE (pág 31)
Encontre os divisores
dos números 12, 14, 15 e 20, em seguida verifique se há divisores comuns. Quais critérios
de divisibilidade em cada caso?
4.1 Quando um número é divisível por 2? E por 3? E por 5?
(Esta atividade
será corrigida apenas no retorno às aulas, não
precisa entregar no momento)
Não saia de casa!
Cuide-se!
Até
breve!
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