Conteúdo/Tema: Matéria e Energia
Objetivo (s): Transformações
químicas.
Habilidade (s): EF06CI02) Observar, identificar e registrar
evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos
materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do
cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de
vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de
publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de
produção.
Habilidade (s):
Leitura e interpretação de imagens e de texto.
Estratégia: Devolutiva da observação de imagens e das
questões.
DEVOLUTIVA OU CORREÇÃO DAS ATIVIDADES do dia
30/03.
Na aula de Ciências do dia 18/05, pelo
Centro de Mídias, com a professora Lídia Cecília, tivemos
uma retomada sobre TRANSFORMAÇÕES
QUÍMICAS com Mapas Mentais, que
são palavras chaves, conceitos principais, ou seja, um grande resumo,
interligado com setas, linhas ou desenho.
Mapa mental
é uma técnica de estudo criada no final da década de 1960 por Tony Buzan, um
consultor inglês. Ela consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores,
setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar
associações entre as informações destacadas. Esse material é muito indicado
para pessoas que têm facilidade de aprender de forma visual.
A professora Cecília fez
experimentos, resolução de atividades, interação no chat e busca de informação.
Esclareceu o que é substâncias, misturas, mistura homogênea, mistura
heterogênea, transformação física e transformação química.
Agora, com todas essas informações, vamos corrigir as atividades que foram
solicitadas na semana do Recesso. Espero que você tenha acertado, caso
contrário, faça as devidas correções.
ATIVIDADE 3 DE CIÊNCIAS
RESPONDER
NO CADERNO. QUEM PREFERIR, PODE IMPRIMIR E COLAR.
Conteúdo
explanado em sala de aula.
APROFUNDANDO
CONHECIMENTOS
Depois de pesquisar o
conceito de OXIDAÇÃO, investigue como ocorre a transformação de outros
materiais nos processos ilustrados nas imagens abaixo, registrando as
evidências (explanado em sala de aula) que permitem verificar que houve uma
transformação:
Respostas a seguir:
Veja
se você acertou, ok??
Observação:
A professora Cecilia, na aula do dia 18/05,
demostrou com o experimento da vela, a importância do gás comburente, o gás
oxigênio, para alimentar a chama e o combustível, a vela. Essa
transformação química chama-se combustão. A combustão se dá quando
reagentes interagem e se dá a liberação de energia como calor.
Fonte: Atividade adaptada do Caderno
do Aluno de Ciências -
p. 17-18.
BOM
ESTUDO!
ATIVIDADE
4 DE CIÊNCIAS
COPIAR O TEXTO E
REPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO. QUEM
PREFERIR, PODE IMPRIR E COLAR. Conteúdo explanado em sala de aula.
AMPLIANDO
O QUE JÁ SABEMOS
Leia o texto a seguir.
Transformações
na natureza
Na natureza ocorrem
diversos tipos de transformações químicas, dentre elas a dos alimentos. Quando
deixamos um alimento em ambiente aberto por vários dias, percebemos uma mudança
gradativa de cor, cheiro e sabor, descrevendo-os como “estragados”. O cozimento
e a digestão dos alimentos e as queimadas que observamos nas florestas e matas
também são exemplos de transformações químicas que ocorrem com a matéria. Essas
transformações caracterizam-se pela mudança na constituição do material, ou
seja, pela alteração da composição química das substâncias iniciais, que se
transformam em outras. Há outro tipo de transformação na natureza que não
altera a constituição dos materiais: as transformações físicas. Algumas
transformações físicas são consideradas reversíveis, ou seja, podem ser
desfeitas – por exemplo, o gelo ao passar do estado sólido para o líquido,
processo comum de derretimento. Porém, há transformações físicas irreversíveis,
como quando amassamos uma folha de papel.
(Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz
Escola)
Com base no texto, responda às seguintes questões:
1. “Quando
deixamos em ambiente aberto por vários dias, percebemos uma mudança gradativa
de cor, cheiro e sabor nos alimentos, descrevendo-os como ‘estragados’.
” A partir dessa
afirmação, dê exemplos de alimentos que você já visualizou em casa e que
passaram por esse processo de transformação química. Você poderá fazer os
registros através da escrita, de desenhos ou de colagem de recortes de
panfletos, jornais e revistas.
R:
Pão, tomate, leite, entre outros.
2.
Qual é o nome dado ao processo de
transformação sofrido pelos alimentos ao estragarem?
R: Decomposição da matéria.
3.
Qual é a importância para a natureza desse
tipo de processo de transformação química?
R: A decomposição possibilita que
substâncias presentes em materiais biodegradáveis voltem ao ecossistema e
possam ser reaproveitados constantemente, contribuindo para o equilíbrio da
natureza e para a manutenção ecológica do meio ambiente.
4.
Pesquise o que poderá ocorrer com a nossa
saúde caso venhamos a ingerir um alimento que se encontra nesse processo de
deterioração.
R: Podemos ter uma intoxicação
alimentar que pode parecer
simples, mas requer atenção, porque em casos graves, a intoxicação é capaz de provocar a morte. Indisposição
acompanhada de vômitos, dores de estômago e diarreia após a ingestão de alimentos, pode ter como causa a
contaminação por certas bactérias nocivas.
5.
Procure saber o que é uma COMPOSTAGEM e
para que é utilizada.
R: A compostagem é um processo
biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como
estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a
que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.
Veja
se você acertou, ok??
SISTEMATIZAÇÃO
- IMPRIMIR E COLAR OU COPIAR NO CADERNO
As transformações
químicas também podem ser chamadas de reações químicas, nas quais percebemos
mudanças na composição inicial do material, originando um novo material. No
caso de um prego, a ferrugem que aparece na sua superfície é a evidência de que
ocorreu uma transformação química com o ferro. Outras evidências de
transformações químicas também podem ser observadas no nosso dia a dia, como a
alteração de cor e sabor dos alimentos (processo da decomposição ou cozimento)
e o desprendimento de gases (Conteúdo explanado em sala de aula).
Observação:
Quando
nós fizemos o experimento do parafuso, concluímos que houve a formação de
ferrugem, que é a evidência de que ocorreu uma transformação química. A ferrugem é a formação de uma nova
substância.
Nos
experimentos em que a professora Cecilia realizou na aula do dia 18/05, com
água e sal de fruta, que ocorreu uma efervescência; e no vinagre com bicarbonato de sódio, que encheu a bexiga,
conseguimos observar o desprendimento de gás, o gás carbônico (CO2),
que é a evidência de que ocorreu uma transformação
química. O gás carbônico também é uma nova substância.
Espero
que você tenha gostado da aula da professora Cecilia e entendido o que é uma
Transformação Química.
Fonte:
Atividade adaptada do Caderno do Aluno de Ciências - p. 18-19.
BOM
ESTUDO!
Abraços!!
Professora
Vera Lúcia
Sem comentários:
Enviar um comentário