Grandes Navegações
Objetivo:
Relacionar o renascimento científico com o processo de expansão marítima.
Habilidade (Apoio LP): Pesquisar, selecionar, comparar, sintetizar
informações.
Estratégia Vídeo sobre as Grandes Navegações, pesquisa na
Internet.
Queridos alunos, no dia 13 de maio,
através aplicativo Centro de Mídias são Paulo, vocês assistiram a aula da
professora Paula Vaz cujo tema era Renascimento e a expansionismo marítimo.
Caso queiram assistir novamente, segue o link : https://youtu.be/IPhgROcrojY
Alguns tópicos discutidos na aula:
·
Comparação da Expansão marítima com a
exploração do espaço (chegada do homem a lua)
·
A importância das inovações tecnológicas
para que o projeto de expansão marítima fosse colocado em prática: Bússola,
astrolábio, caravelas, cartas náuticas...
·
Importantes cientistas da época:
Copérnico, Galileu Galilei, Kepler,
Andreas Versaleus
·
Linha do tempo com os principais
fatos/conquistas feitas por Portugal e Espanha durante as Grandes Navegações.
Agora,
assista ao vídeo para ampliar seus conhecimentos sobre as Grandes Navegações:
Atividade:
“Quem
tem medo de viajar de avião não sabe o que era a navegação marítima no tempo
das descobertas. Reis dos mares, entre os séculos XV e XVI, os portugueses
sofreram muito para conquistar os oceanos. A maioria das caravelas afundava na
terceira viagem e uma caravela que conseguisse completar seis travessias sem
afundar era considerada modelo de embarcação bem feita”. (Adaptado de: Sibelle
Pedral. A epopéia dos pobres. Revista Veja, São Paulo, 4 maio de 1994.)
1.
O texto acima nos dá uma ideia de como era difícil e perigoso navegar no século
XV. Escreva um pequeno texto
demonstrando a difícil vida dos marinheiros da época das grandes Navegações.
Sugestão
para pesquisa:
2.
Faça uma pesquisa sobre as algumas inovações técnicas que possibilitaram as
grandes navegações: Bússola, Astrolábio , Caravelas.
Registre
tudo em seu caderno e bons estudos!!!
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