Conteúdo/tema: Música para ouvir
e cantar
Objetivo
: Reconhecer
diferentes linguagens da música.
Habilidades:
(EF07AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes
gêneros da música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e
circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da
vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Estratégia:
Apreciação
e registro.
OLÁ
ALUNOS!!
NESSA
AULA VAMOS TRABALHAR COM MÚSICA E SENTIMENTOS!!!!
1º -PARA COMEÇAR VAMOS LER O TEXTO:
Arte e Emoção: A música como idioma dos
sentimentos.
Em tempo de
velocidade de informações, ocorre a aceleração da vida, onde as pessoas de
forma geral buscam soluções cada vez mais rápidas para suas questões
diversas.
O maior desafio é
que muitas das dificuldades de cada um, vão se formando assim como as rochas
sedimentares que vão acumulando pequenas poeiras da natureza, ou pequenos
problemas, e ao final se formam um maior equilíbrio dos sentimentos e
pensamentos, favorecendo o vislumbre de maior variedade na forma de abordar
as próprias questões e auxiliar na compreensão e dissolução das pedras.
Alguns destes
instrumentos são formas de cuidado com a própria saúde num contexto mais
amplo. Nos tempos modernos, quem não precisa controlar o stress? Fugir da
depressão? Driblar o cansaço?
A psicologia, as
artes em geral, esportes, lazer e os propriamente ditos instrumentos
musicais, nos ajudam nesse processo de harmonia, porém requerem algum tempo,
investigação e dedicação, mas em troca, ajudam a produzir harmonia interna e
a trazê-la para fora na vida, em forma de música e maior satisfação pessoal.
A música é uma
linguagem, uma forma de expressão que remonta as origens da humanidade, é
como um idioma dos sentimentos e sensações, capaz de traduzir artisticamente
ou mesmo que sem palavras o conteúdo impresso em cada alma humana.
|
2º
- DEPOIS DE LER O TEXTO VAMOS REFLETIR:
Com
certeza ouvir música faz parte do seu cotidiano, ouvimos música pelo celular,
quando assistimos um filme ,desenho animado e até uma propaganda de produto. E
cada um de nós apesar de ouvimos de tudo temos nossas preferências musicais,
estilos, gêneros, cantores preferidos, etc... E COM CERTEZA SENTIMENTOS
DIVERSOS SÃO DESPERTADOS QUANDO VOCÊ OUVE UMA MÚSICA QUE TOCA SEU
CORAÇÃO!!
3º AGORA RESPONDA AS QUESTÕES: ( copie e responda as questões em seu caderno
de arte)
1-Qual é a música que você mais tem ouvido durante
essa quarentena ?
2-Você sabe qual o gênero musical da música citada por
você ? (ex: rock, samba, funk, etc...)
3- Faça uma ficha técnica da música ( citada na
questão nº 1). Nome do cantor, quem escreveu a letra da música, ano em que foi
composta, etc...
4- Escreva a primeira estrofe da letra da música
citada por você.
Sem comentários:
Enviar um comentário