Conteúdo/Tema: Revolução
Francesa e seus desdobramentos
Objetivo
(s):
Identificar as características do período iluminista que influenciaram na
Revolução Francesa;
Habilidade
(s):
Identificar e relacionar os processos da revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo;
Estratégia:
Leitura e análise de textos que dialogam com o presente;
E-mail p/ envio das atividades:
profmarcioativ@gmail.com
Introdução:
Dando
continuidade nas atividades, utilizaremos como base a aula que foi ministrada
online pela plataforma CMSP (Centro de Mídias de São Paulo).
Leiam
com atenção os textos, e para facilitar a resolução dos exercícios anotem os
trechos que julgarem mais importantes
Texto
01:
Influência
das ideias iluministas na Revolução Francesa
A sociedade francesa antes da
Revolução:
A
Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, é o evento que, segundo alguns autores,
inaugura a chamada Idade Contemporânea. Os historiadores do século XIX, que
fizeram a linha divisória da História, imputaram a este acontecimento o caráter
de marco divisor entre a Idade Moderna e a Contemporânea, por conta da
radicalização política que o caracterizou.
Ápice
da experiência das ideias iluministas:
· Direitos
Universais – que independiam do nascimento do indivíduo;
· Burguesia;
· Pensamento
Antropológico (que coloca o homem no centro no universo);
· Possibilidade
de ascensão social;
· Liberdade,
igualdade e fraternidade;
· Liberdade
política, econômica e publica;
Antigo
Regime Idade Contemporânea
Liberdade de expressão
|
Sociedade Estamental – sem possibilidade
de ascensão
|
Liberdade Econômica
|
Poder centralizado nas mãos do Estado
|
Liberdade Politica
|
Absolutismo: um rei absoluto
|
Ascensão social
|
Escravidão
|
Participação de manifestações
|
Igreja com muito poder
|
A
burguesia, que liderava o terceiro estado, propôs em 10 de junho uma Assembleia
Nacional, isto é, uma assembleia para se formular uma nova constituição para a
França. Essa proposta não obteve resposta por parte do rei, da nobreza e do
Alto Clero. Em 17 de junho, burgueses, trabalhadores e demais membros do
terceiro estado se declararam em reunião para formulação de uma constituição,
mesmo sem a resposta do primeiro e do segundo estado. Ao mesmo tempo, começava um
levante popular em Paris e outro entre os camponeses. A Revolução se iniciou.
Em
14 de julho de 1789, a massa de populares tomou a Bastilha, a prisão que era
símbolo do Antigo Regime e, em 4 de agosto, a Assembleia Nacional instituiu uma
série de decretos que, dentre outras coisas, cortava os privilégios da nobreza,
como a isenção de impostos e o monopólio sobre terras cultiváveis. A Assembleia
institui a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, que reivindicava a
condição de cidadãos aos franceses e não mais de súditos do rei.
Atividades:
01- Identifique 4 mudanças que ocorreram na
passagem do Antigo Regime para a Idade Contemporânea.
02- Pontue 3 ideias iluministas que influenciaram
na Revolução Francesa.
03- De acordo com a pirâmide social francesa do século
XVIII, quais eram as classes sociais que constituíam o primeiro, o segundo e o
terceiro estado?
04-
Com base na imagem abaixo explique a relação
entre os três estados.
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