terça-feira, 12 de maio de 2020

Ciências - 6º A, B e C - Devolutiva: Observando a formação da ferrugem (Profª Vera Lúcia G. Alves)

Oi 6º Anos! 

Lembram da atividade investigativa da semana passada?  

Observando a formação da ferrugem - Postada no blog em 05/05/2020.

Agora vamos ver se vocês chegaram no objetivo esperado???

E só conferir logo abaixo:


DEVOLUTIVA DA ATIVIDADE

Na aula do dia 12/05, a professora Sandra explicou o que é uma transformação química. No vídeo apresentado, foi explicada a diferença entre transformação física e transformação química. Esse assunto também foi explanado em sala de aula, na ATIVIDADE INVESTIGATIVA: “OBSERVANDO A FORMAÇÃO DA FERRUGEM”; nas de: APROFUNDANDO CONHECIMENTOS e AMPLIANDO O QUE JÁ SABEMOS, realizadas no recesso.

            Então vamos fazer a devolutiva da ATIVIDADE INVESTIGATIVA: “OBSERVANDO A FORMAÇÃO DA FERRUGEM”
       
Copo
Observações


Antes
Depois
1
Parafuso untado com óleo
Não mudou, continuou igual.
2
Algodão úmido
O algodão ficou seco, a água evaporou.
3
Água e parafuso
A água evaporou e o parafuso começou a enferrujar.
4 Adaptado de Instituto Ayrton Senna. Orientação para Planos de Aula-Ciências. Educação Integral em Tempo Parcial para o Ensino Fundamental Anos Finais, 2018.

INTERPRETANDO OS RESULTADOS
A partir dos registros de sua observação, registre suas conclusões no quadro abaixo:

Copo
Houve transformação?
Qual? (ou quais?)
Quais são as evidências de que houve transformação?
1
Não
-------------------------
--------------------------------
2
Sim
Transformação física.
Evaporação da água, mudança do estado físico da água (líquido para vapor).
3
Sim
Transformação física (água) e transformação química (parafuso enferrujado).
Transformação física: evaporação da água.
Transformação química: mudança de cor, de cheiro e a formação de outra substância, a ferrugem.

Observação:
O prego untado com óleo não apresenta ferrugem ao final porque o óleo funcionou como um isolante, não deixando que o oxidante (ar) entrasse em contato com o material oxidável (prego).
O prego colocado no copo com água se enferrujou, uma vez que o oxigênio do ar juntamente com a água, tratou de oxidar este material.

Fonte: Atividade adaptada do Caderno do Aluno de Ciências- p. 16-17.
Fazendo os registros, nós concluímos esse conteúdo.

Bom estudo! Professora Vera Lúcia.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário