Conteúdo/tema: Música para a vida
Objetivo:
Expressar
sentimentos e emoções através da linguagem da música.
Habilidades:
Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes
gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de
produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e
ética.
Estratégia:
Pesquisa,
apreciação e registro.
OLÁ
ALUNOS!!
NESSA
AULA VAMOS TRABALHAR COM MÚSICA E SENTIMENTOS!!!!
1º -PARA COMEÇAR VAMOS LER O TEXTO:
Arte e Emoção: A música como idioma dos sentimentos.
Em
tempo de velocidade de informações, ocorre a aceleração da vida, onde as
pessoas de forma geral buscam soluções cada vez mais rápidas para suas
questões diversas.
O
maior desafio é que muitas das dificuldades de cada um, vão se formando assim
como as rochas sedimentares que vão acumulando pequenas poeiras da natureza,
ou pequenos problemas, e ao final se formam um maior equilíbrio dos
sentimentos e pensamentos, favorecendo o vislumbre de maior variedade na
forma de abordar as próprias questões e auxiliar na compreensão e dissolução
das pedras.
Alguns
destes instrumentos são formas de cuidado com a própria saúde num contexto
mais amplo. Nos tempos modernos, quem não precisa controlar o stress? Fugir
da depressão? Driblar o cansaço?
A
psicologia, as artes em geral, esportes, lazer e os propriamente ditos
instrumentos musicais, nos ajudam nesse processo de harmonia, porém requerem
algum tempo, investigação e dedicação, mas em troca, ajudam a produzir
harmonia interna e a trazê-la para fora na vida, em forma de música e maior
satisfação pessoal.
A
música é uma linguagem, uma forma de expressão que remonta as origens da
humanidade, é como um idioma dos sentimentos e sensações, capaz de traduzir
artisticamente ou mesmo que sem palavras o conteúdo impresso em cada alma
humana.
|
2º
- DEPOIS DE LER O TEXTO VAMOS REFLETIR:
Com
certeza ouvir música faz parte do seu cotidiano, ouvimos música pelo celular,
quando assistimos um filme ,desenho animado e até uma propaganda de produto. E
cada um de nós apesar de ouvimos de tudo temos nossas preferências musicais,
estilos, gêneros, cantores preferidos, etc... E COM CERTEZA SENTIMENTOS DIVERSOS SÃO DESPERTADOS QUANDO VOCÊ OUVE UMA
MÚSICA QUE TOCA SEU CORAÇÃO!!
3º AGORA RESPONDA AS QUESTÕES: (copie e responda as
questões em seu caderno de arte).
1-Qual é a música que você mais tem ouvido durante
essa quarentena ?
2-Você sabe qual o gênero musical da música citada por
você ? (ex: rock, samba, funk, etc...)
3- Faça uma ficha técnica da música ( citada na
questão nº 1). Nome do cantor, quem escreveu a letra da música, ano em que foi
composta, etc...
4- Escreva a primeira estrofe da letra da música
citada por você.
Sem comentários:
Enviar um comentário