terça-feira, 12 de maio de 2020

História (11 a 15/05) - 8º B (Prof. Marcio G. Soares Junior)


Conteúdo/Tema: Revolução Francesa e seus desdobramentos

Objetivo (s): Identificar as características do período iluminista que influenciaram na Revolução Francesa;
Habilidade (s): Identificar e relacionar os processos da revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo;
Estratégia: Leitura e análise de textos que dialogam com o presente;

E-mail p/ envio das atividades: profmarcioativ@gmail.com

Introdução:
Dando continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo).
Leiam com atenção os textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anotem os trechos que julgarem mais importantes
Texto 01:
Influência das ideias iluministas na Revolução Francesa
A sociedade francesa antes da Revolução:
          A Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, é o evento que, segundo alguns autores, inaugura a chamada Idade Contemporânea. Os historiadores do século XIX, que fizeram a linha divisória da História, imputaram a este acontecimento o caráter de marco divisor entre a Idade Moderna e a Contemporânea, por conta da radicalização política que o caracterizou.


Ápice da experiência das ideias iluministas:

·    Direitos Universais – que independiam do nascimento do indivíduo;
·    Burguesia;
·    Pensamento Antropológico (que coloca o homem no centro no universo);
·    Possibilidade de ascensão social;
·    Liberdade, igualdade e fraternidade;
·    Liberdade política, econômica e publica;

        Antigo Regime                                            Idade Contemporânea
Liberdade de expressão
Sociedade Estamental – sem possibilidade de ascensão
Liberdade Econômica
Poder centralizado nas mãos do Estado
Liberdade Politica
Absolutismo: um rei absoluto
Ascensão social
Escravidão
Participação de manifestações
Igreja com muito poder
        

Dentro da estrutura do Estado Absolutista, havia três diferentes estados nos quais a população se enquadrava: o primeiro estado era representado pelos bispos do Alto Clero; o segundo estado tinha como representantes a nobreza, ou a aristocracia francesa – que desempenhava funções militares (nobreza de espada) ou funções jurídicas (nobreza de toga); o terceiro estado, por sua vez, era representado pela burguesia, que se dividia entre membros do Baixo Clero, comerciantes, banqueiros, empresários, trabalhadores urbanos, e os camponeses, totalizando cerca de 97% da população.


A burguesia, que liderava o terceiro estado, propôs em 10 de junho uma Assembleia Nacional, isto é, uma assembleia para se formular uma nova constituição para a França. Essa proposta não obteve resposta por parte do rei, da nobreza e do Alto Clero. Em 17 de junho, burgueses, trabalhadores e demais membros do terceiro estado se declararam em reunião para formulação de uma constituição, mesmo sem a resposta do primeiro e do segundo estado. Ao mesmo tempo, começava um levante popular em Paris e outro entre os camponeses. A Revolução se iniciou.
Em 14 de julho de 1789, a massa de populares tomou a Bastilha, a prisão que era símbolo do Antigo Regime e, em 4 de agosto, a Assembleia Nacional instituiu uma série de decretos que, dentre outras coisas, cortava os privilégios da nobreza, como a isenção de impostos e o monopólio sobre terras cultiváveis. A Assembleia institui a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, que reivindicava a condição de cidadãos aos franceses e não mais de súditos do rei.

Atividades:
01-    Identifique 4 mudanças que ocorreram na passagem do Antigo Regime para a Idade Contemporânea.

02-    Pontue 3 ideias iluministas que influenciaram na Revolução Francesa.


03-    De acordo com a pirâmide social francesa do século XVIII, quais eram as classes sociais que constituíam o primeiro, o segundo e o terceiro estado?

04-    Com base na imagem abaixo explique a relação entre os três estados. 

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