Conteúdo/Tema: Matéria e energia
Objetivo(s):
Reconhecer as transformações de energia em diferentes equipamentos elétricos e
uso consciente de energia elétrica; Conhecer o Princípio da Conservação de
Energia.
Habilidade(s): EF08CI03:
Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais com chuveiro, ferro,
lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação
de energia (elétrica para as
energias térmica, luminosa, sonora e mecânica); EF08CI05:
Selecionar, planejar e propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica
na escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo
critérios de sustentabilidade, tais como consumo de energia e eficiência
energética, e ainda hábitos de consumo responsável.
Estratégia:
Exibição de vídeos em links, aula do centro de mídia e resolução de atividades
como forma avaliativa.
Assista aos vídeos para
melhor entendimento:
Fontes e tipos
de energia: https://youtu.be/6DF3GpAfJOU
Transformação
de energia: https://youtu.be/ANr8BANbVN4
De acordo com o centro de mídia comente sobre:
- Energia:
- Energia mecânica:
-Energia térmica:
- Energia elétrica:
- Energia química:
- Energia nuclear:
A transformação de uma forma de energia em outra é
possível?
R:
Como podemos observar esta transformação a partir dos
equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia?
R:
Preencha o quadro analisando cada equipamento, máquina ou aparelho, relacionando as fontes de energia que utilizam (energia elétrica, energia química dos combustíveis, energia solar, energia eólica, energia do movimento dos animais ou do homem). E que para cumprirem a função a que se destinam, transformam a energia que utilizam em outros tipos de energia.
“Diferentes aparelhos que funcionam a partir
de uma mesma fonte, produzem diferentes formas de energia”.
O rádio e a lâmpada, por
exemplo, utilizam como fonte a energia elétrica e produzem, respectivamente, som
e luz. Em outras palavras, a energia elétrica é transformada em energia sonora
no rádio e em energia luminosa na lâmpada. Alguns aparelhos “consomem’ energia elétrica,
essa energia não desaparece: ela se transforma em outros tipos.
Portanto temos um importante Princípio da Física: o Princípio da Conservação de Energia:
“A energia pode ser transformada ou
transferida, mas nunca criada ou destruída”.
ATIVIDADE 2 - Calculando o consumo de energia
elétrica
Aprofundando um
pouco mais o assunto:
Qual a principal
fonte de energia utilizada pela maioria dos aparelhos que
utilizamos em
nosso dia a dia?
R:
Dos aparelhos
eletrodomésticos que utilizamos, quais consomem mais energia
elétrica? E quais
consomem menos?
R:
Como acompanhar o consumo de
energia elétrica?
Você sabe fazer a leitura do relógio medidor de energia
elétrica, conhecido como “relógio de luz”? R:
Investigando o
consumo de energia elétrica.
O consumo de energia elétrica depende do tempo de utilização dos aparelhos
elétricos e da sua potência.
A potência dos
aparelhos é expressa em watts (W) e quase todos trazem essa informação impressa
na embalagem, em chapinhas, em etiquetas de fabricação neles afixada ou nos
manuais de instrução.
Faça uma pesquisa de campo, em sua casa ou na
internet, sobre a potência média dos principais aparelhos elétricos utilizados
no nosso dia a dia.
Registre e organize os dados da pesquisa no quadro a
seguir, relacionando cada aparelho à sua potência em watts, utilizando as duas
colunas:
Comparando os dados da
pesquisa, é possível perceber que:
1) Os aparelhos que consomem mais energia elétrica são: _______________________________
2) Os aparelhos que consomem menos energia elétrica são:
_____________________________
Atividade: Como seria a
nossa vida sem a energia elétrica?
Muitas iniciativas podem ajudar no planejamento de ações voltadas ao
consumo consciente e responsável de energia elétrica. Um bom exemplo é a
invenção de um morador de Uberaba - MG, Sr. Alfredo Moser:
a “lâmpada” de garrafa
pet. Isso ocorreu no começo dos anos 2000, quando houve uma crise no
fornecimento de eletricidade que ameaçava gerar um “apagão” no Brasil.
Recomendamos um vídeo sobre o assunto disponível na internet “A ideia de um brasileiro que iluminou o
mundo”.
DW BRASIL. A ideia de um brasileiro que iluminou o mundo. 2016.
Agora
é a sua vez!
Como a
humanidade está utilizando a energia elétrica?
R:
Na sua opinião, qual a relação que existe entre “consumo de
energia” e “apagão”?
R:
O que podemos
fazer para adotar hábitos de consumo consciente e responsável de energia em
nossas casas e na escola?
R:
Sem comentários:
Enviar um comentário