Conteúdo/Tema:
Números (Múltiplos, Divisores, Primos, Compostos)
Objetivo(s):
Reconhecer múltiplos e divisores de um número natural.
Habilidade(s): Resolver e elaborar problemas com
números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, por meio de
estratégias diversas.
Habilidade(s) Material Aprender Sempre: Estabelecer relações entre números naturais tais como
“ser múltiplo de”, “ser divisor de” e reconhecer números primos e números
compostos.
Estratégia:
Interpretar e resolver situações-problema.
- Aulas Centro de Mídias do
Estado de São Paulo, Caderno do Aluno do Estado de São Paulo e Aprender
Sempre .
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Deixe a resposta em cada exercício,
registre como você chegou à resposta do exercício pode ser na própria apostila,
tirar foto das atividades resolvidas e encaminhar para o e-mail cantonia@prof.educacao.sp.gov.br,
enviar até o dia 13/05.
Agora é com vocês.
CADERNO DO
ALUNO PAGINAS: 22 e 23.
ATIVIDADE 4: MÚLTIPLOS E DIVISORES
4.1 Um fabricante de sabão
em pó planejou oferecer um prêmio, em dinheiro, a quem encontrasse um cartão
premiado na caixa desse produto. Preocupado em não perder de vista as embalagens
premiadas, programou sua máquina para que incluísse o cartão premiado apenas
nas caixas que, pela ordem de fabricação, a partir da caixa 1, coincidissem com
os múltiplos de 250. A distribuição para as vendas foi feita seguindo a ordem de
fabricação, para evitar que os prêmios saíssem para uma mesma região.
Considerando a situação
acima, responda:
a) Um comerciante comprou
as primeiras 1000 caixas fabricadas. Quantas caixas premiadas ele adquiriu? Explique
o seu raciocínio.
b) É possível calcular
quantas caixas premiadas levará o comerciante que comprar as 1600 caixas
seguintes? Explique o seu raciocínio.
c) É possível calcular
exatamente quantas caixas premiadas levou um comerciante que comprou 300 caixas
de sabão? Explique o seu raciocínio.
ATIVIDADE
5: ORGANIZANDO AS VENDAS – MÚLTIPLOS E DIVISORES
5.1 Bruno e Sandra compraram 240 tabletes de
chocolate em uma fábrica para revendê-los na feira. Eles decidiram embalar os
tabletes de chocolate em saquinhos de papel, de forma que todos tivessem a
mesma quantidade e sem sobrar nenhum tablete. Bruno sugeriu comprar 60 saquinhos
e Sandra disse que 50 era melhor.
a) Qual seria a melhor opção em relação à
quantidade de saquinhos para embalar os tabletes de chocolate? Registre sua
conclusão e compare com a solução de seu colega.
b) Existem outras quantidades possíveis de saquinhos
que Bruno e Sandra poderiam comprar para atender às condições iniciais? Escolha
5 possibilidades diferentes que poderiam ser sugeridas para os dois comprarem.
Você encontrou alguma quantidade de saquinhos que não indicaria? Por quê?
ATIVIDADE 6: DESCOBRINDO OS MÚLTIPLOS E DIVISORES
6.1 Em uma escola, há 240
alunos no 7º ano, 288 no 8º ano e 120 no 9º ano. Haverá uma semana cultural, em
que todos os alunos serão distribuídos em equipes, sem que se misturem alunos
de anos diferentes. Qual será o máximo de alunos que pode haver em cada equipe nessas
condições?
6.2 No quadro a seguir, pinte em cada linha os
divisores, conforme indicado:
6.3 Faça uma análise do
quadro em relação aos números que você pintou. Registre suas observações:
6.4 Um médico receitou a um
paciente que tomasse três medicamentos. Um dos remédios deveria ser tomado de 2
em 2 horas, um outro remédio de 3 em 3 horas e o terceiro remédio de 6 em 6
horas. Suponha que o paciente tenha iniciado o tratamento tomando os três remédios
juntos; daqui a quantas horas tomará os três remédios juntos novamente?
6.5 Numa fábrica de
retalhos sobraram algumas tiras de 90 cm de comprimento e outras de 75 cm de
comprimento. O patrão deu a ordem para que o funcionário cortasse o pano em partes
iguais e de maior comprimento possível. Como ele poderá resolver essa situação?
6.6 Leia as sentenças a seguir, assinalando V
(verdadeiro) ou F (Falso) e justificando sua resposta.
a) ( ) 50 é múltiplo de 5.
b) ( ) 79 é divisível por
5.
c) ( ) 4 é divisor de 25.
d) ( ) 105 não é divisível
por 8.
e) ( ) 144 não é múltiplo
de 3.
APOSTILA
APRENDER SEMPRE, ATIVIDADE 1,2 e 3, PAGINAS 2 à 4 RESPECTIVAMANTE.
ATIVIDADE 1 – INVESTIGANDO A TÁBUA DE PITÁGORAS
1. Preencha o quadro a seguir, observando os resultados.
X
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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8
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9
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10
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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8
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9
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10
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Você consegue perceber alguns padrões? Se sim,
quais?
ATIVIDADE 2 – DESCOBRINDO MÚLTIPLOS COMUNS NO QUADRO NUMÉRCO
No quadro numérico a
seguir, pinte da cor amarela os múltiplos de 2; de vermelha de 3 e, de laranja
os múltiplos de 6.
Observando o quadro o que
“descobriu”?
ATIVIDADE 3- NÚMEROS PRIMOS- CONSTRUINDO O CRIVO DE ERATÓSTENES
a. Observe o Quadro
numérico a seguir.
1
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2
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3
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4
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6
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18
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19
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20
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21
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23
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25
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26
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27
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28
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29
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30
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31
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33
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40
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42
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43
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46
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47
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48
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49
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50
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51
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52
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53
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54
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55
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56
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57
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58
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59
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60
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61
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62
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63
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64
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65
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66
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67
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68
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69
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70
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71
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72
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73
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74
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75
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76
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77
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78
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79
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80
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81
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82
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83
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84
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85
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86
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87
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88
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89
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90
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91
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92
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93
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94
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95
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96
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97
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98
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99
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100
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b. Construa o Crivo de
Eratóstenes conforme orientações.
1. Riscar o número 1.
2. Riscar todos os
múltiplos de 2, maiores que 2.
3. Riscar todos os
múltiplos de 3, maiores que 3.
4. Riscar os múltiplos do
próximo número que não foi riscado, exceto ele próprio que será o número 5, e assim por diante.
c. Registre no quadro, a
seguir, os números que ficaram sem riscar.
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d. Observe os números do
quadro. Existe nele alguma particularidade?
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