Lembram da atividade investigativa da semana passada?
Observando a formação da ferrugem - Postada no blog em 05/05/2020.
Agora vamos ver se vocês chegaram no objetivo esperado???
E só conferir logo abaixo:
DEVOLUTIVA DA ATIVIDADE
Na aula do dia 12/05, a professora Sandra explicou o
que é uma transformação química. No vídeo apresentado, foi explicada a
diferença entre transformação física e transformação química. Esse assunto
também foi explanado em sala de aula, na ATIVIDADE INVESTIGATIVA: “OBSERVANDO A FORMAÇÃO DA FERRUGEM”; nas de:
APROFUNDANDO CONHECIMENTOS e AMPLIANDO
O QUE JÁ SABEMOS, realizadas no
recesso.
Então
vamos fazer a devolutiva da ATIVIDADE INVESTIGATIVA: “OBSERVANDO A FORMAÇÃO DA
FERRUGEM”
Copo
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Observações
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Antes
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Depois
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1
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Parafuso untado com óleo
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Não
mudou, continuou igual.
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2
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Algodão úmido
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O
algodão ficou seco, a água evaporou.
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3
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Água e parafuso
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A
água evaporou e o parafuso começou a enferrujar.
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4
Adaptado de Instituto Ayrton Senna. Orientação para Planos de Aula-Ciências.
Educação Integral em Tempo Parcial para o Ensino Fundamental Anos Finais, 2018.
INTERPRETANDO OS RESULTADOS
A partir dos registros de sua observação,
registre suas conclusões no quadro abaixo:
Copo
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Houve transformação?
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Qual? (ou quais?)
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Quais são as evidências de que houve transformação?
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1
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Não
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-------------------------
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--------------------------------
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2
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Sim
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Transformação
física.
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Evaporação
da água, mudança do estado físico da água (líquido para vapor).
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3
|
Sim
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Transformação
física (água) e transformação química (parafuso enferrujado).
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Transformação
física: evaporação da água.
Transformação
química: mudança de cor, de cheiro e a formação de outra substância, a
ferrugem.
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Observação:
O prego untado com óleo não apresenta ferrugem ao final porque
o óleo funcionou como um isolante, não deixando que o oxidante (ar) entrasse em
contato com o material oxidável (prego).
O prego colocado no copo com água se enferrujou, uma vez que
o oxigênio do ar juntamente com a água, tratou de oxidar este material.
Fonte: Atividade adaptada
do Caderno do Aluno de Ciências- p. 16-17.
Fazendo os
registros, nós concluímos esse conteúdo.
Bom estudo!
Professora Vera Lúcia.
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