quarta-feira, 20 de maio de 2020

Ciências (18 a 22/05) - 8º A, B, C, D, E e F (Profª Bernadete e Cláudia)

Conteúdo/Tema: Matéria e energia

Objetivo(s): Reconhecer as transformações de energia em diferentes equipamentos elétricos e uso consciente de energia elétrica; Conhecer o Princípio da Conservação de Energia.
Habilidade(s): EF08CI03: Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais com chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica); EF08CI05: Selecionar, planejar e propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica na escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade, tais como consumo de energia e eficiência energética, e ainda hábitos de consumo responsável.
Estratégia: Exibição de vídeos em links, aula do centro de mídia e resolução de atividades como forma avaliativa.

Atividade 1 - Investigando as transformações de energia

Assista aos vídeos para melhor entendimento:

Fontes e tipos de energia: https://youtu.be/6DF3GpAfJOU

Transformação de energia: https://youtu.be/ANr8BANbVN4

De acordo com o centro de mídia comente sobre:
- Energia:
- Energia mecânica:    
-Energia térmica:
- Energia elétrica:
- Energia química:
- Energia nuclear:

A transformação de uma forma de energia em outra é possível?
R:

Como podemos observar esta transformação a partir dos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia?
R:


Preencha o quadro analisando cada equipamento, máquina ou aparelho, relacionando as fontes de energia        que utilizam
(energia elétrica, energia química dos combustíveis, energia solar, energia eólica, energia do movimento dos animais ou do homem). E que para cumprirem a função a que se destinam, transformam a energia que utilizam em outros tipos de energia.


 “Diferentes aparelhos que funcionam a partir de uma mesma fonte, produzem diferentes formas de energia”.
O rádio e a lâmpada, por exemplo, utilizam como fonte a energia elétrica e produzem, respectivamente, som e luz. Em outras palavras, a energia elétrica é transformada em energia sonora no rádio e em energia luminosa na lâmpada. Alguns aparelhos “consomem’ energia elétrica, essa energia não desaparece: ela se transforma em outros tipos.

Portanto temos um importante Princípio da Física: o Princípio da Conservação de Energia:

“A energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída”.

ATIVIDADE 2 - Calculando o consumo de energia elétrica

Aprofundando um pouco mais o assunto:



Qual a principal fonte de energia utilizada pela maioria dos aparelhos que
utilizamos em nosso dia a dia?
R:

Dos aparelhos eletrodomésticos que utilizamos, quais consomem mais energia
elétrica? E quais consomem menos?
R:                 
                                                                                                              
Como acompanhar o consumo de energia elétrica?                                                     
Você sabe fazer a leitura do relógio medidor de energia elétrica, conhecido como “relógio de luz”?    R:                                                                                                             

Investigando o consumo de energia elétrica.

O consumo de energia elétrica depende do tempo de utilização dos aparelhos elétricos e da sua potência.
A potência dos aparelhos é expressa em watts (W) e quase todos trazem essa informação impressa na embalagem, em chapinhas, em etiquetas de fabricação neles afixada ou nos manuais de instrução.
Faça uma pesquisa de campo, em sua casa ou na internet, sobre a potência média dos principais aparelhos elétricos utilizados no nosso dia a dia.
Registre e organize os dados da pesquisa no quadro a seguir, relacionando cada aparelho à sua potência em watts, utilizando as duas colunas:


Comparando os dados da pesquisa, é possível perceber que:
1) Os aparelhos que consomem mais energia elétrica são: _______________________________
2) Os aparelhos que consomem menos energia elétrica são: _____________________________

       

Atividade: Como seria a nossa vida sem a energia elétrica?

Muitas iniciativas podem ajudar no planejamento de ações voltadas ao consumo consciente e responsável de energia elétrica. Um bom exemplo é a invenção de um morador de Uberaba - MG, Sr. Alfredo Moser:
a “lâmpada” de garrafa pet. Isso ocorreu no começo dos anos 2000, quando houve uma crise no fornecimento de eletricidade que ameaçava gerar um “apagão” no Brasil. Recomendamos um vídeo sobre o assunto disponível na internet “A ideia de um brasileiro que iluminou o mundo”.
DW BRASIL. A ideia de um brasileiro que iluminou o mundo. 2016. 
 Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=qF52dg8Jtpg  >. Acesso em: 27dez 2018.
Agora é a sua vez!

Como a humanidade está utilizando a energia elétrica?
R:
Na sua opinião,  qual a relação que existe entre “consumo de energia” e “apagão”?
R:
O que podemos fazer para adotar hábitos de consumo consciente e responsável de energia em nossas casas e        na escola?
R:


Sem comentários:

Enviar um comentário