quarta-feira, 20 de maio de 2020

Ciências - Devolutivas (18 a 22/05) - 6º A, B e C (Profª Vera Lúcia)


Conteúdo/Tema: Matéria e Energia
Objetivo (s): Transformações químicas.
Habilidade (s): EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
Habilidade (s): Leitura e interpretação de imagens e de texto.
Estratégia: Devolutiva da observação de imagens e das questões.

DEVOLUTIVA OU CORREÇÃO DAS ATIVIDADES do dia 30/03.

Na aula de Ciências do dia 18/05, pelo Centro de Mídias, com a professora Lídia Cecília, tivemos uma retomada sobre TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS com Mapas Mentais, que são palavras chaves, conceitos principais, ou seja, um grande resumo, interligado com setas, linhas ou desenho.
Mapa mental é uma técnica de estudo criada no final da década de 1960 por Tony Buzan, um consultor inglês. Ela consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas. Esse material é muito indicado para pessoas que têm facilidade de aprender de forma visual.

A professora Cecília fez experimentos, resolução de atividades, interação no chat e busca de informação. Esclareceu o que é substâncias, misturas, mistura homogênea, mistura heterogênea, transformação física e transformação química.
Agora, com todas essas informações, vamos corrigir as atividades que foram solicitadas na semana do Recesso. Espero que você tenha acertado, caso contrário, faça as devidas correções.

ATIVIDADE 3 DE CIÊNCIAS


RESPONDER NO CADERNO. QUEM PREFERIR, PODE IMPRIMIR E COLAR.
Conteúdo explanado em sala de aula.

APROFUNDANDO CONHECIMENTOS

Depois de pesquisar o conceito de OXIDAÇÃO, investigue como ocorre a transformação de outros materiais nos processos ilustrados nas imagens abaixo, registrando as evidências (explanado em sala de aula) que permitem verificar que houve uma transformação:

Respostas a seguir:



Veja se você acertou, ok??

Observação:
A professora Cecilia, na aula do dia 18/05, demostrou com o experimento da vela, a importância do gás comburente, o gás oxigênio, para alimentar a chama e o combustível, a vela. Essa transformação química chama-se combustão. A combustão se dá quando reagentes interagem e se dá a liberação de energia como calor.

Fonte: Atividade adaptada do Caderno do Aluno de Ciências - p. 17-18.

BOM ESTUDO! 

ATIVIDADE 4 DE CIÊNCIAS

COPIAR O TEXTO E REPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO. QUEM PREFERIR, PODE IMPRIR E COLAR.  Conteúdo explanado em sala de aula.

AMPLIANDO O QUE JÁ SABEMOS

Leia o texto a seguir.
 Transformações na natureza
Na natureza ocorrem diversos tipos de transformações químicas, dentre elas a dos alimentos. Quando deixamos um alimento em ambiente aberto por vários dias, percebemos uma mudança gradativa de cor, cheiro e sabor, descrevendo-os como “estragados”. O cozimento e a digestão dos alimentos e as queimadas que observamos nas florestas e matas também são exemplos de transformações químicas que ocorrem com a matéria. Essas transformações caracterizam-se pela mudança na constituição do material, ou seja, pela alteração da composição química das substâncias iniciais, que se transformam em outras. Há outro tipo de transformação na natureza que não altera a constituição dos materiais: as transformações físicas. Algumas transformações físicas são consideradas reversíveis, ou seja, podem ser desfeitas – por exemplo, o gelo ao passar do estado sólido para o líquido, processo comum de derretimento. Porém, há transformações físicas irreversíveis, como quando amassamos uma folha de papel.
(Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola)
Com base no texto, responda às seguintes questões:
1.      “Quando deixamos em ambiente aberto por vários dias, percebemos uma mudança gradativa de cor, cheiro e sabor nos alimentos, descrevendo-os como ‘estragados’.
” A partir dessa afirmação, dê exemplos de alimentos que você já visualizou em casa e que passaram por esse processo de transformação química. Você poderá fazer os registros através da escrita, de desenhos ou de colagem de recortes de panfletos, jornais e revistas.
R: Pão, tomate, leite, entre outros.

2.      Qual é o nome dado ao processo de transformação sofrido pelos alimentos ao estragarem?
R: Decomposição da matéria.

3.      Qual é a importância para a natureza desse tipo de processo de transformação química?
R: A decomposição possibilita que substâncias presentes em materiais biodegradáveis voltem ao ecossistema e possam ser reaproveitados constantemente, contribuindo para o equilíbrio da natureza e para a manutenção ecológica do meio ambiente.

4.      Pesquise o que poderá ocorrer com a nossa saúde caso venhamos a ingerir um alimento que se encontra nesse processo de deterioração.
R: Podemos ter uma intoxicação alimentar que pode parecer simples, mas requer atenção, porque em casos graves, a intoxicação é capaz de provocar a morte. Indisposição acompanhada de vômitos, dores de estômago e diarreia após a ingestão de alimentos, pode ter como causa a contaminação por certas bactérias nocivas.

5.      Procure saber o que é uma COMPOSTAGEM e para que é utilizada.
R: A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

Veja se você acertou, ok??

SISTEMATIZAÇÃO - IMPRIMIR E COLAR OU COPIAR NO CADERNO
As transformações químicas também podem ser chamadas de reações químicas, nas quais percebemos mudanças na composição inicial do material, originando um novo material. No caso de um prego, a ferrugem que aparece na sua superfície é a evidência de que ocorreu uma transformação química com o ferro. Outras evidências de transformações químicas também podem ser observadas no nosso dia a dia, como a alteração de cor e sabor dos alimentos (processo da decomposição ou cozimento) e o desprendimento de gases (Conteúdo explanado em sala de aula).

Observação:
Quando nós fizemos o experimento do parafuso, concluímos que houve a formação de ferrugem, que é a evidência de que ocorreu uma transformação química. A ferrugem é a formação de uma nova substância.
Nos experimentos em que a professora Cecilia realizou na aula do dia 18/05, com água e sal de fruta, que ocorreu uma efervescência; e no vinagre com bicarbonato de sódio, que encheu a bexiga, conseguimos observar o desprendimento de gás, o gás carbônico (CO2), que é a evidência de que ocorreu uma transformação química. O gás carbônico também é uma nova substância.
Espero que você tenha gostado da aula da professora Cecilia e entendido o que é uma Transformação Química.

 Fonte: Atividade adaptada do Caderno do Aluno de Ciências - p. 18-19.

BOM ESTUDO!

Abraços!!

Professora Vera Lúcia

Sem comentários:

Enviar um comentário