Conteúdo/tema:
Parâmetros do som
Objetivo:
Identificar
os elementos formativos do som.
Habilidades:
(EF08AR20)
Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade,
timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, canções e práticas diversas de
composição/criação, execução e apreciação musicais.
Estratégia:
Apreciação
e registro.
Olá
alunos!! Nessa aula vamos estudar sobre
as propriedades do SOM.
Primeiro
vamos conhecer quais são essas propriedades ou parâmetros:
Parâmetros do SOM
O
som é resultado da vibração de corpos. Essas vibrações se propagam pelo ar,
chega aos nossos ouvidos e por fim ao cérebro, que os codificam e nos fazem
“entender”.
As
principais características do som são INTENSIDADE, DURAÇÃO, ALTURA e
TIMBRE.
Vimos
que são 4 parâmetros mas nesse momento vamos destacar apenas um : O TIMBRE
TIMBRE –
É a propriedade do som que nos permite reconhecer sua origem. O timbre
diferencia, “personaliza” o som. Por meio do timbre identificamos “o que”
está produzindo o som. Por exemplo: quando ouvimos uma pessoa falar, um
celular tocando ou mesmo um gatinho miando podemos saber qual fonte sonora
produziu o som por causa do timbre.
|
Como vimos o TIMBRE seria
a IDENTIDADE do som, ou como foi dito na aula do Centro de mídias, a COR DO
SOM. É por causa do timbre que
identificamos a voz de uma pessoa da outra, ou identificamos os sons a nossa
volta.
ATIVIDADE 1:
VAMOS ESCUTAR!!
1º Acesse o link para
ouvir a música: ‘ O TREM CAIPIRA” (Villa Lobos)
2º Preste muita atenção
em todos os sons, e vá fazendo anotações, identifique os instrumentos e também
outros sons não convencionais que possam fazer parte da música.
3º Em seu caderno de arte
, liste todos os sons de instrumentos e os outros sons que você conseguiu identificar.
4º Já que o TIMBRE é a
cor do som .Em seu caderno de arte DESENHE inspirando-se na música ouvida.
CAPRICHE!!! E não esqueça de pintar!
OBS:
Essa atividade deve ser feita no seu caderno de arte e será avaliada quando
retornarmos
|
Sem comentários:
Enviar um comentário