quarta-feira, 6 de maio de 2020

Ciências (04 a 08/05) - 8º A, B e C (Profª Cláudia)

Atividade de Ciências referente a aula do dia 05/05/2020
Professora: Cláudia Fortunato.

Tema da aula: Corona vírus

Objetivo (s): Contextualizar o COVID-19 (corona vírus) com as características principais e o modo de reprodução dos vírus, sua evolução e pontos principais sobre a transmissão de doenças e prevenção.

Orientações da professora:
Na aula de hoje a professora Beatriz explicou um pouco sobre vírus e também falou sobre olhar biológico do corona vírus.
Aprendemos a importância de lavar as mãos, as etiquetas respiratórias (forma correta de tossir e espirrar), o que é o achatamento da curva e sua necessidade para evitar o colapso no sistema de saúde.
Foi falado sobre a finalidade de mantermos o isolamento para nos proteger, proteger a família, diminuir as pessoas nas ruas, evitando a propagação da doença.
Vamos relembrar o conteúdo sobre Vírus.

Os Vírus
Os vírus são organismos pequenos e bastante simples que são considerados seres vivos por alguns autores e não vivos por outros. Para se ter ideia da dimensão desses organismos, o menor vírus de que se tem registro possui apenas 20 nm de diâmetro. Os vírus são conhecidos, principalmente, por causarem várias doenças e serem considerados parasitas intracelulares obrigatórios.

Estrutura dos vírus

Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos


O capsídio é formado por lipídios, proteínas e carboidratos.


Os vírus são seres vivos?
Os vírus são organismos acelulares e, apesar de não possuírem célula, são extremamente dependentes dessas estruturas, uma vez que não possuem metabolismo próprio e não apresentam nenhuma organela. Ao parasitarem uma célula, eles induzem a produção de material genético viral e proteínas, controlando o metabolismo celular. Como não possuem metabolismo fora de uma célula, muitos autores não admitem que eles sejam considerados seres vivos.


Mapa Mental

Agora, responda!
1- Sobre os vírus, é correta a afirmação:
a) Todos os vírus têm DNA na sua constituição.
b) Os vírus diferem dos seres vivos por serem acelulares.
c) Não necessitam de outros organismos para sua reprodução.
d) É considerado um ser unicelular.

2- Com relação ao modo de transmissão de algumas doenças virais correlacione as colunas abaixo:
I. Sarampo                   ( ) Picada de inseto
II. Poliomielite             ( ) Mordedura, lambedura ou arranhadura por animal infectado.
III. Raiva                       ( ) Contato direto, pelo ar, com pessoas doentes
IV. Febre amarela       ( ) Contaminação por via digestiva
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) I, II, III e IV                                                         b) IV, III, I e II      
 c) IV, I, II e III                                                        d) I, IV, III e II

3- Pesquisadores têm procurado isolar o vírus da gripe espanhola que, em 1918, matou mais de 20 milhões de pessoas. O trabalho está sendo realizado em um cemitério de Spitzberg, numa ilha da Noruega, a pouco mais de um quilômetro do Polo Norte. O conhecimento desse vírus é um caminho importante para o desenvolvimento de métodos de prevenção para novos casos de epidemias viróticas.
Estamos vivendo um período de Pandemia e após esse período devemos repensar os impactos das doenças virais na população.
A partir dos seus conhecimentos sobre a Pandemia do Corona Vírus, responda:

1-   O corona vírus é um vírus novo?
2-   Quais doenças respiratórias o corona vírus pode causar?
3-   Como está a situação epidemiológica no Brasil?
4-   Quais cuidados com a higiene evita contágio
5-   Você acredita que a vida das pessoas serão a mesma após essa pandemia? O que vai mudar nos hábitos de cada indivíduo?


O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios. (Michel de Montaigne)

Sem comentários:

Enviar um comentário